Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. AULA 20 – AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro

AULA 20 – AVCB Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro

Toda empresa comercial, e nisso estão inclusas as oficinas mecânicas, auto elétricas e centros de reparação automotiva, deve ter um plano de controle contra incêndio, pânico e segurança

Pedro Luiz Scopino
06 de agosto de 2018

Não é difícil encontrar casos reais de empresas que tem circulação de pessoas, e de repente, em um problema elétrico, um curto circuito, um incêndio, e teremos sérios problemas com danos físicos e/ou materiais, extintores em falta ou fora de validade, falta de treinamentos, falta de indicadores de saída de emergência, dificuldades para o corpo de bombeiros entrarem no estabelecimento e sérios danos podem ocorrer!

Mas podem me perguntar: - Scopino, e na oficina isso existe? Tem problemas na minha oficina mecânica?

Vamos responder com um exemplo:

Quantas vezes, em um rápido teste da bomba elétrica de combustível dentro do tanque, e com o acesso abaixo do banco traseiro aberto, ao fazer o teste, iluminando a bomba com um pendente (cordão de luz), e um suposto curto circuito nos fios do cordão de luz, inicia um incêndio no tanque de combustível, próximo ao banco, a tecidos, sendo considerado um incêndio de difícil controle, pois incêndio em líquido inflamável, como o combustível no tanque, é considerado de complicado controle.

MAS EU TENHO SEGURO NA OFICINA

Se a sua empresa tem seguro, e geralmente incorporam vários outros prêmios de sinistro, como roubo, furto, vendaval, garagista, teste de carro, e ainda contra incêndios, ótimo, você pode afirmar que está seguro! NÃO.

Para recebimento do prêmio do seguro, será necessário apresentação do documento que comprove que a sua empresa atende os requisitos da nossa legislação, o PPCI Plano de Prevenção de Combate a Incêndios).

Para atender ao PPCI, será necessário contratar um profissional cadastrado, geralmente engenheiro, para executar a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), e o nome desse profissional aparecerá no AVCB depois de expedido.

Assim, é iniciado o processo de pedido, elaboração do plano de combate a incêndio, identificação da necessidade de quantidade e tipos de extintores, sinalizações e treinamentos. Até a rota de fuga é determinada.

E um destes requisitos é a vistoria do corpo de bombeiros in loco (no local), para a verificação e avaliação da empresa, de acordo com as normas, assim como metragem, distribuição, identificação e validade dos extintores, e rotas de saída de emergência devidamente identificadas.

REGRA ESTADUAL

Embora o PPCI esteja na legislação brasileira, cada estado tem suas respectivas formas de pedido do AVCB, e hoje, muitos estados permitem o pedido, acompanhamento e conferência da validação pela internet, e por ser o bombeiro um policial militar, sempre buscar essas informações em seu estado.

VALIDADE E EXPOSIÇÃO

É importante a exposição no quadro de avisos ou na sala recepção da empresa, para a segurança de quem circula no estabelecimento, e também serve como elemento de diferenciação e valorização. A validação e tempo de vigência depende do tipo de estabelecimento e fatores identificados no momento da vistoria, podendo variar de 1 a 3 anos.

ESTÁ NA LEI COMPLEMENTAR 1.257 de 06 de Janeiro de 2015 de SP:

Determina a exigência da elaboração e implementação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Assim, todo CNPJ tem que se adequar e atender as necessidades do AVCB, e assim estar corretamente constituído o seu funcionamento.

Existem opções digitais, que você mesmo pode fazer consultas diretamente pelo site da prefeitura, vejam o exemplo no link da capital paulista:

https://viafacil2.policiamilitar.sp.gov.br/VFB_WEB/Default.aspx

Entrar em Portal Via Fácil, Pesquisa Publica e Consultas de acordo com sua necessidade. Apenas para consultas.

ATENÇÃO COM A METRAGEM

Para imóveis com área maior de 750 m² ou acesso simultâneo de mais de 100 pessoas terão a obrigatoriedade de projeto completo aprovado pelo Corpo de Bombeiros que podem incluir a exigência de brigada de incêndio e hidrante ou até sprinklers (chuveiros automáticos), as empresas que não possuem esta metragem e pouca circulação de pessoas que é a grande maioria das empresas do setor de manutenção automotiva, pode fazer o projeto simplificado, mais barato, rápido e mais simples.

CONCLUSÃO

Vimos neste encontro na minha coluna do Jornal Oficina Brasil como é importante se adequar a legislação e neste caso, à segurança da sua empresa, de quem trabalha nela, e de quem circula por ela, como colaboradores, clientes e fornecedores. Neste caso, como é necessário a ART por um engenheiro, será obrigatório a contratação de um profissional ou uma empresa para este processo. Mas é muito importante estar atendendo a legislação, pois quantos empresário dizem “eu tenho seguro da empresa, durmo tranquilo!”, mas para fazer seguro da empresa alguma seguradora exige o AVCB?, E depois do incêndio pode pedir o documento e não pagar o premio do seguro!

Portanto muita atenção a mais um importante documento na sua empresa.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Gestão
Gestão
Movimento nacional quer substituir o termo “mão de obra” por “Serviço Técnico” no setor automotivo
Gestão
Gestão
Ultracar anuncia parceria com Escola do Mecânico e oferece desconto exclusivo a alunos
Gestão
Gestão
Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho