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Injeção eletrônica: há quem acredite que a culpa das falhas é sempre é do bico injetor


Nesta matéria, vamos explicar como funciona este componente, suas características e identificar quando este realmente está apresentando uma falha no sistema de injeção das motocicletas atuais. Acompanhe!

Por: Paulo José de Sousa - 14 de julho de 2014

Toda tecnologia tem seu grau de complexidade, mas aos poucos vamos compreendendo os mecanismos e desvendando os mistérios da injeção eletrônica e os diagnósticos acabam ficando mais simples, porém não podemos correr o risco de achar que detectar a causa será sempre fácil.

Por isso nesta matéria vamos dar algumas dicas relacionadas ao injetor de combustível para que o reparador não pense que o defeito esta sempre no bico.

CARACTERÍSTICAS 
O injetor faz parte do sistema de alimentação das motocicletas, ele  controla o volume de combustível que alimenta o motor, está localizado no corpo de borboleta de aceleração ou um pouco mais à frente , o atuador  também é conhecido como bico injetor, o componente  é constituído por  uma válvula solenóide cujo núcleo é composto por uma agulha com uma esfera na ponta que se movimenta, quando recebe um pulso elétrico proveniente do ECM/ECU, liberando o combustível para o motor, e permanece aberto durante uma fração de segundos - que é medida em milisegundos -  após o término da pulsação, volta ao seu estado inicial. Em outras palavras, ele fecha, e nesta condição não deve passar nenhum combustível para o motor.

Se o bico injetor não conseguir controlar o fluxo de combustível, a razão da mistura de ar/combustível estará comprometida, ocasionando um mau funcionamento do motor.

O combustível é injetado sob alta pressão no motor através dos pequenos furos na extremidade do bico injetor que pode ter um, dois quatro ou até doze orifícios. A quantidade e o diâmetro dos furos influenciam na  atomização e no volume de combustível.

A qualidade da queima do combustível e a quantidade de emissões de poluentes dependem também da condição do injetor.

Fisicamente, o bico injetor da motocicleta é semelhante ao do automóvel, mas tem suas peculiaridades e deve atender a alguns quesitos que são exclusivos das motocicletas.

O atuador  deve injetar uma pequena e precisa quantidade de combustível em marcha lenta + ou - 1.350 rpm e por volta dos 10 mil RPM a quantidade injetada deve ser proporcional ao rpm para assegurar  desempenho e economia de combustível.

Cada motocicleta possui uma característica na injeção eletrônica, basicamente o cálculo do volume de combustível injetado, momento da injeção e a duração são tarefas da central eletrônica.O tempo de pulsação mínima é diferente entre a variedade de  motocicletas, e varia em torno dos 1,2m/s ~ 1,8 m/s.  Qualquer pane no bico injetor pode alterar o funcionamento do motor, provocar a sua parada e até uma possível  quebra, por isso para um funcionamento preciso da motocicleta em qualquer rotação do motor é necessária uma quantidade estável de combustível, algo que não acontece quando o bico injetor está travado aberto, ou parcialmente fechado, ou obstruído e nesta situação os elementos causadores estão associados a diversas causas  ou até ao uso de combustível inadequado.

Durante a manutenção, o reparador deve estar atento e sempre substituir o anéis de vedação do injetor para que não haja queda de pressão na linha de combustível, baixo desempenho do veículo, vazamentos, ou até um possível incêndio.

SINTOMAS
Os sintomas que podem indicar alguma pane no injetor de combustível são consumo excessivo de combustível, aquecimento do motor acima do normal, dificuldade na partida, funcionamento irregular  em baixa, média ou alta rotação, hesitações ao acelerar, mistura pobre, mistura rica, pressão baixa na linha de combustível.

A pane no injetor pode ser elétrica ou mecânica. Em caso de falhas elétricas, as causas podem ser baixa tensão no circuito do injetor, bico injetor queimado, fiação do injetor com mau contato, fiação principal da motocicleta, ECU/ECM, curto circuito ou circuito aberto. Já no caso de panes mecânicas, as causas podem ser falha na vedação interna do injetor provocada pela corrosão na agulha do atuador, ocasionando vazão excessiva de combustível, excesso de sujeira nos orifícios de saída do combustível provocando redução na vazão de combustível e comprometendo sua atomização, excesso de sujeira no filtro de tela do injetor resultando em pouco combustível para o motor. Anel de vedação danificado, ocasionando entrada de ar no motor, ruído de vazamento de ar ou vazamento de combustível. No processo de diagnóstico com o multímetro, devemos conferir a tensão no conector do injetor conferindo se existe tensão chegando ao injetor e a resistência do injetor. Nesta, meça a  resistência do componente. O valor medido deve ser igual ao estabelecido, do contrário substitua a peça, os dados relacionados à resistência são fornecidos no manual de serviços do fabricante da motocicleta.

