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A oficina pede socorro - Parte 3


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Paulo Pedro Aguiar Jr,
13 de dezembro de 2011

Já sabemos o quanto é importante ter a empresa em suas mãos. Ter o controle, saber quanto custa (por mês e por dia) e finalmente saber o custo de cada Box ou elevador da oficina.

Hoje qualquer que seja o prestador de serviços mecânico, funilaria, centro automotivo e etc., que queira estar vivo no mercado e obter lucro terá que diminuir o tempo de permanência do veículo na oficina (PRODUTIVIDADE).

PRODUTIVIDADE: É realizar as atividades diárias, os reparos, no menor tempo possível, mas sempre com muita qualidade.

A primeira providência que o empresário da reparação deve tomar é ORGANIZAR E LIMPAR a oficina por completo. Para se ter uma ideia em uma oficina organizada, um reparador gasta duas horas a menos de tempo para encontrar uma ferramenta do que em uma bagunçada.

Partindo que a sua oficina está organizada e limpa vamos diminuir o tempo do reparo de várias maneiras:

1.Adotar a postura de sempre estar atualizado e manter os reparadores aptos a diagnosticar e reparar corretamente. En-vestir em cursos é essencial para uma oficina sobreviver, principalmente nos dias de hoje onde a tecnologia muda trazendo sempre inovações. Um exemplo disso são os câmbios semi-automáticos presentes na linha da Fiat e GM.

Caso venha trocar a embreagem de alguma destas marcas, esteja atento e bem preparado através de cursos. Tenha também um scanner com a função de realizar a comunicação do câmbio com sua central, caso contrário você terá prejuízo e uma enorme dor de cabeça;

2.Adote o sistema de comissão para os seus mecânicos. Mas lembre que a comissão é para o mecânico receber mais no final do mês e se sentir motivado, não o contrário. Traga para dentro da sua oficina benefícios para os seus mecânicos, como exemplo, a assistência médica;

3.Reveja os seus fornecedores, no caso das autopeças converse com o gerente e negocie prazos e descontos maiores. Um bom argumento é mostrar para ele quando você compra pôr ano e não pôr mês.

Ex: Se compra R$15.000,00 por mês, em um ano a sua oficina está comprando R$180.000,00 pôr ano. Este valor é um belo argumento para negociar vantagens para sua empresa.

4-Hoje em dia grande maioria das oficinas está trabalhando com venda casada. Para se obter mais lucro, você já pensou em comprar de distribuidores? Alguns distribuidores estão faturando uma venda pôr apenas R$200,00 e entregando através de motoboys. Faça também cotações em concessionárias, pois tem peças, dependendo do desconto oferecido, custam bem menos do que nas autopeças;

5-Se você tiver em mãos um relatório de quais peças tem maior giro de saída na sua oficina, você poderá telas em seu estoque. Isto diminuirá o tempo de entrega do veículo para o proprietário, sem mencionar no preço competitivo oferecido;

6-Outro ponto em questão é sobre os serviços rápidos.     Quantas vezes o seu cliente chega à sua oficina para executar um serviço rápido, mas você está lotado. Deixar um Box o um elevador livre para serviços rápidos (troca de óleo e filtros, freios, lâmpadas e outros), trará para sua empresa sempre mais receita e uma clientela fiel á você;

7-Mesmo que você não faça um determinado reparo faça parcerias com outras oficinas, oferecendo outros tipos de reparos como ar condicionado, retifica de motores e outros. Não faça parceria com um amigo só por que ele é seu amigo. Avalie o trabalho dele, veja se trabalha com peças originais e se não tem reclamações de clientes. A parceria existe para trazer mais lucros para a sua empresa bem como a fidelidade do seu cliente e não prejuízos para a sua empresa.

Como podemos notar existem muitos procedimentos a serem executados na oficina. Mude logo, pois as montadoras através das suas concessionárias estão oferecendo serviços bem parecidos com os nossos.rrência.

 

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