Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Indústria de equipamentos volta atenção para setor de motocicletas

Indústria de equipamentos volta atenção para setor de motocicletas

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo José de Sousa
05 de julho de 2010

Na edição 216 – Fev.09 testamos o Scanner da Yamaha, e nesta edição vamos avaliar o Scanner da Chiptronic, por isso o objetivo desta matéria é apresentar ao leitor um equipamento de diagnose da injeção eletrônica para motocicletas e dar algumas dicas importantes que irão ajudar o reparador na hora da compra, decisão que não é uma tarefa muito fácil.

Ainda é recente o lançamento da primeira motocicleta nacional equipada com injeção eletrônica, e mesmo com os principais fabricantes produzindo motocicletas com essa tecnologia o setor da reparação de duas rodas ainda não está tão concorrido quanto o de equipamentos de diagnose automotivo, mas a boa notícia é que já existem ótimas opções no mercado.

A expectativa do reparador é que o investimento em um equipamento desta modalidade verdadeiramente facilite o trabalho diário da oficina e tenha um retorno financeiro a curto prazo e que a tecnologia seja de fácil compreensão e manuseio, com preço justo, e que o equipamento não seja perecível e caia em desuso em pouco tempo, e ainda haja um bom suporte técnico. E de quebra sirva de estratégia de marketing diante da clientela.
Percebendo a demanda do mercado de duas rodas, a Chiptronic desenvolveu o Motodiag que é um scanner para motocicletas, o aparelho conta com tecnologia de ponta, é portátil, não depende de um computador para realizar os diagnósticos e têm potencial de atualização muito grande (quer dizer que há muito espaço na memória para comportar informações de inúmeras motocicletas), ou seja, sempre que um fabricante lançar uma nova motocicleta o reparador poderá atualizar o seu equipamento.
Atualizar o equipamento nada mais é do que adquirir e armazenar os dados correspondentes aos diagnósticos da nova motocicleta na memória do scanner, tornando o equipamento aplicável a uma gama maior de motocicletas, dando a segurança ao reparador que não irá precisar substituir seu patrimônio por um mais atual, o processo é online e a atualização do software não é um bicho de sete cabeças, é de forma bem descomplicada.

Diferente do Scanner Yamaha que é exclusivo para algumas motos da marca, o Motodiag e um scanner multimarcas, o fabricante assegura que o hardware é preparado para qualquer tipo de protocolo de comunicação, em outras palavras além da marcas pré-cadastradas Honda e Yamaha futuramente poderá atender também outras marcas de motocicletas.

A tecnologia tem a finalidade de facilitar a vida do reparador, por isso o scanner é um acessório valioso na mão de um o profissional qualificado.
O scanner fará o rastreamento da injeção eletrônica quando for instalado na motocicleta através de um conector de dados (tomada de diagnose), sua linguagem é própria.

Quanto a utilidade, o scanner procura falhas no sistema de injeção eletrônica, obtendo dados da central eletrônica da motocicleta (ECU ou ECM), e com estas informações em mãos o reparador irá proceder o trabalho.

Comparação
Todo resultado de diagnósticos informado no visor do scanner da Chiptronic é apresentado de forma direta e não necessita de tabelas, possibilita diagnósticos mais rápidos com informações em português.

A instalação é simples e além do manual, o próprio Motodiag orienta no passo-a-passo dos procedimentos de instalação e uso, o acesso ao aparelho pode ser limitado através de uma senha de bloqueio.

Comparando os dados obtidos do scanner Chiptronic com os da ferramenta de diagnósticos da Yamaha o resultado teve a mesma precisão, o aparelho analisado se mostrou confiável.

Funções
Nas motocicletas Yamaha as funções são as mesmas do scanner do fabricante:
• Ajuste de CO
• Leitura de defeitos presentes e passados
• Limpeza do histórico de falhas
• Indicação de rotação e temperatura do motor.
• Indicação de diagnóstico da tensão da bateria
• Indicação de falhas do sensor de oxigênio e sensor de posição do virabrequim.
• Indicação de falhas e procedimentos de diagnósticos dos seguintes sensores: sensor de posição da borboleta do acelerador (TPS), inclinação do chassi, temperatura do ar da admissão, pressão do ar da admissão, temperatura do motor.
• Teste dos atuadores de bobina de ignição, injetor de combustível e atuador de marcha lenta (Fid).

Motocicletas Honda
• Leitura instantânea dos códigos de erros presentes;
• Fornece ao usuário os sintomas e as causas prováveis dos erros presentes diagnosticados;
• Leitura dos erros passados (erros gravados na memória da moto);
• Fornece ao usuário os sintomas e as causas prováveis dos erros passados diagnosticados;
• Apaga os erros passados registrados na memória interna.

É importante informar que algumas motocicletas Honda não possuem um protocolo de comunicação que permita os testes das condições de trabalho nos sensores e atuadores da maneira como são executados os testes nas motocicletas da Yamaha.

Conclusão
O sucesso do reparo bem feito é fruto da capacitação técnica do reparador e também da qualidade dos equipamentos que possui.

Uma oficina bem equipada reflete a preocupação do empreendedor em alcançar a satisfação do cliente.



Scanner Yamaha e Motodiag


Funções de comando
RPM e temperatura do motor
RPM e temperatura do motor
Diagnóstico na CBR 600
Diagnóstico na CBR 600

Conector de dados da CB 300

Paulo José de Sousa
Consultor Técnico
[email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento