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As dúvidas continuam - Parte Final - Sensor de oxigênio da Honda CB 300R PGM-FI


O mau funcionamento do sensor ou o aquecedor podem ter como causa os seguintes itens: mau contato nas conexões do sensor, circuito aberto, falha no “ECM” ou falha no sensor. Combustível de baixa qualidade também pode danificar a peça

Por: Paulo José de Sousa - 12 de agosto de 2013

Na última edição, mostramos um resumo dos procedimentos de análise do sensor lambda no sistema PGM-FI da Honda para motocicletas CB/XRE 300, assim como seus respectivos códigos de falhas.

INSPEÇÃO DO SENSOR DE OXIGÊNIO
Aqueça o motor até que a temperatura do óleo esteja com 80ºC. Faça um teste de condução da motocicleta durante alguns minutos e veja se há indicação de defeito no Mil.

Verificação de curto-circuito na linha do sensor de O2 - Com a chave de ignição desligada solte os conectores 4P (preto) do sensor e o conector 33P do ECM. (Figura 4 e 4A)

Foto 4 e 4AVeja se há continuidade entre o lado da fiação, e o terra;

Se houver continuidade há um curto circuito, do contrário, utilize o dispositivo de testes acoplando ao conector 33P do ECM.

Inspecione a continuidade entre os terminais do conector 4P, no lado da fiação, e os terminais do dispositivo de testes correspondestes Preto/Branco pino N° 3 e Verde/Branco pino N° 4.

Neste caso pode haver circuito aberto, mas se houver continuidade, substitua o sensor por um em boas condições. Para a execução do teste aqueça o motor novamente até 80°C e faça os testes de rodagem da motocicleta.

Verifique se há indicação de defeitos do Mil, se piscar “21” vezes (duas piscadas longas e uma curta), substitua o ECM por um em boas condições e inspecione novamente.

Se não houver indicação de defeito através do Mil a conclusão é que o sensor original está com defeito.

TESTE DO AQUECEDOR DO SENSOR
Antes de iniciar os testes veja se o conector está perfeitamente instalado e bem encaixado. Verifique também se há indicação de piscadas do MIL. Repita os procedimentos descritos anteriormente de aquecimento da motocicleta e observe se o Mil pisca “23” vezes (duas piscadas longas e três curtas).

Cuidado, falha intermitente não será indicada, inspecione a tensão de entrada do aquecedor do sensor.

Com a chave de ignição desligada desacople o plug do sensor, ligue a chave e meça a voltagem no lado da fiação e terra.

Conexões: Preto (+)  Terra  (-) ( figura 5 )

Foto 5 e 6A voltagem verificada deve ser igual a da bateria. Desligue o contato da ignição e com o motor frio meça a resistência do aquecedor do sensor no fio branco (figura 6), que deve ser entre 5 a 20 Ohms (a 20ºC). Valores diferentes do padrão sugerem que a peça seja substituída.

Foto 7

Também pode existir curto-circuito no sensor, que é verificado entre o fio branco e o terra (figura 7). Se houver, é necessário substituir a peça.

Veja se há circuito aberto na linha do aquecedor do Sensor, utilizando o dispositivo de testes (caixa de pinos), checando a continuidade entre o pino “22” e o terminal branco do conector 4P.

Como última dica, verifique continuidade no aquecedor entre o fio branco da fiação e o terra.

O manual de serviços recomenda que se não houver nenhum dos problemas relacionados a circuito aberto ou curto-circuito, deve-se executar todos os testes novamente utilizando um novo ECM. Se os defeitos desaparecerem, substitua o ECM.

Se o sensor for substituído é necessário executar a limpeza da memória do ECM.

LIMPEZA DO CÓDIGO DE DEFEITO MEMORIZADO
Para a realização do processo de limpeza do código de defeito memorizado, não é necessário nenhum scanner ou ferramenta especial, mas utilizar um Motodiag facilitará o trabalho.

Com o conector DLC aberto faça um curto-circuito entre os fios Azul e Verde, ligue a ignição e remova o curto (jamper).

O Mil permanecerá aceso cerca de 5 segundos. Aproveite este intervalo enquanto o Mil está aceso e faça novamente o curto-circuito nos fios Azul e Verde do DLC.

A memória será apagada se o Mil começar a piscar. Não desligue a ignição.

Caso não obtenha sucesso em sua tarefa execute novamente o trabalho ou certifique-se de que não há problema remanescente na motocicleta.

Dica
Foto 8O mau funcionamento do sensor ou o aquecedor podem ter como causa os seguintes itens: mau contato nas conexões do sensor, circuito aberto, falha no “ECM” ou falha no sensor. Combustível de baixa qualidade também pode danificar a peça.

O aspecto da sonda lambda pode indicar alguns sintomas de funcionamento irregular na peça ou na motocicleta. Os depósitos de resíduos na extremidade do sensor são os agentes indicadores de defeitos.

Veja a dica do fabricante de sensores MTE THOMSON (figura 8)

Somente efetue a troca da peça após identificar e eliminar a causa do problema.