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Panes no tensionador acabam com a corrente de comando se tornando um grande problema para o motor.
Nos motores OHC* ou DOHC* a corrente de comando tem o importante papel de transmitir a rotação do virabrequim ao(s) comando(s) de válvulas, que por sua vez assegura(m) o sincronismo de abertura e fechamento das válvulas de admissão e escape. Ocorrendo dessa forma, o motor funcionará redondo, silencioso entregando à roda traseira a potência prometida pelo fabricante da motocicleta.
Motores OHC e DOHC - as siglas trazem as seguintes designações: (OHC em inglês: Over Head Camshaft) que é definida para os motores com apenas um comando de válvulas no cabeçote. A sigla DOHC (Double Overhead Camshaft) quer dizer Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote.
Mas nem sempre é assim, a corrente pode perder a tensão, e a folga pode ocasionar um ruído característico de batida. Nesse caso o “diagnóstico de ouvido” pode induzir o reparador à troca da corrente e não eliminar de vez a causa do problema.
Nesta matéria o nosso objeto de estudo será o tensionador, o elemento ajusta a folga da corrente de comando de válvulas. A peça é essencial para o motor, em caso de defeito o conjunto corrente, engrenagens e guias terão a vida útil reduzida.
Batida de corrente de comando quer dizer folga na corrente, mas às vezes não significará que a corrente chegou ao final da vida. Corrente solta pode ter outras causas, inclusive falhas no “tensionador”.
Fig. 1 –Acionador (Tensionador) do tensor da corrente de comando, sistema automático
Acionador do tensor (tensionador) da corrente de comando
A função do tensionador (acionador do tensor) é manter a corrente de comando tensionada, o componente atua em conjunto com uma guia (tensor) da corrente, quando o êmbolo do tensionador desloca-se, a guia promove ao ajuste da corrente de comando.
Fig.2- Motor monocilíndrico abertura parcial, guia da corrente(A) tensor da corrente (B)
Fig.3 - Motor Boxer em corte, guia da corrente de comando
Fig.4 - Motor de monocilíndrico
Localização do acionador do tensor da corrente de comando
Fig.5 -Remoção do acionador do tensor da corrente de comando
Manutenção preventiva na perspectiva do reparador
O ruído de batida de corrente de comando sinaliza a presença de defeitos, o sintoma pode ter diversas causas. As causas podem estar relacionadas aos desgastes da corrente, engrenagens e/ou falha no sistema de ajuste de folgas.
Nem sempre entendida dessa forma, mas a manutenção preventiva da motocicleta é a melhor maneira de prolongar a vida útil dos componentes do motor. No geral, as peças são duráveis, porém depois de muitos quilômetros rodados a corrente e as engrenagens do comando e do virabrequim apresentam desgastes que nem sempre serão perceptíveis aos olhos. Independente da quilometragem na motocicleta, quando a corrente está batendo, o tensionador deve ser analisado, a peça pode ser responsável pela falha no ajuste e assim provocar o ruído que causa incômodo ao proprietário da motocicleta.
Fig. 6 - Motor DOHC em corte, vista do acionador e tensor da corrente (A), guia da corrente (B)
Falhas no ajuste da corrente de comando podem representar problemas para o motor, são eles:
⦁ Falha no sincronismo de abertura das válvulas;
⦁ Falha no funcionamento do motor;
⦁ Baixo desempenho e alto consumo de combustível;
⦁ Ruídos.
A situação tende a se complicar com o passar do tempo, caso não haja ajuste na folga da corrente, o problema pode evoluir para uma ação destruidora no motor. Entre os problemas, o mais comum é o choque entre o pistão e as válvulas do cabeçote.
Tensionadores travados
O tensionador pode estar inoperante, remova a peça e verifique se o êmbolo não está engripado. Em caso de falha no mecanismo, o tensor pode perder a pressão de ajuste, e a corrente ficar frouxa, assim ocorrem os ruídos de batida e uma possível falha no sincronismo do motor.
As causas de defeitos no tensor geralmente são:
⦁ Engripamento do êmbolo do acionador (tensor);
⦁ Fadiga na mola acionadora do êmbolo do tensor;
⦁ Defeitos no êmbolo do tensor.
É necessário verificar o funcionamento êmbolo, para testar o tensionador automático gire a chave de fenda no sentido horário (foto), veja se há pressão e se o mecanismo não está travado.
Fig.7 - verificação do funcionamento do êmbolo do acionador automático
Fig. 8 - Tensionador automático, êmbolo recuado
Fig. 9 - Verificação da funcionalidade do tensionador automático
No tensionador mecânico: verifique se a mola não está quebrada, comprima o êmbolo, veja se há pressão e se o funcionamento é livre.
Fig.10 - Verificação da funcionalidade do tensionador mecânico
Tipos de Acionador: automático, mecânico e hidráulico
⦁ Acionador automático promove o ajuste da corrente compensando a folga, neste caso não é necessária a intervenção do reparador.
⦁ Acionador mecânico depende da mão de obra do reparador para efetuar o ajuste da corrente, o serviço deve ser realizado de acordo com a recomendação do fabricante da motocicleta.
⦁ Acionador hidráulico - em motocicletas equipadas com sistema hidráulico a pressão do óleo do motor faz o ajuste da corrente de comando.
Para os exemplos acima, quando o êmbolo do dispositivo de ajuste chega ao final do curso de funcionamento não há mais como tensionar a corrente de comando, nesse caso é necessário analisar todas as peças e substituir aquelas que apresentarem desgastes. Em geral o desgaste está no conjunto corrente, engrenagens e guias da corrente. Siga as orientações do fabricante da motocicleta.
Causas que interferem no funcionamento e na durabilidade dos dispositivos de ajuste da corrente de comando:
⦁ Falha na especificação e período de troca do óleo do motor;
⦁ Nível do lubrificante abaixo do especificado;
⦁ Pane na bomba de óleo do motor/baixa pressão de óleo;
⦁ Entupimento nos circuitos do lubrificante;
⦁ Defeitos no mecanismo;
⦁ Falha no procedimento de ajuste da tensão da corrente (tensionador mecânico);
⦁ Falha de instalação da peça.