Oficina Brasil


Aula 24 - Administrando sua auto mecânica:o importante capital de giro!

Reserva de recurso financeiro para suportar os pagamentos antecipados e recebimentos parcelados em um período da empresa

Por Pedro Luiz Scopino

Como está o fluxo de capital de giro da empresa hoje? 

Será que estou comprando muitas peças para o estoque, ou estou dividindo os recebimentos de meus clientes em 5 vezes sem juros, e pago as peças em 3 vezes para meus fornecedores? 

A conta não vai fechar no final do mês! Muito cuidado com a saúde financeira da sua empresa! 

Temos que nos adequar a esta circulação do capital da empresa. 

Como calcular o Capital de Giro da sua empresa: 

Primeiro devemos entender que este giro de dinheiro é necessário para não fazer loucuras em descontos, ou antecipação de cartões de créditos, perdendo muito dinheiro, para pagar a conta que vence amanhã à tarde! 

E ficar com a conta bancária no vermelho e pagando juros altos aos bancos. 

Para compor o capital de giro devemos saber de números, e o empresário da reparação automotiva tem que saber dos seus reais números, seja por um sistema de gestão via web, ou local, ou por planilhas em Excel, ou até mesmo no caderno. E isso, eu posso comprovar com minha experiência em dar treinamentos em todas as regiões do Brasil. Há oficinas, mesmo pequenas, organizadas. E sabem e acompanham seus números em caderno. E isso funciona também.  

CG= Capital de Giro 

AC= Ativo Circulante (recebimentos reais, caixa, bancos, aplicações, etc) 

PC= Passivo Circulante (fornecedores de peças e serviços, contas a pagar, etc) 

Fórmula:CG = AC – PC 

Também podemos acessar a fórmula do SEBRAE-MG em: 

https://www.sebraemg.com.br/atendimento/bibliotecadigital/documento/Planilha/Calculo-do-capital-de-giro---Caderno-de-Gestao  

 

O valor deste capital de giro deve levar em conta o grau de proteção que a empresa deseja ter. Se tiver condições de um valor com grande proteção, o empresário pode fazer bons negócios principalmente quando há pouco serviço, e pode dividir os serviços em mais vezes ao cliente. E o melhor, quando o capital de giro puder pagar alguns fornecedores à vista com descontos! Muitas vezes um desconto à vista é muito melhor que investimentos em aplicações financeiras. Pensem nisto! 

CONCLUSÃO 

Dicas para manter o capital de giro, e suas noites de sono! 

  • controle muito bem a inadimplência, ainda mais quando envolve peças, sabemos muito bem o que é não receber a mão de obra e ainda ter que pagar as peças do próprio bolso quando não recebe do cliente inadimplente. A melhor opção é ter o dinheiro eletrônico como opção forçada para eliminar esse problema. Você vai ver um filme com a família, primeiro paga o ingresso e depois assiste o filme, mesmo que deteste o filme, já pagou pelo ingresso, e este é o procedimento do cinema, primeiro paga depois assiste. Muitas lanchonetes e bares também é assim, primeiro paga depois consome. Tem oficinas que a aprovação do orçamento é com 50% de pagamento à vista no débito ou transferência bancária e depois na entrega é pago restante. Conheço rede de serviços que primeiro se paga o serviço todo (no cartão em 3x) e depois é efetuado o serviço, cada empresa pode ter suas regras, basta deixá-las claras na recepção para o Cliente. 
  • renegocie dívidas para longo prazo, assim você ganha fôlego para pagar por peças e produtos, como por exemplo, um Tambor de 200 lts de óleo de motor, a oficina dificilmente irá vender todo o tambor em um mês. 
  • reduza custo e despesas, gastos fixos como água e luz, melhore as compras renegociando com seus fornecedores. 

Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida da empresa! 

 

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O! 

SCOPINO,  

Mecânico de Autos Profissional, Bacharel em ADM de Empresas, diretor da Auto Mecânica Scopino, professor do Umec e da TV Notícias da Oficina VW, integrante GOE e dos Mecânicos Premium, ministra treinamentos e palestras por todo o Brasil. Contrate um professor que tem uma empresa e experiência no setor automotivo. 

scopino@automecanicascopino.com.br  

Comentários