Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Motos e Serviços
  4. /
  5. Em São Paulo aconteceu a 9ª edição do salão nacional e internacional de motopeças

Em São Paulo aconteceu a 9ª edição do salão nacional e internacional de motopeças

Confira na íntegra como foi a mostra e conheça as novidades em peças, acessórios e equipamentos que chegam para facilitar os trabalhos do setor da reparação

Paulo José de Sousa - [email protected]
21 de setembro de 2016

No mercado brasileiro, mesmo em tempos de crise no setor de duas rodas, as vendas anuais superam a marca de 1 milhão de motocicletas novas. Os dados são do balanço 2015 da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas e Bicicletas (ABRACICLO).  

Para suprir um mercado assim e também a frota circulante é preciso ter um setor de reposição organizado, prova disso foi a 9° edição do Salão Nacional e Internacional de Motopeças, realizado nos dias 17 a 20 de agosto, no pavilhão amarelo no Center Norte em São Paulo, promovido pela Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas de Motopeças (ANFAMOTO). A feira reuniu fabricantes e atacadistas nacionais e estrangeiros.  O evento ocorre a cada dois anos e, neste ano, a expectativa foi de superar os mais de 10.000 visitantes registrados na última edição, realizada em 2014.  

Salão das Motopeças
Orlando Cesar LeoneO salão de negócios é voltado para o setor de peças e acessórios, cujo objetivo é o de incentivar e atrair lojistas e oficinas de motocicletas. Na cerimônia de abertura da feira estavam presentes: Orlando Cesar Leone e Valdemir Galvão, ambos presidente e vice-presidente da ANFAMOTO, respectivamente. Também faziam parte da solenidade o deputado estadual Jorge Wilson, “Xerife do consumido”, os deputados federais Celso Russomano e Gilberto Nascimento (PSC-SP), este último ressaltou a importância do segmento para a economia “sem empresários o Brasil não pode prosperar”.

Em uma breve análise durante a coletiva de imprensa realizada no primeiro dia do evento, o presidente da ANFAMOTO, Orlando César Leone, avaliou o mercado da reposição como estável, ele justificou que “o mercado está sendo regular. Isto porque, como as pessoas não estão comprando motos novas, elas tendem a ter cuidado e manutenção maiores com os equipamentos que já possuem” sendo assim, a consequência é o aumento nas vendas do setor de reposição.

Outro ponto importante para os participantes do evento comentado por Leone são as projeções otimistas em função dos negócios realizados na feira, afirmou: “pelo histórico de edições anteriores, os expositores que participam do Salão costumam ter aumento próximo dos 25% no volume de vendas praticadas no mês da realização do evento. Além disso, essas negociações geralmente se estendem até dezembro”. 

Um ponto positivo para o setor foi a parceria firmada entre a ANFAMOTO e a Intermot – Feira de Colônia que ocorre na Alemanha, o objetivo foi de estabelecer relações comerciais, participações nas feiras e acordos de cooperação entre os mercados de motociclismo brasileiro e europeu, comentou o presidente da associação.

Thiago Jardim - gerente comercial da Chiptronic

AS NOVIDADES

Entre as empresas veteranas e novatas participantes do evento, vários fabricantes apresentaram suas linhas de produtos. Foi possível encontrar peças e acessórios das diversas modalidades, ex.: capacetes, capas de chuva, capas de assento, roupas, travas, alarmes, intercomunicadores para capacetes via bluetooth e outros dispositivos eletrônicos.

A Chiptronic apresentou no salão de motopeças o MotoConnect e a nova versão do Motodiag, o V15, de acordo com Thiago Jardim, que é o gerente comercial da Chiptronic,  através do MotoConnect o motociclista poderá ter acesso às informações do sistema de injeção eletrônica de sua motocicleta diretamente em seu celular por meio de um aplicativo. Ainda com auxílio de uma câmera o dispositivo fotografa ou grava o trajeto percorrido e possibilita a localização com a ajuda do Google Maps, entre outras funções.

De olho na tendência das novas tecnologias dos últimos lançamentos dos fabricantes de motocicletas, a empresa apresentou o Motodiag V15, o aparelho de diagnósticos está adequado aos novos protocolos do sistema CAN da injeção eletrônica. 

Bosch - no portfólio da empresa alemã, além das consagradas velas de ignição que atendem à maioria das marcas, a empresa apresentou em sua lista itens como: buzinas, fluido de freios e as baterias direcionadas principalmente para motocicletas de alta cilindrada. 

