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Panes no tensionador acabam tornando a corrente de comando um grande problema para o motor, afetando diretamente o sincronismo do motor e comprometendo seu desempenho. Nos motores OHC ou DOHC, a corrente de comando tem o importante papel de transmitir a rotação do virabrequim ao(s) comando(s) de válvulas, que, por sua vez, assegura(m) o sincronismo do motor ao abrir e fechar as válvulas de admissão e escape. Esse ajuste é essencial para que o motor funcione de maneira eficiente, silenciosa e entregando a potência prometida pelo fabricante da motocicleta. Motores OHC e DOHC possuem características distintas: (OHC - Over Head Camshaft) refere-se a motores com um único comando de válvulas no cabeçote, enquanto DOHC (Double Overhead Camshaft) indica um sistema com dois comandos de válvulas no cabeçote. No entanto, a corrente pode perder a tensão ao longo do tempo, causando uma folga que gera um ruído característico de batida. Esse sintoma pode levar o reparador a trocar a corrente sem resolver a verdadeira causa do problema. Nesta matéria, nosso foco será o tensionador, um elemento fundamental para o ajuste da folga da corrente de comando de válvulas. Ele é essencial para a durabilidade do motor e, em caso de falha, pode comprometer não apenas a corrente, mas também as engrenagens e guias do sistema.Batida de corrente de comando: problema no tensionador?
Acionador (Tensionador) do tensor da corrente de comando, sistema automático A folga na corrente nem sempre significa que ela chegou ao fim da vida útil. O problema pode estar em um tensionador travado, impedindo o ajuste correto da tensão da corrente. Um tensionador defeituoso pode levar a falhas no sincronismo do motor, causando instabilidade no funcionamento, perda de desempenho e até aumento do consumo de combustível. O tensionador trabalha em conjunto com uma guia que auxilia na regulagem da corrente de comando. Quando o êmbolo do tensionador se desloca, a guia ajusta automaticamente a tensão, garantindo um funcionamento preciso e sem ruídos indesejados.
O ruído da corrente de comando pode ser um sinal de problemas mais graves. As causas incluem desgastes na corrente, falhas no tensionador ou problemas no sistema de ajuste da folga. A manutenção preventiva é essencial para prolongar a vida útil desses componentes. Motores equipados com injeção direta são especialmente sensíveis a problemas no sincronismo da corrente de comando, pois qualquer desajuste pode comprometer a mistura ar-combustível e reduzir a eficiência do motor. Independentemente da quilometragem da motocicleta, se a corrente está batendo, o tensionador deve ser analisado. Um tensionador inoperante pode levar a problemas severos no motor, como o choque entre o pistão e as válvulas do cabeçote, causando danos irreversíveis.Manutenção preventiva: essencial para evitar falhas
Motor DOHC em corte, vista do acionador e tensor da corrente (A), guia da corrente (B) Quando a corrente de comando não está devidamente ajustada, diversos problemas podem surgir, comprometendo o funcionamento do motor. Entre os principais riscos estão: Desalinhamento do sincronismo do motor, afetando o funcionamento correto das válvulas; Falhas na abertura e fechamento das válvulas, prejudicando a combustão e a eficiência do motor; Perda de potência e aumento do consumo de combustível, devido à falta de precisão no tempo de ignição e injeção; Ruídos intensos e vibrações excessivas, causados pela folga na corrente ou falha no tensionador. Se o ajuste da corrente não for corrigido a tempo, o problema pode se agravar e levar a danos internos no motor, sendo o mais comum o choque entre pistão e válvulas de comando, resultando em falhas graves e alto custo de reparo. Um tensionador travado pode comprometer o funcionamento do motor, causando ruídos e afetando o sincronismo do motor. Para verificar possíveis falhas, siga estas etapas: Verifique o êmbolo – Se estiver engripado, o tensionador não conseguirá ajustar a corrente corretamente, resultando em folgas e ruídos; Teste a pressão da mola – Em tensionadores mecânicos, uma mola fatigada ou quebrada pode impedir o funcionamento adequado; Gire o tensionador automático com uma chave de fenda (foto abaixo) – No sentido horário, observe se há resistência e se o mecanismo está operando normalmente; Use um osciloscópio – A ferramenta pode ajudar a identificar oscilações irregulares na corrente de comando, auxiliando no diagnóstico de desalinhamentos. Se o tensionador apresentar falhas, pode perder a pressão de ajuste, deixando a corrente frouxa e comprometendo o desempenho do motor. Caso isso ocorra, a substituição da peça pode ser necessária.Falhas no ajuste da corrente de comando: riscos para o motor
Como identificar e corrigir falhas no tensionador
Verificação do funcionamento do êmbolo do acionador automático Existem três tipos principais de tensionadores: Automático: ajusta a corrente sozinho, sem necessidade de intervenção; Mecânico: exige ajuste manual pelo mecânico, seguindo recomendações do fabricante; Hidráulico: utiliza a pressão do óleo do motor para manter a corrente tensionada. Nos três casos, quando o êmbolo do tensionador atinge o final do curso de funcionamento, não há mais como tensionar a corrente, exigindo uma inspeção completa dos componentes do motor. O funcionamento adequado da corrente de comando depende de uma série de fatores, principalmente da correta lubrificação e do estado do tensionador. Quando há falhas nesses componentes, a corrente pode apresentar desgaste prematuro, ruídos e até comprometer o sincronismo do motor. Para evitar problemas mais graves, é importante estar atento às seguintes condições: Óleo de motor fora da especificação recomendada Baixo nível de lubrificante Falhas na bomba de óleo ou baixa pressão de lubrificação Entupimentos nos circuitos do lubrificante Falhas na instalação ou ajuste incorreto do tensionador Além disso, o acúmulo de resíduos no coletor de admissão pode interferir na combustão e no funcionamento do motor, agravando os problemas causados por um tensionador defeituoso. A corrente de comando é um dos componentes mais importantes para o funcionamento eficiente do motor. Seu desgaste ou desajuste pode levar a ruídos incômodos, falhas no desempenho e até danos graves. O tensionador, muitas vezes ignorado, é o grande responsável pelo sincronismo do motor e deve ser inspecionado regularmente para garantir que o sistema esteja operando corretamente. Manutenção preventiva, uso de ferramentas adequadas como o osciloscópio e inspeções regulares são essenciais para prolongar a vida útil do motor e evitar reparos caros. Se a corrente está batendo, antes de trocá-la, analise o tensionador – ele pode ser a verdadeira causa do problema!Tipos de tensionadores e seus ajustes
Fatores que reduzem a vida útil da corrente de comando e do tensionador
Manutenção preventiva: a chave para evitar danos ao motor