Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Gestão
  4. /
  5. Aula 19 - Administrando a sua oficina mecânica: Alvará de Funcionamento

Aula 19 - Administrando a sua oficina mecânica: Alvará de Funcionamento

Veremos como o Auto de Funcionamento, o popular Alvará de Funcionamento, é importante para a empresa para as questões fiscais e de segurança e funcionamento da Oficina Mecânica

Pedro Luiz Scopino
07 de julho de 2018

Não é fácil administrar uma empresa na reparação automotiva, e ainda mais saber e se adequar a tantos documentos para tantas leis não tão claras assim!

Há quem afirme, e eu compartilho dessa informação, que ser empresário no país é como ser um guerreiro que vira um herói após um combate, e neste caso o combate é diário, nunca termina!

Para qualquer tipo de empresa, ou seja, quem tem um CNPJ deve ter o respectivo alvará para poder funcionar, até um comércio eletrônico deve ter o Auto de Funcionamento.

O diz a LEI 11.598 de 03 de Dezembro de 2007:
Art. 6º  Os Municípios que aderirem à Redesim emitirão Alvará de Funcionamento Provisório, que permitirá o início de operação do estabelecimento imediatamente após o ato de registro, exceto nos casos em que o grau de risco da atividade seja considerado alto.

§ 1º  A conversão do Alvará de Funcionamento Provisório em Alvará de Funcionamento será condicionada à apresentação das licenças ou autorizações de funcionamento emitidas pelos órgãos e entidades competentes.

§ 2º  Caso os órgãos e entidades competentes não promovam as respectivas vistorias no prazo de vigência do Alvará de Funcionamento Provisório, este se converterá, automaticamente, em definitivo.

§ 3º  O Alvará de Funcionamento Provisório (foto) será emitido contra a assinatura de Termo de Ciência e Responsabilidade pelo empresário ou responsável legal pela sociedade, no qual este firmará compromisso, sob as penas da lei, de observar os requisitos exigidos para funcionamento e exercício das atividades econômicas constantes do objeto social, para efeito de cumprimento das normas de segurança sanitária, ambiental e de prevenção contra incêndio.

§ 4º  Do Termo de Ciência e Responsabilidade constarão informações sobre as exigências que deverão ser cumpridas com anterioridade ao início da atividade do empresário ou da pessoa jurídica, para a obtenção das licenças necessárias à eficácia plena do Alvará de Funcionamento.

Veremos quais são os documentos necessários, podendo variar de acordo com a atividade da empresa:
1. Requerimento preenchido (UOS) - uso e ocupação do solo;
2. Cópia simples da capa do IPTU com a metragem do local;
3. Cópia simples do CNPJ, CCM e Contrato Social atualizado;
4. Cópia simples de CPF e RG do responsável pelo estabelecimento;
5. Comprovante de quitação de multa, caso existir;
6. Documento comprobatório de regularidade da edificação, que pode ser:
• Certificado de conclusão, habite-se, ou
• Auto de vistoria, ou
• Auto de conclusão e planta, ou
• Alvará de conservação e planta, ou
• Auto de regularização e planta, ou
• Certificado de mudança de uso e planta;
7. Cópia de vistoria de segurança ou Certificado de manutenção do sistema de segurança;
8. Cópia simples de CREA, ART e CAU quando for o caso.

De acordo com o seu CNAE, pode ser que o imóvel onde você já tem a sua oficina não permita tal funcionamento, ou pode ser necessário o AVCB (veja nesta coluna no próximo mês), e o proprietário do imóvel não possua ou não tem nenhum interesse em auxiliar neste auto de vistoria do corpo de bombeiros.

Assim, todo CNPJ tem que se adequar e ter seu alvará de funcionamento, e assim estar corretamente constituído o seu funcionamento.

Existem opções digitais, que você mesmo pode fazer diretamente pelo site da prefeitura, vejam o exemplo no link da capital paulista:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/regionais/pinheiros/noticias/index.php?p=56319 

Entrar em Formulário de alvará de licença e funcionamento digital, ou pode contratar um prestador de serviços especializado se for o caso.

Ou vá diretamente à prefeitura de sua cidade para solicitação de mais informações.
Olhem a multa:
ARTIGO: 223
INFRAÇÃO: Não fixação da licença de funcionamento
VALOR EM REAIS: 500,00

CONCLUSÃO

Vimos neste encontro na minha coluna do Jornal Oficina Brasil a necessidade de ter e se adequar à lei com o Auto de Licença de Funcionamento e a sua obrigatoriedade em sua exposição, ou seja, deve estar em local visível para seus clientes e para uma possível fiscalização. Outros órgãos ou empresas podem exigir de você CNPJ o alvará de funcionamento, como por exemplo atendimento de frotas com necessidade de comprovação de ISO, de órgãos públicos, licitações, seguro da sua oficina e convertedora de GNV. Vale a pena e devemos sempre nos adequar à legislação.  

PRÓXIMOS TEMAS
Aula 20    AVCB Auto Vistoria Corpo de Bombeiro
Aula 21    Reforma Trabalhista – Jornada de Trabalho
Aula 22    Reforma Trabalhista – Remuneração
Aula 23    O importante Fluxo de Caixa

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O! 

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Gestão
Gestão
Movimento nacional quer substituir o termo “mão de obra” por “Serviço Técnico” no setor automotivo
Gestão
Gestão
Ultracar anuncia parceria com Escola do Mecânico e oferece desconto exclusivo a alunos
Gestão
Gestão
Pequena, mas poderosa: como oficinas organizadas faturam mais sem precisar crescer em tamanho