Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Cursos EAD
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Banner Oficina Brasil Conecta 2026Banner Oficina Brasil Conecta 2026

Oficina Brasil

NotíciasFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2026. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Curso gratuito de elétrica automotiva para mulheres em Curitiba

Curso gratuito de elétrica automotiva para mulheres em Curitiba

Sindirepa-PR oferece curso gratuito de elétrica automotiva com foco em mulheres e trabalhadores da região
Da Redação
08 de julho de 2025

Curso gratuito de elétrica automotiva para mulheres em Curitiba e Região Metropolitana

Curso gratuito de elétrica automotiva para mulheres em Curitiba

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Paraná (Sindirepa-PR), em parceria com o Senai-PR e apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Paraná, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Elétrica Automotiva. A qualificação tem carga horária de 120 horas e será ofertada em três módulos: básico, intermediário e avançado. A iniciativa busca ampliar o acesso à formação técnica e qualificar a mão de obra para o setor automotivo, com atenção especial às mulheres e aos trabalhadores já atuantes na área.

As turmas foram organizadas em dois turnos com focos distintos. No período noturno, a prioridade será para trabalhadores em atividade, especialmente os associados ao Sindirepa-PR. Já no turno da tarde, a formação será voltada exclusivamente para mulheres, com 18 vagas por unidade. As aulas serão realizadas em três unidades do Senai – Boqueirão, Campo Largo e Colombo – cobrindo regiões estratégicas da capital paranaense e de cidades vizinhas.

O objetivo, além de fortalecer a qualificação técnica e aumentar a empregabilidade no setor, é facilitar a entrada de mulheres em um setor ainda predominantemente masculino. Para isso, o Sindirepa-PR estabeleceu uma articulação com a Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Paraná, em busca de parcerias para preencher essas turmas femininas.

Leia também

  • Curso EAD Controil capacita em freio hidráulico e ABS grátis
  • Curso gratuito de Assistente Automotivo Industrial em Pernambuco
  • Curso gratuito de elétrica automotiva com diagnóstico eletrônico
  • Administração de Oficina: como ter controle total do seu negócio

“A ideia é criar oportunidades reais para mulheres que queiram ingressar na área técnica e também ajudar as oficinas que já precisam de profissionais qualificados”, explica Lorena Bill, gerente executiva do Sindirepa-PR.

A iniciativa também atende a uma demanda do próprio mercado, que enfrenta dificuldades para encontrar profissionais capacitados. “O segmento de elétrica automotiva está em constante expansão devido à crescente complexidade dos sistemas eletrônicos dos veículos modernos”, explica Lorena.

Interessados devem realizar a pré-inscrição por meio de formulário on-line, disponível no link: forms.app/formulario-curso. A organização do processo seletivo está sob responsabilidade do Sindirepa-PR, que também idealizou a grade curricular do curso, validada pelo Senai. As aulas estão previstas para iniciar em agosto e seguir até dezembro, marcando a fase piloto da iniciativa. A expectativa do sindicato é expandir o projeto para outras regiões do Paraná em 2026, alcançando oficinas e profissionais em todo o Estado.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Curso EAD Controil capacita em freio hidráulico e ABS grátis
Curso EAD Controil capacita em freio hidráulico e ABS grátis
Curso gratuito de Assistente Automotivo Industrial em Pernambuco
Curso gratuito de Assistente Automotivo Industrial em Pernambuco
Curso gratuito de elétrica automotiva com diagnóstico eletrônico
Curso gratuito de elétrica automotiva com diagnóstico eletrônico