Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Aula 26 - Administrando a sua oficina mecânica: Uniformes e identificação

Aula 26 - Administrando a sua oficina mecânica: Uniformes e identificação

A apresentação visual de todo o time da oficina chama a atenção de seu cliente, e também o fato de poder te chamar pelo nome é muito importante

Da redação
05 de fevereiro de 2019

Aquele macacão azul marinho, ou aquela calça jeans velha e surrada, junto com uma camisa de promoção de marca de autopeças e um tênis ou sapato velhos podem ser considerados como uniforme da empresa? - Sim. Se o gestor não definir a obrigatoriedade de se utilizar um uniforme para o seu time assim como o seu fornecimento. Ou pode ter um uniforme padrão, com calça e camisa própria, com seu logotipo e nome do colaborador, ou uso de crachás, e um planejamento semanal para troca diária, ou a cada dois ou três dias de uso. Mas nem sempre financeiramente isso é possível e entendo a realidade da maioria das oficinas brasileiras. Não é fácil ser gestor nesse Brasil.

 

Se o gestor tornar um procedimento interno o uso de uniforme, deverá fornecer o mesmo para o seu time de colaboradores, e isso não é barato. 

Deverá ser calculado entre 3 a 5 jogos por colaborador do chão de oficina, lembrar que temos tamanhos diferentes entre esses profissionais, medidas diferentes, e na oficina é importante usar camisa e calça no padrão determinado. Já na recepção e administrativo, pode- -se optar pelo uniforme completo ou uso de camisa mais social ou modelo polo. Lembrando que todo esse uniforme dura em média de 12 a 24 meses. Ou seja, após esse período de uso e lavagens semanais, todo o processo de escolha de tecido, cores e tamanhos deverá ser novamente elaborado. 

Locação - trata-se de um sistema menos utilizado no setor automotivo e depende muito de empresas e sua região de atuação, onde não existe a necessidade de um valor alto na compra de jogos de uniformes para todo o time, funcionando da seguinte forma: primeiro fazer o contato com uma empresa de locação de uniformes (muito utilizado em indústrias e na construção civil), analisar os materiais utilizados como tecido, cores, período de troca e viabilidade financeira, elaboração de contrato e confecção dos uniformes (sem custos para a oficina). Neste sistema de locação existe apenas o custo fixo mensal por colaborador, assim cada um tem 5 jogos de uniformes com logotipo da oficina, seu nome marcado tanto na calça como na camisa, e tem dois jogos de uniforme para utilizar por semana, um de reserva, e dois jogos sendo lavados pelo sistema de locação. Assim os uniformes não vão para casa do colaborador, ficam sempre na oficina e são trocados, lavados, passados semanalmente pela empresa de locação. Esse custo de locação é fixo e mensal, não é barato, mas se tem uma padronização e correta limpeza do uniforme (quem lava é a empresa de locação). 

O crachá - Chamar qualquer pessoa pelo nome é muito mais atrativo e convidativo em qualquer setor comercial. É uma forma de tornar muito mais acessível qualquer conversa ou elogio ou reclamação. Quem atendeu o cliente não foi um mecânico qualquer, foi o Mecânico Antônio, ou Mecânico Carlos, etc. 

CONCLUSÃO  

O cliente repara no “visual” e valoriza muito empresas organizadas, limpas, claras, e neste aspecto entra em grande destaque o uniforme utilizado e o crachá de identificação. O nome do colaborador pode estar escrito diretamente em costura no uniforme, ou em formato de crachá, ou mesmo em pin metálico. O importante é ter esse nome em destaque para facilitar a identificação e a conversa com o seu Cliente. Já o uso correto do uniforme demonstra o quanto profissional é a empresa, já que os serviços automotivos muitas vezes geram resíduos de óleo e graxa, e o roupa suja não é mais sinônimo de bom mecânico, afinal de contas empresa tem CNPJ, não tem coração! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial! Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!  

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Gestão
Gestão
Movimento nacional quer substituir o termo “mão de obra” por “Serviço Técnico” no setor automotivo
Gestão
Gestão
Ultracar anuncia parceria com Escola do Mecânico e oferece desconto exclusivo a alunos
Gestão
Gestão
Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho