Temperatura sob controle? Mas o que é isso?
O motor do seu veículo gera muito calor devido a explosão do combustível dentro dele. Este calor deve ser controlado, senão o motor pode fundir. Para que isto não ocorra, existe o sistema de arrefecimento.
Sistema de arrefecimento
É um sistema complexo que controla toda a temperatura do motor. Assim ele terá maior durabilidade, menor desgaste e atrito, maior economia de combustível, menos manutenção, emitirá menos poluentes e aumetará seu desempenho.
O que compõe o sistema de arrefecimento?
• Líquido de arrefecimento – água + aditivo
• Válvula termostática – controla o fluxo do líquido para o radiador
• Radiador – diminui a temperatura do líquido
• Ventoinha – auxilia o radiador a diminuir a temperatura do líquido
• Interruptor térmico - liga e desliga a ventoinha
• Mangueiras – liga o motor ao radiador levando o líquido de arrefecimento
• Bomba d´àgua – envia o líquido para o todo o sistema
• Sensores de temperatura – indica a temperatura do motor no painel do veículo e ao computador da injeção eletrônica
É verdade que o líquido de arrefecimento é tão importante quanto o óleo do motor?
Sim, sem dúvida?
A falta do líquido ou o uso de um fora das especificações pode fundir o motor por excesso de temperatura. O líquido de arrefecimento deve ser trocado a cada 30.000 km ou uma vez por ano!

E os outros componentes?
Todos devem ser checados e inspecionados uma vez por ano e caso tenham problemas, devem ser substituídos. Você sabia que em uma inspeção veicular realizada em 2248 veículos, o sistema de arrefecimento foi o campeão dos problemas?

82,2% dos veículos necessitam de um reparo no Sistema de Arrefecimento.
Fonte FACISC (Federação das Associações Comerciais e Industriais de SC)
O que devo fazer, então?
Simples! Procure tratar o Sistema de Arrefecimento “Preventivamente” e não “Corretivamente”, você já ouviu falar em “Medicina Preventiva?”
Pois é...o mesmo conceito pode ser aplicado ao seu carro com a “Manutenção Preventiva”!
Consulte o profissional reparador Certificado ASE ou os Postos Autorizados THOMSON-CAR e veja as vantagens!

Fica mais barato a manutenção preventiva do que a corretiva?
Veja o quadro abaixo:

*Custo anual
**Valores médios Janeiro/2005 sem a mão-de-obra para veículo popular 1.0
Outros cuidados importantes:
Verifique o nível do líquido de arrefecimento uma vez por semana.
Nunca coloque outro líquido que não seja o especificado.
Nunca inspecione o sistema quando ele estiver quente, pois há grande risco de queimaduras.
Troque o líquido uma vez por ano.
Sempre faça a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento em uma oficina especializada ou nos postos autorizados THOMSON-CAR.
Pesquisas indicam, “Água enferrujada” no radiador desvaloriza o carro na hora da revenda.
Cuidado com o Sistema de Arrefecimento! Siga a orientação de um profissional reparador da sua oficina e do fabricante dos produtos, eles nunca irão deixar você de cabeça quente!
Em caso de dúvidas ente em contato com o SIM - Serviço de Informações MTE-THOMSON através do 0800-704-7277 ou pela internet [email protected] e www.thomson-net.com.br