Notícias
Vídeos

Aula 6: Administrando a sua oficina mecânica


Com base nas cinco primeiras aulas, veremos agora como calcular o custo da hora de mão de obra, colocar sua margem de lucro e vamos ter a hora de venda!

Por: Pedro Luiz Scopino - 24 de abril de 2017

Foto 1

E nesta matéria, temos ainda aula prática! Isso mesmo, acesse o link www.oficinabrasil.com.br/simulador/calculadora/ e tenha acesso gratuito e exclusivo à calculadora de cálculo de mão de obra elaborada com a parceria Sindirepa-SP, Sebrae-SP e professor Scopino.

Esta calculadora é inédita, tanto para o setor automotivo quanto a outros setores que prestam serviços, ou seja, que vendem hora trabalhada (foto 1).

Desta forma, com poucas informações da sua empresa de reparação automotiva você terá importantes dados e determinará o correto valor de venda da hora de mão de obra.

E então com poucas informações teremos alguns importantes resultados.

Assim com as informações de faturamento bruto em peças e faturamento bruto em serviços.

Teremos o faturamento bruto total, e já aparece na calculadora a porcentagem de faturamento em peças e em serviços.

Atenção: quanto mais se faturar em serviços mais próximo estaremos da realidade da oficina mecânica, a  prestação de serviços.

E então digite quantos veículos em média são reparados na sua empresa, 40, 50, 100 ou 200, esta informação será importante para o cálculo do ticket médio da empresa.

E quantos mecânicos produtivos há na sua empresa?

Esta resposta é muito importante, e a calculadora já faz o cálculo de quantas horas disponíveis há para vender no mês, este cálculo é tão importante para saber se tem colaboradores de mais ou de menos na empresa, e o sistema já adota o padrão de cerca de 150 horas por mês por colaborador.

Agora temos um momento delicado, quais são as despesas fixas e variáveis dentro do período de um mês, e colocar tudo isso em um papel, desde as despesas fixas como aluguel e salários, e as variáveis como comissões, peças.

E o último quadradinho em amarelo é a porcentagem de lucro desejado, que pode ser de 15% como uma média em grandes centros, como valores bem mais altos, como 50% em veículos premiuns (foto 2).
Foto 2

E pronto!

A calculadora vai te apresentar automaticamente nos quadradinhos em verde:

Resultado do custo da sua hora produtiva, quanto mais baixo seu custo maior será seu lucro!
Preço de venda da hora trabalhada, e quanto maior seu lucro desejado maior será este preço da hora, mas cuidado com o mercado da região que você atua.
“%” sob o lucro é o valor direto de quanto você está lucrando diretamente entre custo e venda da hora de mão de obra.

Receita Máxima admissível de Mão de Obra, é um cálculo para entender o quanto se pode faturar na oficina mecânica na questão de hora vendida, ou seja, quanto mais elevadores, mais pneumáticas, mais equipe treinada, mais horas serão vendidas, e maior será a lucratividade!

E quanto de horas temos de ociosidade, quanto menos melhor! Portanto mais trabalho e menos tempo de mecânicos parados!

E ainda teremos o ticket médio, quanto maior melhor para a empresa, pois teremos vendido mais para menos veí­culos dentro do período de um mês (foto 3).
Foto 3

E para finalizar veremos o Ponto de Equilíbrio, sendo 1 empate, menos de 1 você está perdendo o jogo, e maior que 1 você está no caminho certo! Parabéns!