Notícias
Vídeos

AULA 18 – Seleção e Contratação


Veremos neste encontro mensal sobre gestão do Centro de Reparação Automotiva, 10 dicas de como fazer a seleção e contratação de funcionários

Por: Pedro Luiz Scopino - 04 de junho de 2018

A seleção de colaboradores na oficina mecânica já foi mais simples! Pois há anos atrás era mais fácil, já que era comum “pais” quererem tirar os filhos adolescentes da rua para serem ajudantes na oficina vizinha de sua residência. Era quase que natural este fator, mas na atualidade a dificuldade em se conseguir mão de obra jovem é quase unanimidade no mercado nacional, e como dou aulas no Brasil de ponta a ponta, posso afirmar que esta é uma grande realidade nacional!

Alguns caminhos ainda existem como escolas Senai e Escola do Mecânico, que permitem o anúncio de vagas em seus murais escolares.

Mas e quando chega um currículo ou mesmo um pretendente a entrar no “time” da sua oficina mecânica, como proceder?

Não existe uma regra padrão, mas vou compartilhar as regras aplicadas na Auto Mecânica Scopino:

1. Verificação da necessidade – consiste na analise interna junto da própria equipe ou do fluxo de carros parados aguardando pelos serviços ou agendamento em que você perde clientes por não poder atendê-los.

2. Verificação de análise financeira – uma contratação gera custos fixos altos, esta análise deve ser feita calculando o quanto de aumento de faturamento esta contratação pode contribuir ou o quanto processos internos serão melhorados.

3. Análise de promoção interna – muitas vezes estamos procurando um mecânico pronto e temos um excelente auxiliar no time, pronto pra assumir novos desafios e com a vantagem de já estar entrosado com toda a equipe e com a metodologia da empresa.

4. Análise de currículos – todo currículo recebido é datado separado em uma pasta, para que quando exista a necessidade já seja facilitada a seleção, e a análise deve ser muito bem efetuada com verificação detalhada dos locais e tempo por onde passou o pretendente, assim como funções exercidas.

5. Anúncio da vaga – se realmente há a necessidade de contratação e não há currículo disponível que atenda à vaga, o anúncio torna-se fundamental, como em jornal do bairro, sites de emprego, redes sociais, escolas como Senai e escola do Mecânico apresentam bons resultados.

6. Seleção de entrevista – uma vez atendidos aos critérios da empresa, é necessário de dois a quatro selecionados para a entrevista, primeiro com uma apresentação e visita na empresa e uma conversa rápida sobre o seu funcionamento.

7. Análise comportamental (questionário) – é aplicado um questionário para análise comportamental do pretendente.

8. Análise psicológica (questionário) – é aplicado um questionário para análise psicológica do pretendente.

9. Entrevista técnica (com o responsável técnico da oficina) – é uma conversa direta na sala do responsável técnico para entender as necessidades e serviços que o pretendente já faz ou pode fazer, dependendo do caso até um pequeno teste prático é aplicado, por exemplo se ele afirma que utiliza osciloscópio vamos fazer um teste como simulação, ou com scanner, ou com torquímetro, etc.

10. Questionários técnicos – são aplicados questionários técnicos por tipos de serviços, como motor, transmissão, injeção eletrônica, direção e suspensão, estes questionários têm dupla serventia, primeiro para a seleção do futuro colaborador para uma função específica ou geral e para direcionar futuros treinamentos nas situações em seu desempenho for abaixo do esperado.

CONCLUSÃO

Não é fácil contratar colaboradores, mas quando você tem um time já formado pode compartilhar com eles a necessidade ou não de nova contratação e seleção de outro integrante para o time, afinal de contas, como é um time de futebol, todos ganham ou perdem juntos uma partida de final de campeonato, e não apenas o artilheiro que fez o gol da vitória ou o goleiro que defendeu o pênalti na disputa final. Todos ganham ou perdem juntos. Cabe ao empresário da reparação automotiva estar pronto e criar procedimentos para um contratação assertiva e eficaz, para que a empresa seja como um time competitivo e campeão, continue ganhando!