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  5. Aula 46 - Administrando sua automecânica: Serviço leva e traz

Aula 46 - Administrando sua automecânica: Serviço leva e traz


Ao invés de esperar o cliente chegar, podemos nos adequar para ir buscar o carro para a manutenção na oficina, e o Cliente adora!

Pedro Luiz Scopino
07 de dezembro de 2020

Conhecem aquela história, bem comum nas oficinas mecânicas, em autoelétricas, em centro de reparação automotiva, etc, que abrimos as portas da empresa e vamos torcendo muito, para algum cliente chegar! E se não chegar? E se o horário de trabalho não permite que ele deixe seu carro para reparo? 

E se o trabalho remoto limitou algumas saídas de casa? Quem já ouviu a frase que “no home office se trabalha mais que no presencial?

Comodidade. Parece ser uma palavra simples, que significa: qualidade do que é cômodo; qualidade do que satisfaz plenamente, por sua adequação, utilidade ou conveniência, aos fins a que atende.

Essa definição tem forte ligação com o que sempre escrevo e falo em aulas, ou em lives no “novo normal”. Devemos nos reinventar, renovar, ter novos conceitos e atender de forma diferente o nosso Cliente e os novos Clientes que irão surgir.

Entre várias possibilidades, com a pandemia ficou forte um serviço já existente, mas pouco praticado, o serviço de ir buscar o carro na casa ou local de trabalho do Cliente, trazê-lo para a oficina para o devido reparo, e depois entregá-lo na casa ou local de trabalho do Cliente. É uma comodidade ao consumidor que pode ser cobrado ou feito de forma gratuita, mas que traz para dentro da empresa o serviço, o faturamento e claro, o Cliente adora!

O Cliente gosta muito de comodidade, gosta de ser mimado, mesmo que seja mais caro!

Em grandes centros, onde o trânsito representa uma grande perda de tempo, você como gestor pode oferecer esse serviço de leva e traz para o seu Cliente já cadastrado e onde já exista uma relação de confiança, afinal de contas, há muitos casos em que o Cliente nem está presente no momento da retirada e entrega do carro, pois ele pode estar dando aula online e deixa a chave com um funcionário, ou com o porteiro do condomínio, portanto esse tipo de serviço para um “novo” Cliente ou um pedido por telefone pode ser um pouco arriscado.

Também existe a opção de guincho, sim, é mais uma forma de serviço leva e traz para carros de alto valor, de colecionador ou da linha Premium, em que valha a pena ter ou fazer parceria com um serviço de reboque para ir buscar e depois entregar o carrão ao Cliente. Em cidades menores, a ideia da carona para o Cliente também funciona bem, mas como comodidade não faz mal a ninguém, e estamos em uma época em que pelo telefone, hoje um microcomputador de mão, se compra, se paga e recebe qualquer coisa em casa, o serviço leva e traz é como um delivery para serviços automotivos.

Oferecer aos Clientes o serviço de leva e traz requer regras para valer a pena para a oficina.

Quando citei que esse serviço requer já uma relação de confiança com o Cliente é porque devemos já entender as suas necessidades e que se trata de um orçamento já pré-aprovado. Já pensaram todo o trabalho e esquema montado de ir buscar o carro e na hora de passar o orçamento o Cliente não aprova? É um risco que não devemos correr! Portanto um serviço desse para uma simples troca de óleo vai ter um custo alto para a oficina, mas para uma revisão, um serviço de suspensão e freios, vai valer a pena.

Os clientes estão utilizando menos serviços de táxi ou motorista por aplicativo.

Tenho aplicado uma forma mais tranquila no serviço leva e traz, com bons resultados, que ao invés de ir em duas pessoas da oficina buscar o carro do Cliente, utilizando o carro da oficina, e depois ao final do dia ir entregar em duas pessoas novamente, ao ser agendado o serviço com o leva  e traz, perguntamos ao Cliente se podemos deixar um carro da oficina na vaga de garagem de seu carro, assim vai apenas um colaborador da oficina dirigindo o nosso veículo, ele faz a troca pelo carro do Cliente, e no final do dia, vai entregar o carro revisado e de lá já vai para sua casa com o carro da oficina, ou seja, é uma forma otimizada de fazer o serviço leva e traz. Antes da pandemia tínhamos um carro para este serviço, agora temos dois carros da oficina.

CONCLUSÃO

O serviço leva e traz é uma forma de melhor atender seu cliente, ainda mais neste ano de 2020, com a pandemia do coronavírus Covid 19, em que as palavras reinventar e novo normal foram essenciais, mas tem mais novidades!
Há clientes que estão com medo de sair de casa, ainda mais quem é do grupo de risco ou mora com pessoas de idade ou com problemas de saúde.

Há clientes que estão no home office, e estão trabalhando mais que o antigo normal.

Há clientes que deixavam o carro para reparo na oficina e iam embora para sua residência ou trabalho de serviço de táxi ou por motorista de aplicativo. E agora não usam mais, por não se sentirem seguros.

Portanto, são várias as possibilidades e grande tendência dos clientes utilizarem cada vez mais o serviço leva e traz.

Se prepare, se programe, faça o planejamento deste serviço e depois divulgue, sempre com regras bem definidas, como agendamento prévio de um ou dois por dia, raio em km de cobertura para não ter que atravessar a cidade por horas, horários de funcionamento.

Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial!

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