Em sua grande maioria, as motocicletas apresentam uma forma muito semelhante no que diz respeito ao sincronismo dos comandos duplos de válvulas que equipam os seus motores bicilíndricos em “V”.
Sendo assim, grande parte dos mecânicos está habituada com as marcas mais conhecidas.
Pensando que futuramente estes motores chegarão às oficinas, resolvemos dar algumas dicas para facilitar o trabalho do reparador no dia a dia na desmontagem, montagem e também nos diagnósticos.
Os motores sul-coreanos da marca Hyosung que equipam as motocicletas Kasinski linha Comet 650 e Mirage 650 são robustos e esbanjam tecnologia, apesar da simplicidade da construção.
Porém, é bom ficar atento aos detalhes e as particularidades que, se conhecidas previamente, irão evitar dores de cabeça ao mecânico e a insatisfação do cliente.
É importante ter em mente que a desmontagem parcial ou total do motor deve ser a última etapa de um trabalho, ou seja, o reparador deve esgotar todas as possibilidades e os diagnósticos disponíveis, e só assim partir para a desmontagem.
A desmontagem por sua vez deve seguir uma ordem criteriosa, sem pressa.
Outro ponto importante que deve ser considerado na desmontagem do motor é verificar se há o ferramental necessário e a literatura técnica para o serviço que será executado. Será melhor ainda se houver um local adequado para organizar as peças e posteriormente efetuar a análise, a limpeza e também onde guardá-las.
Uma regra saudável é praticar os 5 ”S” diariamente na oficina, protegendo as peças e o motor, evitando assim o desaparecimento de componentes e também a contaminação pelo pó, ou o pior, que caiam parafusos dentro do motor, que poderiam causar danos irreparáveis ou até a perda completa do motor.
São regras básicas, mas muitos mecânicos experientes já experimentaram esta sensação desagradável.
Que atire a primeira pedra quem nunca cometeu um descuido na oficina.
Muitos são os motivos que levam o reparador a desmontar o motor, mas em grande parte das vezes é no momento da desmontagem que descobrimos a causa de um defeito, seja um ruído, um vazamento, um prisioneiro quebrado, presença de trincas, marcas de empenamento, etc.
Alguns sintomas que podem indicar que o motor está fora do sincronismo que podem mostrar erro na montagem do(s) comando(s)
Ruído excessivo na parte superior do motor;
Baixa pressão da compressão do motor;
Atropelamento de válvula(s);
Ruído de válvulas ou rolamentos;
Ruído da(s) corrente(s) de comando(s).
Motivos que levam a necessidade da remoção dos comandos de válvulas
Reparação ou substituição do(s) cabeçote(s);
Reparação ou Substituição de válvulas;
Substituição de guia ou mola de válvulas;
Substituição de retentores de válvulas;
Substituição de pastilhas das válvulas para ajuste da folga de válvulas;
Substituição da(s) junta(s) do(s) cabeçote(s);
Substituição da(s) junta(s) do(s) cilindros(s);
Desmontagem dos cilindros;
Desmontagem total do motor;
Substituição da corrente e engrenagem do comando de válvulas;
Substituição da guia ou tensor da corrente do comando de válvulas;
Comandos de válvulas instalados invertidos.
Procedimentos básicos antes da desmontagem das tampas dos cabeçotes
Para executar qualquer trabalho nos comandos de válvulas das Comet e Mirage 650 não é necessário retirar o motor do chassi, bastando apenas remover: reservatório combustível, líquido de arrefecimento, radiador do motor, tubulações, caixa de filtro de ar, fiação, cabos, carenagens e etc.
Até aqui o tempo gasto de mão de obra, independente de ter ou não carenagens, é de aproximadamente 1 hora.