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Câmbio de motocicleta não é um bicho de sete cabeças - Parte final


Na edição anterior foram abordados os principais sintomas e causas de falhas no sistema de transmissão, e nesta segunda parte acompanhe o procedimento de montagem dos sistemas mais comuns do mercado

Por: Paulo José de Souza - 13 de abril de 2016

Na primeira parte da matéria com dicas básicas de montagem do câmbio de motocicleta, o assunto estava relacionado aos diagnósticos de falhas no câmbio, já na segunda parte a dica vai para a identificação das engrenagens, ordem de marchas e um processo prático de montagem das engrenagens nos eixos.

Regra básica nunca reutilize uma peça descartável ou peça em aspecto duvidoso. Para cada etapa da montagem é necessário conferir o funcionamento do conjunto, em caso de falha confira todo o serviço, somente vá para a próxima etapa após concluir a anterior. 

De acordo com o manuais de serviços o conjunto dos eixos do câmbio  normalmente saem em conjunto e são montados em conjunto,  por isso a técnica será mantida. A explicação aqui é para dar uma direção quanto à montagem das engrenagens nos eixos, para uma eventual necessidade de substituição ou quando houver a necessidade montar um câmbio que chegou a oficina totalmente desmontado.

Recomendamos que antes de desmontar as engrenagens dos eixos, verifique a posição de cada arruela, trava, e engrenagem. Faça um desenho ou tire uma foto para ter como base na próxima montagem. Há fabricante que recomenda a utilização de um arame para prender todas as engrenagens soltas sem correr o risco de alterar a ordem de montagem.

COMO IDENTIFICAR OS EIXOS E A ORDEM DE MARCHAS

• Características do eixo primário: 

O eixo primário é o eixo motor, normalmente tem as menores engrenagens, menor diâmetro e possui uma engrenagem usinada na própria peça. Outra dica é que eixo primário está acoplado à embreagem.

• Identificação da marcha pelo tamanho da engrenagem no eixo primário 

A ordem de marcha é crescente, ou seja, a primeira marcha corresponde a menor engrenagem e na última marcha atua a maior engrenagem 

• Eixo Secundário

O eixo Secundário é o eixo movido, normalmente tem as maiores engrenagens, maior diâmetro e não possui nenhuma engrenagem usinada na peça. Outra dica é que o eixo secundário está acoplado ao pinhão da transmissão secundária (corrente, coroa e pinhão)

• Identificação da marcha pelo tamanho da engrenagem no eixo secundário

A ordem de marcha é decrescente, sendo que a primeira marcha corresponde à maior engrenagem e na última marcha atua a menor engrenagem independente do número de marchas que a motocicleta possui. 

PASSO A PASSO

Procedimento para a montagem  do câmbio pelo processo da pirâmide.

1. Após abrir a carcaça do motor, retire com atenção o conjunto de eixos, seletor de marchas, garfos etc. Cuidado com as arruelas que ficam coladas no óleo dentro da carcaça.

2. Separe os eixos, essa etapa é de reconhecimento dos conjuntos e da ordem de marchas. Antes de desmontar anote a ordem das marchas para que no processo de montagem os dados sirvam de referência. A sequência é igual para os dois eixos.Se essa etapa for bem organizada não haverá necessidade de montar a pirâmide, basta substituir a peça danificada e montar o conjunto na mesma ordem.

3. Desmonte os conjuntos e organize cada peça, separe o que será substituído, as engrenagens danificadas devem ser substituídas aos pares, mesmo que uma delas não apresente danos. Verifique todos os detalhes  que servirão de referência para a montagem.

4. Faça uma pirâmide iniciando da engrenagem de maior diâmetro finalizando com a menor, lembrando que uma engrenagem faz parte do eixo, por isso para o câmbio de 6 marchas a montagem ficou com apenas 11 engrenagens e não 12 . Após a conclusão, separe a pirâmide de forma que as seis maiores engrenagens fiquem para um lado e as cinco menores que estão no topo da pirâmide fiquem com o eixo primário.

5. De regra o conjunto com as maiores engrenagens pertence ao eixo secundário e as 5 menores ao eixo primário, que já possui uma engrenagem fixa.

No câmbio utilizado as engrenagens da sexta marcha possuem diâmetro igual, pode ser que haja uma confusão aqui, que será eliminada na próxima etapa.

6. Teste todas as engrenagens, veja se os eixos encaixam nas engrenagens correspondentes, aqui é possível definir qual engrenagem pertence a cada eixo. Em seguida inicie a montagem sem a utilização dos eixos, dando prioridade à primeira marcha do eixo secundário, detalhe, se ela é louca é provável que a próxima engrenagem seja fixa. Nesse processo é necessário montar as 6 engrenagens como se estivessem no eixo.

Observe cada detalhe de acoplamento lateral, toda engrenagem deve ter um ajuste perfeito. Confira a ordem de marchas com a anotação anteriormente para ver se está correto. Repita o processo para o eixo primário

7. Monte as engrenagens nos eixos substituindo os anéis elásticos, instalando as arruelas etc... 

8. Junte os eixos e veja se o alinhamento entre as engrenagens está perfeito e que nunca uma engrenagem louca do eixo primário seja alinhada a uma engrenagem louca do eixo secundário, a regra vale para as fixas. Do contrário é necessário refazer a montagem. Veja se elas giram livremente e se o movimento lateral de deslizar no eixo está assegurado para a engrenagem fixa deslizante. Proceda a montagem do conjunto com as demais peças conforme orientação do manual de serviços do fabricante. A partir de agora siga o procedimento do fabricante e monte a caixa de câmbio e posteriormente o motor, não esqueça o lubrificante.