Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
Se perguntarmos aos reparadores o que é embreagem unidirecional, pode ser que alguns nunca ouviram falar, mas se a pergunta estiver relacionada à placa de partida, embreagem de sentido único ou embreagem de partida, certamente a maioria dos profissionais conhecem o conjunto. São varias denominações para o mecanismo que interliga o motor de arranque ao motor da motocicleta.
O sintoma de defeito é sempre o mesmo, a placa de partida faz barulho e patina, em nosso estudo vamos ajudar a identificar as causas.
A embreagem unidirecional ou engrenagem de sentido único faz parte do sistema de partida da motocicleta, o conjunto permite que o motor seja acionado pela partida elétrica e pegue sem interromper abruptamente o movimento do motor de arranque. O mecanismo evita que haja danos ao motor de partida motivado pelo contragolpe da rotação vinda do volante do motor da motocicleta, neste momento o unidirecional girará livre evitando ruídos dos impacto e a quebra das peças em movimento.
SINTOMAS DE MAU FUNCIONAMENTO
• A embreagem unidirecional patina, ao acionar o botão de partida, o motor de arranque girará forte e o motor da motocicleta não acompanha a rotação e não funciona. Inicialmente esses sintomas serão intermitentes, ocorrem ocasionalmente sem critério estabelecido, posteriormente aparecem com mais frequência até a motocicleta não pegar mais.
• Em alguns casos ao acionar o botão de partida ouvem-se ruídos vindos do conjunto da embreagem de partida. Os ruídos são provenientes dos roletes que estão com folga devido ao desgaste do conjunto.
LOCALIZAÇÃO
A embreagem unidirecional está presente nos sistemas de partida elétrica em motos e scooters. Ela está instalada atrás do volante e faz a interligação do motor de arranque ao motor da motocicleta.
Sequência:
1 - Eixo do motor de arranque;
2 - Engrenagem intermediária;
3 - Engrenagem da embreagem
de partida.
DESCRIÇÃO
Semelhante a um rolamento de roletes a embreagem de partida possui 3 ou mais elementos cilíndricos, os roletes têm um formato semelhante de cilindro ovalado.
Durante o funcionamento a parte externa do rolamento exerce força no jogo de roletes, a rotação é transmitida para a parte interna do rolamento e na sequência ao motor. Com o desgaste da embreagem unidirecional os roletes perdem a ação e não exercerão mais a função de travar o conjunto, sendo assim a peça deslizará e a rotação não será transmitida na íntegra. A engrenagem “gira em falso” porque está patinando, também há casos em que ela emite “estalos’ no momento da partida.
Após os diagnósticos iniciais percebe-se que a rotação do motor elétrico não é transmitida ao propulsor da motocicleta. Estamos diante de um defeito clássico na placa de partida gasta.
Uma observação importante: antes de responsabilizar o conjunto da embreagem unidirecional pelo mau funcionamento da partida da motocicleta verifique os seguintes itens: funcionamento do motor de arranque, tensão (V) da bateria e funcionamento do relé de partida.
Prováveis causas de defeitos na embreagem unidirecional:
• Falha de instalação;
• Qualidade do conjunto;
• Tipo de lubrificante e
periodicidade da troca.
Como testar a embreagem unidirecional - Remova o motor de arranque, sem remover a placa de partida tente movimentar a engrenagem para ambos os lados, o mecanismo permitira movimento somente para uma direção, no sentido oposto a engrenagem será bloqueada.
Se ocorrer movimento para os dois lados remova o conjunto e faça o teste mais uma vez.
Teste da embreagem unidirecional fora do motor da motocicleta - Movimente a engrenagem para o lado direito e para o lado esquerdo, o mecanismo permitirá movimento somente para uma direção, no sentido oposto a engrenagem será bloqueada. Se ocorrer movimento para os dois lados considera-se que o conjunto está danificado, substitua a peça desgastada de acordo com a recomendação do fabricante da motocicleta.
PRINCIPAIS DEFEITOS
Verifique:
• Desgastes nos roletes;
• Desgastes nas guias das molas dos roletes;
• Desgastes na base;
• Quebra da mola de fixação dos roletes;
• Desgastes na superfície de contatos do rolete na engrenagem;
• Desgastes na bucha interna da engrenagem (motocicleta 125cc);
• Desgastes no rolamento de agulhas da engrenagem (motocicleta 250cc);
• Desgastes nos dentes da engrenagem.