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Kart em perfeito estado de funcionamento e equilíbrio é regra número 1 no maior kartódromo do mundo


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
10 de maio de 2013


Pilotos profissionais, amadores ou aqueles que estão vendo um kart pela primeira vez eque querem se divertir em “alta velocidade”, mas com toda a segurança, então devem experimentar os 2,7 km de pista do kartódromo MMOA, o maior kartódromo do mundo. Localizado na cidade de Nova Odessa, a aproximadamente 100 km de São Paulo, o MMOA permite a criação de 9.000 traçados distintos, o que possibilita realizar corridas para níveis diferentes de pilotos.


“Sem segurança não existe diversão”, afirma Moacir Vieira, o Moa, veterano piloto e idealizador do projeto. Por essa razão, antes de qualquer piloto entrar na pista todos os detalhes são checados. “No MMOA o piloto só assume a direção do kart se estiver equipado com macacão, balaclava e capacete. Mesmo que seja veterano ou profissional, tem depassar pela “reunião de briefing”, onde explicamos a função de cada bandeira, cuidados com as ‘zebras’ e respeito às decisões dos fiscais de pista”, afirma o Moa. E é justamente pelo projeto ter sido idealizado por um ex-piloto com 30 anos de experiência no ramo, que a preocupação não poderia ser outra: segurança. A começar pelo kart.


Os 50 karts disponíveis no local, assegura o ex-piloto sem esconder o orgulho, estão sempre em perfeito estado. Todos são revisados periodicamente e após cada corrida, são levados para uma conferência rápida onde são realinhados e saem prontos para a próxima bateria.Para Moa, o desempenho dos motores e a qualidade dos pneus também são imprescindíveis.“Utilizamos em todos os carros, sem exceção, pneus de competição, que apesar de durarem bem menos, não escorregam e aumentam a segurança do piloto. Os motores ficam todosno mesmo nível e potência para um melhor desempenho”, explica Moa, que acompanhapessoalmente os trabalhos de manutenção dos karts.


A qualidade dos carros, segurança dos pilotos e infraestrutura do kartódromo sempre foram as principais preocupações do ex-piloto. Moa conta que antes de começar a riscar no papel oseu projeto, estudou o traçado dos principais kartódromos do mundo. “O sonho era construirum kartódromo de verdade, capaz de permitir corridas de todos os níveis do kart, durante anoite ou dia, com toda a segurança para os pilotos e conforto para o público”, explica Moa,que “dividiu” seu sonho com Dodô Molena e juntos partiram para o empreendimento. “É uma obra fantástica, que já entrou para a história do automobilismo”, conta Molena.


Além de ser um espaço moderno e muito bem equipado para pilotos de todos os níveis e empresas, o MMOA também abre suas pistas para as competições oficiais, organizadas pelas federações paulista e brasileira de automobilismo.

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