Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veiculo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.
E-mail de contato: [email protected]
InstagramFacebookTikTok
Atalhos
NoticiasComunidade
Outros Assuntos
RotaMarcas na OficinaImagem das Montadora
Fórum Oficina Brasil
Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil
Jornal Oficina Brasil
Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos Reservados
Política de Privacidade
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
  1. Home
  2. /
  3. Matérias Antigas
  4. /
  5. Boletim Técnico

Boletim Técnico


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Da Redação
12 de agosto de 2010


Dica 1
GM Silverado motor MWM Sprint 6.0 Turbo
Barulho no motor quando acelera a 2000 RPM

Quando chega perto de 3000rpm o barulho desaparece, desconfiado que o problema pudesse estar relacionado a injeção de diesel, foi substituído o conjunto de bomba e bicos completo por um de outro veiculo com o funcionamento perfeito e o barulho persistiu. Desmontamos completamente o motor, pois parecia que estava rajando a parte debaixo. Descobrimos que o motor havia passado por uma retifica recentemente e que a taxa de compressão estava alterada.
Solução: Foi rebaixada a cabeça do pistão para que a taxa de compressão voltasse ao normal e o problema foi solucionado.

Dica extraída do fórum

 

Dica 2
S10 2.8 MWM Turbo Diesel Eletrônico
Código de Falha – P0234 Pressão Positiva no servo da turbina

O veiculo chegou de outra oficina acusando este código de falha. Limpamos a memória mas a lâmpada de anomalia voltou a acender quando andamos acelerando acima de 3000rpm.  Foram examinadas as mangueiras da turbina e intercooler até o coletor e todas estavam em ordem. O cliente nos informou que na outra oficina foi feito um serviço na turbina, por isso desconfiamos de uma pressão excessiva.
Solução: Alterando a regulagem da Válvula Waste Gate diminuindo a pressão da turbina, a lâmpada demorava cada vez mais a acender, até que não acendeu mais.

Dica extraída do fórum

 

Dica 3
Marea SW 1.8 2001
Veículo perdeu força e a marcha lenta esta irregular

O cliente chegou a oficina reclamando que depois de ter trocado a correia dentada o veiculo ficou sem força e com marcha lenta irregular. Resolvemos conferir o sincronismo da correia, então tiramos a tampa de válvulas para instalar as ferramentas de fasagem nos comandos de válvulas, porém as mesmas não encaixaram. Então colocamos as ferramentas de sincronismo do Marea 2.0 20v, que encaixaram perfeitamente. Constatamos então que o sincronismo havia sido feito com as ferramentas erradas.
Solução: Refazer o sincronismo utilizando as ferramentas corretas.
Obs.: As ferramentas de sincronismo dos motores do Marea 1.8, 2.0 e 2.4 são muito parecidas, porém não podem ser invertidos, sob o risco de causar atropelamento de válvula.

Jairton Pietro Lourenço de Araraquara – SP – Dica enviada por e-mail

 

Dica 4
Peugeot 206 1.6 2002
Motor não pega

O veículo chegou na oficina guinchado, o motor girava mas não pegava, e as vezes, estourava no coletor de admissão. Fizemos os testes com o scanner que não acusou nenhuma falha, conferimos pressão de combustível, pulso nos bicos e centelha nas velas, tudo ok.
Resolvemos então tirar o coletor de admissão, e descobrimos que não havia vedação no o’ring entre o coletor e o corpo de borboleta, causando entrada de ar e consequentemente aumento do tempo de injeção encharcando as velas, e chegava até a deixar o catalisador incandescente durante a partida.
Solução: Instalar um novo o’ring de vedação entre o coletor e o tbi.

Jairton Pietro Lourenço de Araraquara – SP – Dica enviada por e-mail

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Pegar o carro no “tranco” pode danificar diversos componentes
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Geely define preço do EC7 em R$ 49,9 mil
Matérias Antigas
Matérias Antigas
Governador Alckmin e presidente Schmall inauguram linha de produção do up! na fábrica da Volkswagen do Brasil em Taubaté