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Ela está de volta

REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Arthur Gomes Rossetti
12 de agosto de 2010

Nova Yamaha Crypton retorna as ruas após cinco anos de ausência no mercado

Arthur Gomes Rossetti

O segmento das motocicletas ‘Cub’, sigla em inglês que significa Category Upper Basic, ou categoria básica superior, volta a ser disponibilizado pela Yamaha através do modelo T115 Crypton. Sucesso na década de 1990 a nova versão traz um extenso pacotes de melhorias que inicia1m desde o novo design, até um novo e reformulado motor, tudo isto sem extrapolar o preço que visa também combater a concorrência chinesa, posicionada na faixa dos R$ 5 mil. Disponível em duas versões, a ‘K’ com partida a pedal e freio a tambor em ambas as rodas inicia em R$ 4.795,00*, enquanto que a versão topo de linha ‘ED’ com partida elétrica e freio a disco na roda dianteira custa R$ 5.365,00*.
*Fonte: Tabela Fipe de 25/07/2010.

Durante os testes que incluíram percursos urbanos e deslocamentos pelo interior de São Paulo, fica evidente que a proposta da mais barata motocicleta Yamaha é a utilização dentro das cidades, pois acima dos 100 km/h o motor fica limitado aos mais apressados, o que poderá em certos momentos fazer muita falta como em situações que exijam ultrapassagens. Mas esta limitação tem uma grande virtude: a economia de combustível. Mesmo sob extrema exigência do punho direito, a média alcançada com um litro de gasolina superou com folga a casa dos 35 quilômetros.  2

A suspensão Kayaba consegue entregar conforto moderado, pois em ruas mais esburacadas a motocicleta tende a ‘pular’ um pouco, porém este comportamento costuma ser característico do segmento ‘Cub’ e também pode ser constatado nas demais marcas comercializadas no mercado.

A versão ‘ED’ com freio a disco na roda dianteira consegue oferecer superior segurança no momento de diminuir a velocidade ou até mesmo pará-la. O desempenho do disco de 220 mm de diâmetro supera as expectativas e pode ser considerado como um dos melhores da categoria.

As cores escolhidas para esta reestréia são vermelha, preta e prata. 3

Acompanhe a seguir os detalhes desta pequena notável dentro da oficina Bruno Racing, de propriedade do reparador Bruno Gramola Filho, localizada na cidade de Campinas interior paulista.

Motor
A antiga versão da Crypton comercializada até 2005 possuía um motor de menor capacidade cúbica, com exatos 101,8 cm³. A nova versão monocilíndrica teve este número aumentado para 113,7 cm³, o que a primeira vista pode parecer pouco, mas em porcentagem representa um acréscimo superior a 10% em comparação ao anterior. Com esta modificação a potência máxima atingida é de 8,2 cv a 7.500 rpm e o torque de 0,88 kgf.m a 5.500 rpm e o arrefecimento continua ser a ar, com o cilindro posicionado horizontalmente. De construção simples, o sincronismo é feito através de corrente de comando, que segundo Bruno Gramola Filho apresenta elevada durabilidade. Conhecido como OHC (Over Head Command), ou comando de válvulas no cabeçote, o acionamento é feito nas duas válvulas.
O óleo recomendado pela fabricante é o Yamalube 20W50 num total de 1 litro incluindo a troca do filtro. Os prazos para a troca deverão ser consultados em acordo com o tipo e região de utilização. 4

Outras três importantes novidades que fizeram o motor se enquadrar aos níveis de emissões de gases poluentes impostos pelo Promot 3 foi a introdução do sistema de indução de ar na saída do coletor de escapamento, a instalação de um novo silencioso com catalisador integrado, que juntos nada mais são que um tratamento pós-queima, e do sistema cutt-off no novo carburador, que a exemplo dos últimos automóveis equipados com carburador eletrônico, impede o arrasto de combustível assim que o acelerador deixa de ser exigido, situação comum ao trafegar em descidas ou durante as paradas. O Conselheiro Gramola afirma que este sistema está muito simples e pela qualidade dos componentes deverá funcionar satisfatoriamente, não oferecendo grandes dificuldades ao reparador.
O painel conta também com uma luz de anomalia do circuito elétrico do motor, que em caso de acendimento deverá ter o sistema verificado. Abaixo do porta objetos de quatro litros estão alojados a bateria de 12 v e 7 A, o relé de partida e o módulo de ignição.

De um modo geral os componentes foram projetados para oferecer grande facilidade no momento do reparo. 5
A nova T115 Crypton é equipada com o sistema de câmbio semi-automático de quatro velocidades à frente, sem o manete de embreagem. Se trata de um funcionamento ‘dois em um’, ou seja, ao acionar o pedal da esquerda, internamente a embreagem é automaticamente acionada para que o engrenamento da marcha seguinte seja realizado de maneira suave. A exemplo das motocicletas convencionais, o câmbio do segmento ‘Cub’ também depende do óleo de motor para o perfeito funcionamento e proteção.
A comodidade pode ser ressaltada como vantagem, mas como desvantagem o sistema ocasiona um ‘buraco’ no momento das reduções, exigindo uma ligeira acelerada enquanto o pedal está acionado. É um procedimento que leva certo tempo para que o condutor se acostume e evita o travamento da roda traseira.

Freios e suspensão
A versão avaliada possui o sistema a disco de 220 mm de diâmetro externo com pinça simples na dianteira e a tambor de 130mm de diâmetro na traseira, de funcionamento a acessibilidade simples.embreagem_centrifuga

O conjunto de suspensão dianteira conta com a marca Kayaba no fornecimento das bengalas convencionais, de 100 mm de curso total. Na traseira figura o sistema bi-choque de 80 mm de curso, semelhante à versão anterior.

Opinião do especialista
Bruno Gramola Filho
Bruno Racing (Manutenção e preparação de motos)
(19) 3256-6404        
www.brunoracing.com.br

Mesmo se tratando de uma motocicleta básica acho de extrema importância a disponibilidade de itens como o freio dianteiro a disco, escapamento com catalisador e sistema para diminuição de poluentes e cut-off no carburador. O baixo peso favorece a agilidade na cidade e o baixo ruído de funcionamento, deixa a condução agradável.  
A manutenção é relativamente fácil, com um motor de funcionamento básico, de alta confiança.
Por outro lado o sistema de suspensão traseira oscila em demasia, prejudicando um pouco a pilotagem em velocidades mais altas.

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