Com aparelho de diagnóstico (caso particular Yamaha), para as motocicletas Fazer/ Lander 250 cc, conecte a ferramenta de diagnóstico em um plug especial no chicote da motocicleta e também na bateria. Através de um menu entre no modo de diagnósticos opção “36” e através do botão”MODE”, solicite o funcionamento do bico injetor e se o mesmo estiver bom, deve pulsar cerca de cinco vezes. Caso contrário poderá estar travado.

Se o problema for elétrico, ex.: um curto-circuito ou circuito aberto os defeitos serão apontados por meio do código de falha “39” no painel da moto ou no scanner.

Avalie a resistência do componente, se estiver no padrão, proceda a limpeza da peça com o auxílio de equipamento de testes e limpeza de injetores, caso a resistência esteja fora do padrão substitua a peça.

Caso faça o diagnóstico com estetoscópio (teste recomendado para motos multicilíndricas), localize o injetor inoperante, verifique (ouça) qual o injetor não emite o ruído (batida) característico do funcionamento.

PRESSÃO, VAZÃO E ESTANQUEIDADE E LIMPEZA
A pressão na linha de combustível pode indicar que o bico injetor está travado aberto ou com falha nas vedações.
Com um manômetro de pressão de combustível, verifique a pressão e compare o valor obtido com os dados do manual de serviços.

Um ponto importante na seleção da máquina de diagnóstico e limpeza de bicos está na rotação e na pressão que a mesma opera, visto que a máquina pode estar calibrada para manutenção em bicos de automóveis que trabalham com uma rotação inferior e limitam os testes, tornando-os imprecisos. 

Utilize um equipamento específico para motocicletas - instale o(s) injetor(es) na máquina, o ajuste da pressão da máquina, que deve ser o que está mencionado no manual de serviços da motocicleta, o processo de manutenção deve ser iniciado pela análise do injetor que está definido em algumas fases: Verifique se o volume do fluido que encheu a bureta da máquina está de acordo com a informação do fabricante da motocicleta, faça o teste nas rotações e tempos determinados. Caso não haja a informação, utilize um bico igual em boas condições e faça os levantamentos para algumas rotações em baixa, média e alta e as adote como padrão para a análise. 

Normalmente, o formato do spray não está definido no manual de serviços, porém por comparação de formatos com um bico injetor que está em boas condições de uso com o bico que apresenta a pane, consegue-se definir um padrão para análise.

Quando o bico injetor está fechado, não deve haver passagem de combustível pelos  seus orifícios. Com a ajuda da máquina, através de suas buretas, verifique se há vazamentos como gotejamentos bico com a ponta umedecida, etc. Se houver, proceda a limpeza até conseguir a vedação total, do contrário troque a peça. Equalização (moto multicilíndricas) é a etapa onde a vazão individual do injetor  é comparada com injetores semelhantes testados na mesma máquina e condições, em teoria o volume deve ser igual entre eles. 

O processo de limpeza através de ultra-som é a última etapa do trabalho e somente é necessário se uma das etapas anteriores apresentar problemas. Normalmente, o injetor é ligado à máquina, no qual um suporte permite que tenha a sua extremidade mergulhada em um produto químico, e submetido a uma frequência durante um tempo pré-ajustado. Isso faz com que os resíduos internos do injetor sejam destruídos. 

Após o processo de limpeza, é recomendável que todos os testes anteriores sejam refeitos para ter certeza que o bico está limpo, com a vazão correta, formato do spray e vedação adequados. Caso contrário, proceda novamente a limpeza, se o resultado esperado não for alcançado substitua a peça. 

Nota: Antes de iniciar qualquer processo de manutenção no injetor, tenha certeza que a motocicleta está em perfeitas condições e que realmente a pane está no bico. Jato de ar e  pincel não conseguem limpar o bico injetor.