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Análises do sensor de temperatura do motor da Honda CG 150 Titan


Nesta edição, veja alguns aspectos relacionados ao diagnóstico e reparo deste componente que comumente é relacionado no scanner como falho, mas nem sempre ele é o real culpado

Por: Paulo José de Sousa - 11 de agosto de 2014

Conector do módulo de controle do motor (ECM) – lado da fiação principal. Identificação dos pinos correspondentes ao sensor de temperatura do óleo do motor  “04” e “24”Na correria do dia a dia da oficina quando uma motocicleta entra em serviço com a luz de injeção indicando uma pane no sensor de temperatura do motor,  a lógica da nossa decisão esta o senso comum que é a substituição da peça.

O problema começa complicar quando fazemos o reparo e a luz de alerta da injeção continua piscando, indicando que o defeito permanece. Por isso nesta matéria vamos observar outros aspectos relacionados aos diagnósticos do sensor EOT ( sensor  temperatura do óleo do motor) 

Conhecendo um pouco mais sobre o sensor - O sensor esta presente nas motocicletas equipadas com injeção eletrônica onde o arrefecimento do motor é a ar. O modulo de controle do motor (ECM) não teria como diagnosticar a temperatura se não fosse o sensor, muito além de informar a temperatura ele é como um “termômetro”, o componente é previamente alimentado por uma tensão de cerca de 5 Volts vinda do ECM que transforma os valores de temperatura do óleo do motor em sinais elétricos.

Todas as informações servirão de parâmetros para o ECM gerenciar o funcionamento da ignição e ajustar a mistura ar-combustível, por isso o acomponente é de vital importância no sistema de injeção eletrônica. O perfeito funcionamento irá assegurar: um funcionamento redondo do motor, economia de combustível, redução na emissão de poluentes, maior potência e durabilidade ao motor.

Partida a frio - Em temperaturas baixas o tempo de injeção é prolongado, pois há uma ligeira perda de combustível injetado devido a sua condensação, que é a transformação do combustível atomizado em combustível líquido, impedindo assim a formação da mistura adequada ar/combustível, o que dificulta a partida, por isso o suprimento extra de combustível é necessário para compensar a perda.

 À medida que o motor é aquecido, o ECM reduz o tempo de injeção, e após atingir a temperatura ideal de funcionamento, o motor permanece ainda sendo monitorado com o objetivo de assegurar a dosagem ideal do combustível,

Alguns sintomas de panes que “podem” ser ocasionados pelo sensor de temperatura do motor:

Marcha lenta irregular.
Consumo excessivo de combustível.
Vela de ignição carbonizada.
Potência do motor abaixo do esperado.
Dificuldade na partida com o motor frio

Autodiagnóstico do sensor  - Algumas panes no sensor de temperatura do motor são percebidas pelo ECM durante o funcionamento do motor e por esse motivo, o autodiagnóstico irá apontar “7” piscadas por meio da luz de anomalia do painel da motocicleta.

O sensor de temperatura de óleo do moto (EOT)  pertence ao grupo de sensores de correção do sistema de injeção eletrônica, suas informações servem para correção do tempo básico de injeção, na falta do sinal do sensor a motocicleta terá o funcionamento garantido, pois a central eletrônica utilizará outro mapeamento. As compensações do ECM não substituem a falta do sensor, apenas permitem que a motocicleta funcione da melhor maneira possível até que possa ser conduzida ao reparador.  

Outro ponto de análise durante diagnósticos - Entendendo o conector do ECM – 33 pinos
Cada pino do ECM corresponde a um ou mais elementos do sistema de injeção, por isso devem ser analisados. Na fiação principal que segue entre o ECM e os demais sensores e atuadores deverá haver continuidade.

Nota: nunca responsabilize um componente da motocicleta pelo mau funcionamento do sistema de injeção eletrônica antes de certificar-se que o defeito não esta no ECM ou na comunicação entre o módulo e os demais sensores ou atuadores.

Prováveis causas de falhas no sistema de injeção que podem interferir no funcionamento do sensor:

Tensão da bateria abaixo do especificado pelo fabricante da motocicleta
Fúsivel queimado
Falha em algum componente do circuito de alimentação do ECM ( ver figura)
Oxidação nos pinos do ECM
Falha de contato do conector do ECM
Falha nos aterramentos do ECM
Sujeiras e incrustações no sensor.
Circuito aberto ou curto-circuito na fiação entre o sensor e o ECM.
Defeito no ECM.
 Cores dos fios: VM = Vermelho - BR = Branco - AM = Amarelo - VD = Verde - PT = Preto - AZ = Azul

OUTROS DIAGNÓSTICOS
Conector do sensor EOT1. Verificação da tensão (V) de entrada do sensor EOT - Linha de alimentação – conector 2P – lado da fiação.
Se o módulo do motor trabalhar com base em dados inadequados fornecidos pelo sensor, a motocicleta poderá não apresentar resultado satisfatório no funcionamento.

 

Passos para o diagnóstico:
a. Com o interruptor da ignição desligado desacople o conector do sensor de temperatura do motor.
b. Ligue o interruptor de ignição.
c. Com o auxílio de um multímetro na escala DCV, meça a voltagem entre o conector do sensor 9 lado da fiação) e o terra. 

Conexão com o multímetro:  Fio: Amarelo/Azul (+)  Terra (-) conector 2P – lado da fiação.
Voltagem padrão: entre 4,75V ~ 5,25V.
Se a voltagem não estiver de acordo vá para o procedimento 2.
Conector do sensor EOTCaso a voltagem esteja no padrão siga até o procedimento 3.

2. Verificação de curto-circuito no sensor de temperatura do motor - Linha de alimentação – conector 2P – lado da fiação.

Passos para o diagnóstico:
a. Com o interruptor da ignição desligado desacople o conector do sensor de temperatura do motor. (Atenção NÃO Ligue o interruptor de ignição)
b. Com o auxílio de um multímetro, verifique se há continuidade entre o   conector do sensor (lado da fiação) e o terra.

Conexão com o multímetro:  Fio: Amarelo/Azul (+)  Terra (-) conector 2P – lado da fiação.
Se houver continuidade, há curto-circuito.
Se não houver – vá para o procedimento 3.

3. Verificação da resistência (Ω) do sensor de temperatura do motor - conector 2P – lado do Sen­sor.

Conector do sensor EOTPassos para o diagnóstico:
a. Com o interruptor da ignição desligado desacople o conector do sensor de temperatura do motor. (Atenção NÃO Ligue o interruptor de ignição)
b. Com o auxílio de um multímetro na escala de resistência (Ohm), verifique a resistência do sensor EOT. 

Conexão com o multímetro:
Fio: Amarelo/Azul - Verde/branco conector 2P – lado do sensor.
Resistência padrão: 2,5 ~ 2,8K Ω ( 20°C).
Se a resistência estiver fora do padrão, substitua o sensor.
Se a resistência estiver no padrão, o sensor estará em conformidade, verifique qual do itens abaixo devem ser analisados.

 

 

Passos para a remoção do sensor EOT

Remova o conector do sensor de temperatuta do óleo do motor

Solte o sensor EOT com uma chave 17mmRemova o sensor de temperatura do óleo do motor - EOT

PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SENSOR EOT
• Limpe a superfície de contato do componente
• Substitua o anel de vedação

A instalação é dada na ordem inversa da remoção da peça.
Torque de aperto do sensor: 14N.m ou (1,4 kgf.m)