Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Embreagem unidirecional pode impedir o funcionamento do motor na partida da moto

Embreagem unidirecional pode impedir o funcionamento do motor na partida da moto

O motor de arranque da motocicleta gira forte e o motor não pega, pode ser problema na embreagem unidirecional, é isso que vamos mostrar: como identificar a causa deste defeito

Paulo José de Sousa
25 de fevereiro de 2019

Se perguntarmos aos reparadores o que é embreagem unidirecional, pode ser que alguns nunca ouviram falar, mas se a pergunta estiver relacionada à placa de partida, embreagem de sentido único ou embreagem de partida, certamente a maioria dos profissionais conhecem o conjunto. São varias denominações para o mecanismo que interliga o motor de arranque ao motor da motocicleta. 

O sintoma de defeito é sempre o mesmo, a placa de partida faz barulho e patina, em nosso estudo vamos ajudar a identificar as causas.

A embreagem unidirecional ou engrenagem de sentido único faz parte do sistema de partida da motocicleta, o conjunto permite que o motor seja acionado pela partida elétrica e pegue sem interromper abruptamente o movimento do motor de arranque. O mecanismo evita que haja danos ao motor de partida motivado pelo contragolpe da rotação vinda do volante do motor da motocicleta, neste momento o unidirecional girará livre evitando ruídos dos impacto e a quebra das peças em movimento.  

SINTOMAS DE MAU FUNCIONAMENTO 

• A embreagem unidirecional patina, ao acionar o botão de partida, o motor de arranque girará forte e o motor da motocicleta não acompanha a rotação e não funciona. Inicialmente esses sintomas serão intermitentes, ocorrem ocasionalmente sem critério estabelecido, posteriormente aparecem com mais frequência até a motocicleta não pegar mais.  

• Em alguns casos ao acionar o botão de partida ouvem-se ruídos vindos do conjunto da embreagem de partida. Os ruídos são provenientes dos roletes que estão com folga devido ao desgaste do conjunto. 

LOCALIZAÇÃO 

A embreagem unidirecional está presente nos sistemas de partida elétrica em motos e scooters. Ela está instalada atrás do volante e faz a interligação do motor de arranque ao motor da motocicleta. 

Sequência:  

1 - Eixo do motor de arranque; 

2 - Engrenagem intermediária;  

3 - Engrenagem da embreagem 

de partida.

DESCRIÇÃO 

Semelhante a um rolamento de roletes a embreagem de partida possui 3 ou mais elementos cilíndricos, os roletes têm um formato semelhante de cilindro ovalado.  

Durante o funcionamento a parte externa do rolamento exerce força no jogo de roletes, a rotação é transmitida para a parte interna do rolamento e na sequência ao motor. Com o desgaste da embreagem unidirecional os roletes perdem a ação e não exercerão mais a função de travar o conjunto, sendo assim a peça deslizará e a rotação não será transmitida na íntegra. A engrenagem “gira em falso” porque está patinando, também há casos em que ela emite “estalos’ no momento da partida. 

Após os diagnósticos iniciais percebe-se que a rotação do motor elétrico não é transmitida ao propulsor da motocicleta. Estamos diante de um defeito clássico na placa de partida gasta. 

Uma observação importante: antes de responsabilizar o conjunto da embreagem unidirecional pelo mau funcionamento da partida da motocicleta verifique os seguintes itens:  funcionamento do motor de arranque, tensão (V) da bateria e funcionamento do relé de partida. 

Prováveis causas de defeitos na embreagem unidirecional: 

• Falha de instalação;  

• Qualidade do conjunto; 

• Tipo de lubrificante e 

 periodicidade da troca. 

Como testar a embreagem unidirecional - Remova o motor de arranque, sem remover a placa de partida tente movimentar a engrenagem para ambos os lados, o mecanismo permitira movimento somente para uma direção, no sentido oposto a engrenagem será bloqueada.  

Se ocorrer movimento para os dois lados remova o conjunto e faça o teste mais uma vez.  

Teste da embreagem unidirecional fora do motor da motocicleta - Movimente a engrenagem para o lado direito e para o lado esquerdo, o mecanismo permitirá movimento somente para uma direção, no sentido oposto a engrenagem será bloqueada. Se ocorrer movimento para os dois lados considera-se que o conjunto está danificado, substitua a peça desgastada de acordo com a recomendação do fabricante da motocicleta. 

PRINCIPAIS DEFEITOS 

Verifique:  

• Desgastes nos roletes;  

• Desgastes nas guias das molas dos roletes; 

• Desgastes na base; 

• Quebra da mola de fixação dos roletes;  

• Desgastes na superfície de contatos do rolete na engrenagem; 

• Desgastes na bucha interna da engrenagem (motocicleta 125cc); 

• Desgastes no rolamento de agulhas da engrenagem (motocicleta 250cc); 

• Desgastes nos dentes da engrenagem. 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento