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Na edição anterior, apresentamos a unidade de sensores do sistema de injeção eletrônica do scooter Lead e, neste número, vamos explicar o funcionamento do IACV (Idle Air Control Valve), válvula de controle do ar admitido, conhecido como motor de passo. Tambémvamos apresentar alguns diagnósticos e as principais dicas.
Na Lead, a regulagem da marcha lenta é automática e os ajustes necessários são comandados pela central eletrônica o ECM. O ajuste é preciso e a rotação é equilibrada; não há oscilação. Quando o Scooter estiver com o motor frio, a rotação irá elevar-se sistematicamente e, após atingir a temperatura normal de uso, a rotação cairá para o valor estabelecido pelo fabricante, assegurando baixo consumo de combustível e menor índice de emissões.
Atualmente nem todas as motocicletas, motonetas e scooters equipadas com injeção eletrônica possuem o atuador de marcha lenta (motor de passo). Os sistemas mais básicos necessitam que o reparador efetue o ajuste manual da rotação. Nos mecanismos mais comuns, as regulagens são efetuadas pela alteração do ângulo da(s) borboleta(s), técnica semelhante à do carburador. Existe também o procedimento de ajuste de um parafuso de regulagens de entrada de ar no corpo de aceleração.
Fique atento: a rotação de marcha lenta mal ajustada pode ser motivo de reprovação na inspeção veicular de emissões na cidade de São Paulo.
Localização e funcionamento
O IACV está localizado no corpo de borboleta de aceleração instalada em um dos dutos tipo by pass. O mecanismo é responsável em fornecer suprimento de ar necessário para a marcha lenta do motor. O princípio de funcionamento do IACV baseia-se na energização de suas bobinas, que obedece uma sequência pré-determinada.
O controle de rotação de marcha lenta é dado pelo deslocamento de um êmbolo deslizante controlado eletricamente. Os movimentos para frente e para trás são determinados pelo ECM, o módulo eletrônico fornece tensão ao atuador.
Avaliação do Motor de Passo com o auxílio de um multímetro
1. Inspeção da resistência na IACV
Obs.: testar com a ignição desligada
Medir a resistência nos terminais do conector da IACV
Conexão:
A-D
B-C
Padrão: 110 a 150 ? (20 ºC)
Se os valores correspondentes a resistência estiverem diferentes do especificado, substituir a peça.
2. Inspeção de curto-circuito no conector da IACV
Verificar a continuidade nos terminais
Conexão:
A-B
C-D
Padrão: Não deve haver continuidade
Caso haja continuidade, substituir o componente.