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Motocicleta bicombustível é mais sensível e sofre em dias frios


Mesmo com toda tecnologia embarcada as motocicletas  “Flex” ou “Mix” também podem ter complicações e apresentar  dificuldades na partida durante o inverno

Por: Paulo José de Sousa - 10 de setembro de 2013

Quando o motor não pega ou demora muito para funcionar em dias frios pode ser um indicador de descuidos na manutenção, por isso é conveniente ver a quanto tempo a motocicleta não vai a uma oficina fazer uma manutenção preventiva.

As motocicletas Flex não contam com reservatório adicional para a gasolina  como os automóveis que são equipados com o dispositivo que facilita a partida a frio,  na moto o sistema é mais simples, a  mistura dos combustíveis é feita diretamente no  tanque, cerca de 20% de gasolina adicionada ao álcool, esta aí a explicação para o nome “Mix” que foi o primeiro nome de batismo da CG 150 bicombustível,  posteriormente ela teve mudanças e passou a ser chamada de “Flex” .

Um descuido básico que prejudica o usuário em dias frios é quando o percentual  de gasolina no álcool està abaixo do recomendado ou é nulo, o fabricante da motocicleta informa que quando a temperatura ambiente estiver 15°C ou menos poderá haver dificuldades na partida, em dias quentes o problema não ocorre, está aí a razão para o descuido, a temperatura ambiente despenca e a moto não quer pegar. É importante saber que a quantidade correta de gasolina adicionada ao álcool  irá assegurar uma  partida rápida em qualquer condição de temperatura ambiente do país. É bom lembrar que os combustíveis devem ser novos e de boa qualidade, do contrário a regra é quebrada e a moto irá apresentar uma série de dificuldades na partida, funcionamento, marcha lenta ou não irá funcionar. Alguns componentes  podem ter danos causados pelo combustível inadequado, ex.: válvulas, sensor de oxigênio, catalisador e etc...

No painel da motocicleta ”Mix”  há um conjunto de lâmpadas que tem o objetivo de diagnosticar, orientar e alertar  o usuário da motocicleta quanto ao combustível utilizado e a necessidade de colocar mais gasolina no álcool, ou seja,  uma luz “Mix” e uma “ALC”, já na versão “Flex” há somente uma lâmpada “ALC”.

No sistema PGM-FI há sempre uma estratégia de funcionamento da injeção eletrônica e ignição para cada combustível que está sendo queimado na câmara de combustão do motor, independente do percentual de mistura álcool e gasolina ou se os combustíveis estão individualmente no tanque, porém ao abastecer a motocicleta será necessário um tempo para que a módulo de injeção eletrônica ECM receba esta informação, a peça responsável em identificar o combustível ou a mistura de ambos é o sensor de oxigênio, (o componente foi estudado nas duas últimas edições do jornal).

O sensor analisa os gases no escapamento e informa ao módulo eletrônico qual combustível ou proporção de mistura está no tanque, assim as estratégias serão definidas  dentro de um programa determinado  para aquele combustível  e o funcionamento do motor seja otimizado, garantindo melhor potência, menor índice de  emissões,  maior autonomia  e economia no bolso.

Fique atento! De acordo com o manual de proprietário, quando houver uma pane seca, ou seja, acabar o combustível do tanque é necessário abastecê-lo com no mínimo 1 litro de gasolina e 1 litro de etanol (álcool) (50% / 50%) antes da partida do motor.

Outro ponto importante é na troca de combustível, se a motocicleta está abastecida somente com gasolina e houver necessidade de abastecer com álcool ou ao contrário, a moto está com álcool e for abastecida com gasolina, os dois exemplos requerem  uma utilização da motocicleta por alguns quilômetros após o abastecimento, para que o combustível seja reconhecido e o sistema PGM-FI faça a reprogramação na ECM, só assim as próximas partidas serão facilitadas,  se a motocicleta for estacionada imediatamente após o abastecimento e não der tempo do sistema reconhecer o novo combustível ou percentual da mistura, poderá ocorrer problemas na partida no dia seguinte.

Descrição do sistema
Programas do sistema “Mix” - O módulo eletrônico (ECM) possui programa exclusivo que prevê a utilização dos combustíveis e comanda o tempo de injeção  e ignição em função   das  combinações de gasolina e álcool, são quatro condições: somente gasolina, somente álcool, mais álcool que gasolina ou mais gasolina que álcool na mistura.

Algumas causas de dificuldades na partida do motor

  1. A bateria é sensível a baixas temperaturas, por isso a tensão e a condição da peça são fundamentais para o bom funcionamento do sistema de injeção eletrônica;
  2. A vela de ignição quando está desgastada pode dificultar a partida do motor;
  3. Injetor obstruído também interfere na partida;
  4. Entupimento  nas passagens de ar do corpo de borboleta;
  5. Motor de passo ( IACV) com mau funcionamento;
  6. Quando  sensor de oxigênio está inoperante não há como o sistema reconhecer o combustível que está sendo queimado, portanto não há programação ou reprogramação adequada ao funcionamento;
  7. As lâmpadas “ALC” “Mix” podem estar queimadas, por isso não há informação de padrão de combustível e nenhuma  advertência;
  8. Falhas nas conexões elétricas  também interferem no funcionamento das lâmpadas “ALC” “Mix”.

Recomendações para rodar bem com a motocicleta Flex  em dias frios

  • Abastecer com combustível de boa qualidade, não esquecendo de adicionar gasolina no álcool no mínimo 20%;
  • Manter as revisões periódicas recomendadas pelo fabricante sempre em dia;
  • Não deixar a motocicleta sem funcionar por longos períodos;
  • Manter a bateria com a carga sempre completa.


Motocicletas  “Mix”
Padrão de funcionamento das luzes de alerta “ALC” e “MIX” indicadoras de mistura gasolina álcool.

Condições:
Nenhuma luz acesa:   boa  quantidade de gasolina no tanque, a partida será fácil  em qualquer condição de temperatura.
Luz “Mix” acesa: indica que há mais álcool que gasolina no reservatório, mas a quantidade é suficiente para garantir que a partida será normal em qualquer temperatura.
Luz “Alc” acesa: grande quantidade de  álcool no tanque, o volume de gasolina está abaixo do recomendado para assegurar a partida a frio.
Luz “Alc” piscando: predominância de álcool no tanque associada à baixa temperatura (abaixo de 15ºC), provavelmente o motor não irá funcionar.
Motocicleta Titan 150  Flex: Informações compartilhadas do manual de proprietário
Indicador ALC
Este indicador está integrado ao painel de instrumentos da motocicleta. Ao ligar a chave de ignição, a luz se acenderá por alguns segundos. Esse procedimento serve para certificar-se de que o sistema está funcionando corretamente.

Após alguns instantes, o indicador se apagará para em seguida indicar a proporção aproximada de etanol (álcool) presente no tanque.

Combustível e Abastecimento: utilizar combustível comum, sendo muito importante que seja de ótima qualidade. Não utilize combustível diferente de gasolina e etanol (álcool), pois podem ocorrer danos aos componentes do 

Padrão de funcionamento da luz de  “ALC”.

Condições:
Luz “ALC” apagada:  indica  boa  quantidade de gasolina no tanque, a partida a frio será fácil  em qualquer condição de temperatura.
Luz “ALC” acesa: Indica que há mais álcool que gasolina no reservatório, mas a quantidade é suficiente para garantir que a partida será normal para temperaturas superiores a 16ºC.
Luz “ALC” piscando: Predominância de álcool no tanque associada à baixa temperatura (abaixo de 15ºC), provavelmente o motor não irá funcionar, coloque gasolina no tanque.