O Programmed Fuel Injection (PGM-FI) permite o funcionamento da motocicleta, mesmo em caso de algum defeito.
Se o problema estiver no injetor ou no sensor CKP, o motor deixa de funcionar.
Se houver falha em um dos sensores: MAP, ECT, TP ou IAT, o MCE compara a voltagem de saída do sensor com o valor pré-especificado e apresenta o Código de Defeitos correspondente.
Se o problema estiver no sistema PGM-FI, a lâmpada de indicação de anomalia se acenderá e o Código de Defeito será armazenado na memória.
Na realidade, a tabela de códigos é mais extensa, pois cada sensor e atuador possuem seu código dedicado.
É importante frisar que, para um diagnóstico correto do sistema de injeção, se deve conhecer a função correta de cada componente e os sintomas que suas causas geram no sistema. Isto garante que o laudo do diagnóstico seja mais preciso e confiável.
A CRF 450 não possui bateria de alimentação elétrica, necessitando que seja instalada uma bateria auxiliar para se efetuar alguns testes e diagnósticos.
Conexão para bateria externa e equipamento para diagnóstico e ajuste de pressão da bomba de combustível.
- O tanque de combustível deve ser inclinado para o lado esquerdo do chassi.
- Retirar o conector da fiação secundária da bomba de combustível (transparente).
- Ligar a bateria aos conectores.
- Os seletores da fiação devem estar desligados.
- Ligar os cabos positivo e negativo na bateria de 12V.
Ligar os seletores:
- MCE (fornece alimentação somente a ele mesmo).
- PUMP (fornece alimentação.
Quando o motor é ligado, o MIL permanece aceso por 2 segundos. Se não acender, deve-se rastrear o defeito.
Código de defeitos travado
O Código de Defeitos é indicado de duas maneiras:
- Quando MCE detecta o problema, o MIL acende e começa a piscar quando o motor estiver em funcionamento ou quando a bateria de 12V estiver ligada à fiação secundária da bomba de combustível.
- Se o MCE não detectar nenhum problema, mas possuir um código de defeito em sua memória, o MIL não acende nem pisca.
Para recuperar o código de defeito, sua leitura pode ser obtida com o testador original da montadora ou com um scanner multimarca.
Conexão do scanner
A conexão do scanner fica debaixo do banco, devendo ser conectado corretamente.
Desligar o motor.
Conectar o scanner ao DLC.
Ligar o motor e verificar o Código de Defeitos.
Se o motor não puder ser ligado, conectar a bateria à fiação secundária da bomba de combustível, com o seletor MCE ligado.
Se o MCE possuir um Código de Defeitos em sua memória, o MIL começará a piscar.
Se o MIL permanecer aceso ou piscar, pode-se obter a leitura do Código de Defeitos com o scanner conectado ao DLC.
Limpeza do código de defeitos do MCE
O sistema permite que se apague o código de erros, caso existam. Porém, fica óbvio que antes do zeramento da memória é necessário que o defeito apresentado seja corrigido antes deste procedimento.