Notícias
Vídeos

Indústria de equipamentos volta atenção para setor de motocicletas


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Paulo José de Sousa - 05 de julho de 2010

Na edição 216 – Fev.09 testamos o Scanner da Yamaha, e nesta edição vamos avaliar o Scanner da Chiptronic, por isso o objetivo desta matéria é apresentar ao leitor um equipamento de diagnose da injeção eletrônica para motocicletas e dar algumas dicas importantes que irão ajudar o reparador na hora da compra, decisão que não é uma tarefa muito fácil.

Ainda é recente o lançamento da primeira motocicleta nacional equipada com injeção eletrônica, e mesmo com os principais fabricantes produzindo motocicletas com essa tecnologia o setor da reparação de duas rodas ainda não está tão concorrido quanto o de equipamentos de diagnose automotivo, mas a boa notícia é que já existem ótimas opções no mercado.

A expectativa do reparador é que o investimento em um equipamento desta modalidade verdadeiramente facilite o trabalho diário da oficina e tenha um retorno financeiro a curto prazo e que a tecnologia seja de fácil compreensão e manuseio, com preço justo, e que o equipamento não seja perecível e caia em desuso em pouco tempo, e ainda haja um bom suporte técnico. E de quebra sirva de estratégia de marketing diante da clientela.
Percebendo a demanda do mercado de duas rodas, a Chiptronic desenvolveu o Motodiag que é um scanner para motocicletas, o aparelho conta com tecnologia de ponta, é portátil, não depende de um computador para realizar os diagnósticos e têm potencial de atualização muito grande (quer dizer que há muito espaço na memória para comportar informações de inúmeras motocicletas), ou seja, sempre que um fabricante lançar uma nova motocicleta o reparador poderá atualizar o seu equipamento.
Atualizar o equipamento nada mais é do que adquirir e armazenar os dados correspondentes aos diagnósticos da nova motocicleta na memória do scanner, tornando o equipamento aplicável a uma gama maior de motocicletas, dando a segurança ao reparador que não irá precisar substituir seu patrimônio por um mais atual, o processo é online e a atualização do software não é um bicho de sete cabeças, é de forma bem descomplicada.

Diferente do Scanner Yamaha que é exclusivo para algumas motos da marca, o Motodiag e um scanner multimarcas, o fabricante assegura que o hardware é preparado para qualquer tipo de protocolo de comunicação, em outras palavras além da marcas pré-cadastradas Honda e Yamaha futuramente poderá atender também outras marcas de motocicletas.

A tecnologia tem a finalidade de facilitar a vida do reparador, por isso o scanner é um acessório valioso na mão de um o profissional qualificado.
O scanner fará o rastreamento da injeção eletrônica quando for instalado na motocicleta através de um conector de dados (tomada de diagnose), sua linguagem é própria.

Quanto a utilidade, o scanner procura falhas no sistema de injeção eletrônica, obtendo dados da central eletrônica da motocicleta (ECU ou ECM), e com estas informações em mãos o reparador irá proceder o trabalho.

Comparação
Todo resultado de diagnósticos informado no visor do scanner da Chiptronic é apresentado de forma direta e não necessita de tabelas, possibilita diagnósticos mais rápidos com informações em português.

A instalação é simples e além do manual, o próprio Motodiag orienta no passo-a-passo dos procedimentos de instalação e uso, o acesso ao aparelho pode ser limitado através de uma senha de bloqueio.

Comparando os dados obtidos do scanner Chiptronic com os da ferramenta de diagnósticos da Yamaha o resultado teve a mesma precisão, o aparelho analisado se mostrou confiável.

Funções
Nas motocicletas Yamaha as funções são as mesmas do scanner do fabricante:
• Ajuste de CO
• Leitura de defeitos presentes e passados
• Limpeza do histórico de falhas
• Indicação de rotação e temperatura do motor.
• Indicação de diagnóstico da tensão da bateria
• Indicação de falhas do sensor de oxigênio e sensor de posição do virabrequim.
• Indicação de falhas e procedimentos de diagnósticos dos seguintes sensores: sensor de posição da borboleta do acelerador (TPS), inclinação do chassi, temperatura do ar da admissão, pressão do ar da admissão, temperatura do motor.
• Teste dos atuadores de bobina de ignição, injetor de combustível e atuador de marcha lenta (Fid).

Motocicletas Honda
• Leitura instantânea dos códigos de erros presentes;
• Fornece ao usuário os sintomas e as causas prováveis dos erros presentes diagnosticados;
• Leitura dos erros passados (erros gravados na memória da moto);
• Fornece ao usuário os sintomas e as causas prováveis dos erros passados diagnosticados;
• Apaga os erros passados registrados na memória interna.

É importante informar que algumas motocicletas Honda não possuem um protocolo de comunicação que permita os testes das condições de trabalho nos sensores e atuadores da maneira como são executados os testes nas motocicletas da Yamaha.

Conclusão
O sucesso do reparo bem feito é fruto da capacitação técnica do reparador e também da qualidade dos equipamentos que possui.

Uma oficina bem equipada reflete a preocupação do empreendedor em alcançar a satisfação do cliente.



Scanner Yamaha e Motodiag


Funções de comando
RPM e temperatura do motor
RPM e temperatura do motor
Diagnóstico na CBR 600
Diagnóstico na CBR 600

Conector de dados da CB 300

Paulo José de Sousa
Consultor Técnico
pjsou@uol.com.br