Stand da Bosch (divulgação)
Linha de produtos Bosch (divulgação)
Nos lançamentos do salão, o destaque estava para o jogo de patim de freio e o kit de bombas de combustível para a linha CB/XRE 300 Flex da Honda. Na verdade, trata-se do motor elétrico acompanhado de filtro de tela e fiação. O item é de extrema importância para o reparador, nas oficinas a peça também é conhecida como refil da bomba. 

Tecfil - no estande da fabricante de filtros, além da linha de produtos, o outro atrativo foi a motocicleta que lidera o campeonato da Super Bike Brasil, a BMW S 1000 RR da equipe Tecfil Racing Team pilotada por Danilo Lewis, em que o piloto acumula três vitórias consecutivas e está na liderança do campeonato.

Entre as novidades, a Tecfil trouxe para o salão os filtros de ar da Honda NX4 Falcon e da Yamaha YBR/Factor 125E e também a linha de filtros de óleo para as motocicletas da BMW nos modelos: C600 Sport, C650 GT e F800GS Adventure. Toda essa linha visa atender às expectativas dos consumidores.

Estande Tecfil

Linha de filtros para motocicletas
Sabó - a empresa marcou presença com sua linha de retentores para motocicletas, sendo eles: retentores de bengala, retentores de válvulas, de pinhão, pedal de partida e outros. A Sabó fez ações promocionais, esclareceu dúvidas de serviços e aplicação do produto.

Retentores Sabó linha 2 rodas

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS

O evento também contou com a presença de diversos fabricantes de ferramentas comuns e especiais. A Motobrasil trouxe para o salão uma brunidora de cilindros, alinhador de chassi e o destaque estava no simulador de velocidade. Na descrição do aparelho, a plataforma suporta qualquer tipo de motocicleta. O simulador não tem nenhuma relação com dinamômetro, seu objetivo é de testar a motocicleta dentro da oficina, ao dispositivo está acoplado um sistema de ventilação forçada, a roda traseira traciona um rolo enquanto a dianteira está fixada na plataforma. 

Simulador de velocidade
Além das rampas e elevadores para motocicletas expostos em alguns estandes da feira, a empresa Metalcava equipamentos apresentou como novo conceito de elevação um compacto elevador de coluna que suporta até 450kg, de acordo com o fabricante o equipamento facilita a entrada e saída da motocicleta, até porque a canaleta da rampa na posição baixa fica encostada no solo.

Elevador de coluna
Outros fabricantes também apresentaram equipamentos hidráulicos e pneumáticos. No segmento de equipamento para pneus também estavam expostas as máquinas de montar e desmontar de pneus e balanceadores de rodas.  

Máquina de montar pneus

PEÇAS E ACESSÓRIOS

Na linha de peças a variedade de produtos expostos nas vitrines dos lojistas era grande, porém estavam focadas mais em motocicletas populares, no geral eram oferecidas peças como: pedaleiras, manetes, manicotos, cavaletes, suportes, pedal de câmbio e também peças plásticas como carenagens, painéis, faróis, piscas, laterais e para-lamas.

A abundância de produtos oferecidos é jsutificada pelo simples fato de serem sempre os primeiros a quebrar em caso de queda da motocicleta.

Para demonstrar toda a versatilidade do salão também se podia encontrar peças para motos customizadas como: guidões especiais, parafusos, pedaleiras e outras peças em aço inox e cromados.

Para quem queria alterar a cilindrada da motocicleta eram oferecidos kits de pistão, cilindro e anéis especiais, assim como as peças nas medidas originais da motocicleta.

Conjuntos de eixos de câmbio, embreagem, juntas, carburadores e escapamentos também estavam na lista, assim como lubrificantes de motor, líquido de arrefecimento e fluido para a suspensão dianteira.

Eixos primário e secundário do câmbio
Na parte que compõe a ciclística da motocicleta era possível observar a farta gama de itens: amortecedores, pneus, câmaras de ar, rolamentos de coluna de direção, rolamento de rodas, rodas, cubos de roda, buchas das articulações. Os itens de segurança (discos, pastilhas, patins, flexíveis de freio) e também a transmissão secundária (corrente, coroa e pinhão) estavam representados nas diversas marcas. 

Mesa superior da coluna de direção e cubos de roda

Conjunto da transmissão secundária
Alguns componentes elétricos também podiam ser vistos em diversos estandes: bateria, estator, bobina de ignição, bomba de combustível, lâmpadas, fiação e interruptores, porém quanto aos itens específicos da injeção eletrônica, poucos componentes eram ofertados.

 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Desvendando a complexidade do sistema elétrico da motocicleta aliado à eletrônica embarcada
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Vamos resolver? A sonda lambda da moto está com defeito e agora, como resolver com a certeza que é a sonda
Motos e Serviços
Motos e Serviços
Reflexões de um mecânico de motocicletas com uma qualidade singular, partilhar conhecimento