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Em viagens ao exterior, mais precisamente nas feiras nos Estados Unidos para atualização técnica, tive um choque cultural!
Sim, são leis diferentes, carros diferentes, atitudes diferentes, e algumas relações proprietário e colaborador são muito diferentes!
Em visitas a algumas oficinas de reparação e autopeças em Las Vegas, reparei na seguinte relação de trabalho, cada balconista da autopeças recebe por hora disponibilizada e trabalhada cerca de U$ 7,00/h (7 dólares americanos por hora). Em alguns casos há incentivo em comissão de vendas em outros não, metas por produção ou produtividade em outros. E nas oficinas mecânicas também, cada auxiliar recebe cerca de U$ 4,00/h, e cada mecânico profissional U$ 12,00/h.
Fiz esta descrição para ficar bem claro que a relação profissional, entre proprietário e colaborador, é uma relação de compra de horas de serviço (salário pago dentro de um mês) e prestação de serviços na venda desta hora trabalhada (função do colaborador).
Estão observando bem como é importante a cobrança dos serviços automotivos em horas, pois são compradas horas de trabalho do colaborador!
Por isso acho muito errado ver em algumas oficinas que visito um Cliente perguntando — Quanto custa para trocar as pastilhas de freio de meu carro?
E o mecânico, ou atendente responde: — R$ 20,00
Sendo que a resposta mais adequada seria — O serviço no freio dianteiro de seu veículo, seguindo as Normas ABNT, é de uma hora de serviço.
Esta cultura de cobrar por serviços é que devemos alterar no Brasil!
Os produtivos – Nas empresas de reparação todos consertam carros!
Sim, o comprador de peças, o motorista, o motoboy, o auxiliar de limpeza, a secretária, os sócios, todos consertam carros, ou melhor estão ali para auxiliar e complementar o objetivo que é a manutenção automotiva!
MAS, E OS PRODUTIVOS?
Seguindo a classificação brasileira de ocupação CBO, o mecânico de automóveis deve seguir algumas obrigações de conhecimento e de atitudes segundo o Ministério de Trabalho e Emprego, com as seguintes aplicações:
CBO 9144-05 Mecânico de manutenção em automóveis, motocicletas e veículos similares.
CBO 9144-25 Mecânico de veículos automotores a diesel.
Mas esta relação entre empresa e produtivos deve ter especial atenção, afinal de contas estes produtivos, os mecânicos de manutenção, ou hoje mais chamados Reparadores Automotivos, têm na sua jornada diária a necessidade de “venda” destas horas trabalhadas para que a empresa tenha o retorno financeiro real das horas “compradas” com o pagamento dos salários de todos da equipe, e nisto estou incluindo os produtivos (Reparador) e os demais colaboradores (secretária, motoboy, comprador, etc).
Para que a empresa de reparação automotiva tenha lucratividade no final do mês, ou melhor, no seu fluxo diário de movimentação, se faz necessário executar a venda das horas disponíveis na sua totalidade ou quase a totalidade das horas “compradas” dos produtivos.
DICAS PARA A EMPRESA |
• Informação técnica disponível; • Cobrar por hora trabalhada (objetivo final desta coluna mensal); • Programação e agendamento de serviços; • Elevador (ganho de tempo em serviços undercar e revisões); • Ferramentas pneumáticas; • Carrinho ou caixa de ferramentas individual por produtivo; • Quadro geral de ferramentas bem demarcado; • Peça disponível para substituição; • Reparador bem treinado e motivado! |
Objetivo Final |
Valor de Venda da Hora de Mão de obra |
Aula 4 |
Dias e horas de Trabalho |
Aula 5 |
Margem de Lucro |
Aula 6 |
Valor Hora de Venda |
Com ações bem planejadas como estas citadas, é possível a empresa de reparação, em um serviço simples de troca de platô, disco e rolamento de embreagem de um veículo popular, cobrar 4h de serviço, e com as dicas é possível executar com precisão e qualidade em cerca de 3h!
Este é um dos grandes segredos nas empresas de reparação, cobrar um valor de horas seguindo a tendência de mercado ou tabela tempária, cobrando este valor “cheio” do cliente, e executá-lo com eficiência em um tempo menor, ou seja, um reparador bem treinado, uma empresa de reparação com excelente planejamento, consegue “vender” a totalidade das “horas” compradas de seus colaboradores, se tornando uma empresa com alta rentabilidade!
Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!