Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Aula 60 - Administrando sua automecânica: Uma coluna de 5 anos

Aula 60 - Administrando sua automecânica: Uma coluna de 5 anos

Esta é a aula de número 60, ou seja, completamos juntos exatos 5 anos sem interrupção levando informações sobre gestão automotiva

Pedro Luiz Scopino
10 de janeiro de 2022

O que é a gestão automotiva? É a administração de empresas do setor automotivo, um setor marcado por histórias muito interessantes, de excelentes profissionais que resolvem todos os problemas na mecânica, elétrica e eletrônica automotiva, sim, o brasileiro é muito inteligente e esforçado e resolve todos os problemas, porém que ficou em sua maior parte sem cuidados na gestão, com poucos ou quase nenhum controle da parte financeira, das entradas e saídas, dos pagamentos e dos recebimentos.

Devemos olhar para o retrovisor

Uma coisa é certa, as despesas eram bem menores no passado, o ganho com peças era bem maior, e a lucratividade na mão de obra era certa! Ou seja, no passado havia menos controles, mas maiores ganhos, maior gordura, ou seja, uma coisa compensava a outra. E os colaboradores no passado? Não tinha problemas, pois sempre aparecia um vizinho da oficina, ou um parente, ou mesmo um cliente, com um filho “de menor” ao lado dizendo: “posso deixar meu filho aqui para ele aprender uma profissão, não precisa pagar nada é só para tirar ele das ruas”.

Devemos olhar para o para-brisas!

Devemos olhar para frente, pois devemos analisar os números e resultados, a produtividade, o contas a pagar e a receber, o para-brisas é grande e amplo, por onde podemos enxergar algo bem próximo, como a conta que vence no próximo dia 15, o aluguel que devemos pagar no próximo dia 30, como também podemos enxergar longe, como um planejamento de férias dos colaboradores, um planejamento de férias para você gestor e gestora. Haverá dias complicados com chuva e neblina, e será o momento de diminuir a velocidade, ligar os faróis e acionar as palhetas! Antes deste momento é que devemos entrar a fundo nos números e projeções da empresa.

Mas não se esqueçam que o vidro dianteiro é bem maior que o retrovisor

E nesta analogia comparando a gestão de empresas com o veículo, podemos usar alguns outros recursos no painel de instrumentos, como o computador de bordo, que te apresenta a autonomia, o tempo de percurso, a quilometragem média, velocidade média e por aí adiante, podemos comparar com uma boa gestão dos números da empresa.

Portanto, saber controlar a data de atingir o ponto de equilíbrio, separar a conta física da jurídica, entender como melhorar o ticket médio, como transformar colaboradores em um time unido e produtivo, são desafios reais e atingíveis para a atualidade no setor aftermarket automotivo brasileiro.

E o futuro, o que nos reserva? Talvez mais e mais carros híbridos e elétricos, embora eu particularmente não acredito, mais peças compradas pela internet, também não acredito muito, talvez menos peças nos veículos e uma manutenção mais estendida entre as revisões, mas acima de tudo, que fará muito a diferença será a gestão, os controles, o planejamento, os processos e procedimentos, e sempre lembrem do tripé:

Informações + Equipamentos + Pessoas = Sucesso

CONCLUSÃO

É sempre um grande prazer poder compartilhar conhecimento e experiência com todos vocês leitores da maior mídia do setor automotivo, o jornal Oficina Brasil. E uma coluna só chega a 5 anos, são 60 aulas sem interrupção, e vai continuar pois isso não é uma despedida, graças a vocês leitores e alunos, que gostam e se identificam com o que eu escrevo, a minha experiência de fazer a gestão de uma oficina de verdade com mais de 50 anos e quase 30 anos de professor, e isso me motiva a ajudar as oficinas brasileiras e até de fora do país, a melhorar, a crescer, a evoluir, a ser eficiente e produtiva, a ser lucrativa, a ter colaboradores engajados, e serem oficinas fortes.

Portanto, investir tempo em leituras, em conhecimento, é uma forma de crescer profissionalmente. Não é fácil a jornada de melhorar as empresas, mas eu sou uma prova viva, que SIM é possível!

Pensem nisso! Mas não se esqueçam que, além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Gestão
Gestão
Movimento nacional quer substituir o termo “mão de obra” por “Serviço Técnico” no setor automotivo
Gestão
Gestão
Ultracar anuncia parceria com Escola do Mecânico e oferece desconto exclusivo a alunos
Gestão
Gestão
Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho