É fundamental que se respeite os limites da mistura Ar X Combustível, pois o sistema eletrônico identifica a quantidade de oxigênio disponível para queima, e só então define o volume de combustível a ser injetado no motor.
Existem alguns fatores que podem alterar o volume de combustível a ser injetado no motor, em decorrência de informações não verdadeiras ou interferências mecânicas geradas por desgaste excessivo do motor, óleo de má qualidade, etc.
Para se fazer a análise dos gases ou da mistura, pode ser utilizado um analisador de gases, que permite verificar CO, CO2 O2, HC e NOX.
Há também equipamentos muito eficazes para se analisar a mistura, que permite, através de um visor gráfico, identificar a proporção próxima ao ideal Ar/Combustível.
Para exemplificar, será utilizado o analisador de misturas da GT Max, que pode ser instalado em um computador, fazendo com que se obtenha mais detalhes.
A Mistura muito pobre
B Mistura aceitável
C Mistura ideal
D Mistura rica
PROCEDIMENTO PARA A LEITURA DOS GASES
Verificar a análise da mistura:
- Aquecer o motor, evitando que a água acumulada no escape contamine a sonda de captação dos gases.
- Conectar o equipamento na bateria e aguardar 5 minutos para que a sonda aqueça.
- Introduzir a sonda até o final e retornar aproximadamente 2cm.
- Selecionar o combustível >ALC< para “Álcool” e >GAS< para “Gasolina”.
- Manter o motor com rotação constante entre 2.000 a 2.500RPM. Não desacelerar.
No display aparecerão as seguintes informações:
- Combustível selecionado >GAS< / >ALC<
- Proporção Ar / Combustível AFR (consultar a tabela)
- Gráfico da mistura
- Porcentagem do “CO”
- Rotação do motor.
PROPORÇÃO AR/COMBUSTÍVEL
MISTURA |
GASOLINA |
ÁLCOOL |
POBRE |
AFR 17.0 |
AFR 11.3 |
POBRE |
AFR 16.6 |
AFR 10.9 |
ECONÔMICA ACEITÁVEL |
AFR 16.2 |
AFR 10.5 |
ECONÔMICA ACEITÁVEL |
AFR 15.8 |
AFR 10.1 |
IDEAL |
AFR 15.4 |
AFR 9.7 |
IDEAL |
AFR 14.7 |
AFR 9.0 |
IDEAL |
AFR 14.0 |
AFR 8.3 |
POTÊNCIA ACEITÁVEL |
AFR 13.6 |
AFR 7.9 |
POTÊNCIA ACEITÁVEL |
AFR 13.2 |
AFR 7.5 |
RICA |
AFR 12.8 |
AFR 7.1 |
RICA |
AFR 12.4 |
AFR 6.9 |
É fundamental a verificação das condições do sistema de ignição, desde a bobina até a vela, principalmente verificar se a aplicação da vela está correta.
AJUSTES DE CO NAS MOTOS BMW
Nas motos BMW 1996/1997, o ajuste de CO deve ser iniciado pela regulagem do batente da borboleta e ajuste do TPS.
Ajustar o parafuso do by-pass em 2 ¼ de abertura.
A borboleta deve ficar apenas encostada no batente, sem expressar força sobre ele.
Ajustar o TPS através do fio VM / BC, com o contato ligado.
Afrouxar os parafusos de fixação do TPS e virá-lo até obter o valor de 0,37 V.
Após esses ajustes, aquecer o motor.
Após aquecido, com auxílio de uma chave de fenda e do analisador de mistura, ajustar o CO em, aproximadamente, FR 14.7.