Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Motocicleta bicombustível é mais sensível e sofre em dias frios

Motocicleta bicombustível é mais sensível e sofre em dias frios

Mesmo com toda tecnologia embarcada as motocicletas  “Flex” ou “Mix” também podem ter complicações e apresentar  dificuldades na partida durante o inverno

Paulo José de Sousa
10 de setembro de 2013

Quando o motor não pega ou demora muito para funcionar em dias frios pode ser um indicador de descuidos na manutenção, por isso é conveniente ver a quanto tempo a motocicleta não vai a uma oficina fazer uma manutenção preventiva.

As motocicletas Flex não contam com reservatório adicional para a gasolina  como os automóveis que são equipados com o dispositivo que facilita a partida a frio,  na moto o sistema é mais simples, a  mistura dos combustíveis é feita diretamente no  tanque, cerca de 20% de gasolina adicionada ao álcool, esta aí a explicação para o nome “Mix” que foi o primeiro nome de batismo da CG 150 bicombustível,  posteriormente ela teve mudanças e passou a ser chamada de “Flex” .

Um descuido básico que prejudica o usuário em dias frios é quando o percentual  de gasolina no álcool està abaixo do recomendado ou é nulo, o fabricante da motocicleta informa que quando a temperatura ambiente estiver 15°C ou menos poderá haver dificuldades na partida, em dias quentes o problema não ocorre, está aí a razão para o descuido, a temperatura ambiente despenca e a moto não quer pegar. É importante saber que a quantidade correta de gasolina adicionada ao álcool  irá assegurar uma  partida rápida em qualquer condição de temperatura ambiente do país. É bom lembrar que os combustíveis devem ser novos e de boa qualidade, do contrário a regra é quebrada e a moto irá apresentar uma série de dificuldades na partida, funcionamento, marcha lenta ou não irá funcionar. Alguns componentes  podem ter danos causados pelo combustível inadequado, ex.: válvulas, sensor de oxigênio, catalisador e etc...

No painel da motocicleta ”Mix”  há um conjunto de lâmpadas que tem o objetivo de diagnosticar, orientar e alertar  o usuário da motocicleta quanto ao combustível utilizado e a necessidade de colocar mais gasolina no álcool, ou seja,  uma luz “Mix” e uma “ALC”, já na versão “Flex” há somente uma lâmpada “ALC”.

No sistema PGM-FI há sempre uma estratégia de funcionamento da injeção eletrônica e ignição para cada combustível que está sendo queimado na câmara de combustão do motor, independente do percentual de mistura álcool e gasolina ou se os combustíveis estão individualmente no tanque, porém ao abastecer a motocicleta será necessário um tempo para que a módulo de injeção eletrônica ECM receba esta informação, a peça responsável em identificar o combustível ou a mistura de ambos é o sensor de oxigênio, (o componente foi estudado nas duas últimas edições do jornal).

O sensor analisa os gases no escapamento e informa ao módulo eletrônico qual combustível ou proporção de mistura está no tanque, assim as estratégias serão definidas  dentro de um programa determinado  para aquele combustível  e o funcionamento do motor seja otimizado, garantindo melhor potência, menor índice de  emissões,  maior autonomia  e economia no bolso.

Fique atento! De acordo com o manual de proprietário, quando houver uma pane seca, ou seja, acabar o combustível do tanque é necessário abastecê-lo com no mínimo 1 litro de gasolina e 1 litro de etanol (álcool) (50% / 50%) antes da partida do motor.

Outro ponto importante é na troca de combustível, se a motocicleta está abastecida somente com gasolina e houver necessidade de abastecer com álcool ou ao contrário, a moto está com álcool e for abastecida com gasolina, os dois exemplos requerem  uma utilização da motocicleta por alguns quilômetros após o abastecimento, para que o combustível seja reconhecido e o sistema PGM-FI faça a reprogramação na ECM, só assim as próximas partidas serão facilitadas,  se a motocicleta for estacionada imediatamente após o abastecimento e não der tempo do sistema reconhecer o novo combustível ou percentual da mistura, poderá ocorrer problemas na partida no dia seguinte.

Descrição do sistema
Programas do sistema “Mix” - O módulo eletrônico (ECM) possui programa exclusivo que prevê a utilização dos combustíveis e comanda o tempo de injeção  e ignição em função   das  combinações de gasolina e álcool, são quatro condições: somente gasolina, somente álcool, mais álcool que gasolina ou mais gasolina que álcool na mistura.

Algumas causas de dificuldades na partida do motor

  1. A bateria é sensível a baixas temperaturas, por isso a tensão e a condição da peça são fundamentais para o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônica;
  2. A vela de ignição quando está desgastada pode dificultar a partida do motor;
  3. Injetor obstruído também interfere na partida;
  4. Entupimento  nas passagens de ar do corpo de borboleta;
  5. Motor de passo ( IACV) com mau funcionamento;
  6. Quando  sensor de oxigênio está inoperante não há como o sistema reconhecer o combustível que está sendo queimado, portanto não há programação ou reprogramação adequada ao funcionamento;
  7. As lâmpadas “ALC” “Mix” podem estar queimadas, por isso não há informação de padrão de combustível e nenhuma  advertência;
  8. Falhas nas conexões elétricas  também interferem no funcionamento das lâmpadas “ALC” “Mix”.

Recomendações para rodar bem com a motocicleta Flex  em dias frios

  • Abastecer com combustível de boa qualidade, não esquecendo de adicionar gasolina no álcool no mínimo 20%;
  • Manter as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante sempre em dia;
  • Não deixar a motocicleta sem funcionar por longos períodos;
  • Manter a bateria com a carga sempre completa.


Motocicletas  “Mix”
Padrão de funcionamento das luzes de alerta “ALC” e “MIX” indicadoras de mistura gasolina álcool.

Condições:
Nenhuma luz acesa:   boa  quantidade de gasolina no tanque, a partida será fácil  em qualquer condição de temperatura.
Luz “Mix” acesa: indica que há mais álcool que gasolina no reservatório, mas a quantidade é suficiente para garantir que a partida será normal em qualquer temperatura.
Luz “Alc” acesa: grande quantidade de  álcool no tanque, o volume de gasolina está abaixo do recomendado para assegurar a partida a frio.
Luz “Alc” piscando: predominância de álcool no tanque associada à baixa temperatura (abaixo de 15ºC), provavelmente o motor não irá funcionar.
Motocicleta Titan 150  Flex: Informações compartilhadas do manual de proprietário
Indicador ALC
Este indicador está integrado ao painel de instrumentos da motocicleta. Ao ligar a chave de ignição, a luz se acenderá por alguns segundos. Esse procedimento serve para certificar-se de que o sistema está funcionando corretamente.

Após alguns instantes, o indicador se apagará para em seguida indicar a proporção aproximada de etanol (álcool) presente no tanque.

Combustível e Abastecimento: utilizar combustível comum, sendo muito importante que seja de ótima qualidade. Não utilize combustível diferente de gasolina e etanol (álcool), pois podem ocorrer danos aos componentes do 

Padrão de funcionamento da luz de  “ALC”.

Condições:
Luz “ALC” apagada:  indica  boa  quantidade de gasolina no tanque, a partida a frio será fácil  em qualquer condição de temperatura.
Luz “ALC” acesa: Indica que há mais álcool que gasolina no reservatório, mas a quantidade é suficiente para garantir que a partida será normal para temperaturas superiores a 16ºC.
Luz “ALC” piscando: Predominância de álcool no tanque associada à baixa temperatura (abaixo de 15ºC), provavelmente o motor não irá funcionar, coloque gasolina no tanque.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento