Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. O fornecimento de peças pelos clientes

O fornecimento de peças pelos clientes

O fornecimento de peças pelo cliente pode ser algo prejudicial para a oficina mecânica no momento imediato, mas é uma questão cultural e de mercados diferentes, e cada oficina deve se adequar a estas possibilidades

Pedro Luiz Scopino
25 de outubro de 2024


public/img/noticias/mundo-empreendedor-1.png-76e7


Nada disso é a realidade ou principalmente o futuro do mercado de reparação automotivo brasileiro. Temos que ter em mente que cada mercado é único e o Brasil é grande demais. Conheço locais que são verdadeiras autopeças que ganham nas peças e a instalação vendida em forma de venda casada (podendo ou não ser assim) é dividida em meio a meio, isso mesmo, em 50% com mecânicos instaladores das peças vendidas no balcão da autopeças. 


O cliente pode fornecer as peças? 

Sim e Não. Depende da regra da sua empresa, ou seja, se estiver claro, na recepção, na ordem de serviços, e na condução do atendimento com cliente, a oficina pode aceitar ou não as peças fornecidas pelo Cliente. Muitas vezes em um carro premium, com peças caras, que podem ultrapassar a barreiras de milhares de reais, pode ser que a oficina não tenha fluxo de caixa para bancar a diferença de dias entre pagamento e recebimento das mesmas, ou não tem canais de compras atraentes nas questões de qualidade, agilidade de entrega e de pagamentos.  


A oficina pode não aceitar as peças fornecidas pelo Cliente? 

Sim, tudo depende das regras de cada empresa. O importante é deixar claro essas questões de funcionamento de cada empresa. Mas se a empresa não tiver regras, nem procedimentos, o cliente pode se sentir à vontade e comprar as peças, e contratar a oficina apenas para instalação das mesmas. Uma grande dica, em um serviço desse tipo, no qual o cliente fornece as peças, não escreva na ordem de serviços e na nota fiscal a troca de peças. Escreva a palavra instalação de peça fornecida. E cada vez teremos mais locais que facilitam as compras de peças, como sites super conhecidos, como americanas.com casasbahia.com mercadolivre.com.br e apps de vendas de peças. 


Posso ter procedimentos de uma Oficina Forte? 

Ser uma Oficina Forte é fundamental para melhorar a gestão das oficinas brasileiras, e para isso é necessário ter procedimentos, regras de funcionamento, e deixar isso tudo muito claro junto do cliente final, seja na recepção com placas indicativas, descrição na ficha de recepção e na ordem de serviços.


public/img/noticias/Img_gestao.png-186a


Tudo é uma questão de procedimentos a serem adotados e aplicados no dia a dia de uma oficina com gestão forte! Eu, particularmente como gestor, prefino nunca escrever NÃO, ou seja, não tem placas na recepção da Scopino Auto Club com a palavra não, temos processos criados para que se o cliente quiser fornecer a peça, tem que seguir as nossas regras, os nossos procedimentos, quem em resumo são: 

  • - peça de qualidade; 

  • - nota fiscal física

    Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Gestão
Gestão
Movimento nacional quer substituir o termo “mão de obra” por “Serviço Técnico” no setor automotivo
Gestão
Gestão
Ultracar anuncia parceria com Escola do Mecânico e oferece desconto exclusivo a alunos
Gestão
Gestão
Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho