Notícias
Vídeos
Comunidades Oficiais

ADMINISTRANDO SUA AUTOMECÂNICA - Mulheres nas oficinas


Cada vez mais presentes nas oficinas mecânicas, mulheres estão em todas as áreas das empresas, desde a recepção, gestão, compras, motoristas, pós- vendas e até no setor produtivo.

Por: Scopino - 20 de junho de 2023

Não é mais tanta novidade ter mulheres no setor automotivo, afinal mulher pode e deve estar onde bem quiser, mas nas oficinas o campo de atuação está crescendo e não tem caminho de volta! 

Vemos hoje oficinas com 10, 20, 30, 40 até mais que 50% de integrantes do sexo feminino! Isso mostra a evolução do mercado da reparação automotiva.

Até mesmo os clientes já têm esta visão de mulheres, de ver mulheres em diversas áreas, até mesmo em serviços mais pesados que precisam de mais força física, e isso também acontece em diversas áreas da reparação automotiva, na aprovação de orçamentos, na compra de peças, na recepção, na gestão e até no pátio da oficina. E este espaço conquistado está cada vez maior e merecido.

Os desafios são grandes, mas o foco e determinação permitem essa conquista no espaço que quiser. 

 

No passado raramente havia mulheres nas oficinas 

Qual o desafio de ter uma ou mais mulheres em uma oficina? Isso é cultural e regional. E pode e deve ser mudado devido à realidade atual, com a evolução da presença feminina em todos os lugares, com todo o direito e determinação, pois há diferenças na forma de trabalho e até de cuidados especiais com o atendimento ao cliente nesta situação. 

Tenho a certeza que em um passado não muito distante, nem banheiro feminino tinha nas oficinas, me recordo do passado, ainda criança, que o banheiro da oficina era compartilhado, com outras oficinas próximas, e sem sanitário feminino, era só um sanitário masculino compartilhado, dá pra imaginar aquela pouca ou nenhuma limpeza. 

Mas esse passado ficou para trás. Se no passado minha mãe e minhas irmãs nem iam até a oficina, na atualidade temos entre 30 a 40% do quadro de mulheres dentro da empresa. Mas não é fácil, é uma questão cultural e regional novamente, encontrar as pessoas certas para a posição certa na empresa!

E ainda tem muitas mulheres que sonham, mas conseguem trabalhar no setor de oficinas ou autopeças no país. 

As mudanças são necessárias e as mulheres são mais atentas aos detalhes 

E quando se tem mulheres na empresa algo fenomenal acontece! Os detalhes são diferenciados. Isso é uma característica da mulher. Atenção às mínimas necessidades dos clientes, e o movimento da empresa amiga da mulher, que foca e ensina as empresas de sua rede a cuidarem da cliente mulher, ou seja, não é só a cliente interna, mas as externas são extremamente importantes.

E a gestão? O quanto está evoluindo nas oficinas do Brasil graças às mulheres. O empreendedorismo na direção das empresas do setor automotivo tem feito uma grande diferença na gestão das oficinas brasileiras, nunca se falou tanto de ponto de equilíbrio, custo fixo e despesa variável, ticket médio, metas por produtividade ou por hora trabalhada.

E o pós-vendas então, podemos separar um pós-vendas quase zero, para uma grande mudança após as mulheres dominarem seu espaço dentro das empresas do setor automotivo. 

Mulher como mecânica ou reparadora ainda é raro, mas isto está mudando 

Se no passado remover e instalar um câmbio manual era literalmente no braço, em que a força física era essencial, hoje há suportes, elevadores, talhas elétricas, macacos pneumáticos etc., ou seja, a força física foi ultrapassada pela inteligência, por aplicar ferramentas e processos adequados para cada ação, e nesta parte a mulher atua com maestria.

E assim, surgiram mulheres apaixonadas pela reparação automotiva, por diagnósticos eletrônicos, por aplicar osciloscópio, por transmissão automática, por receber um carro guinchado sem funcionar, e entregar um motor em perfeito funcionamento, na prática o que posso observar e comentar é que a mulher é mais detalhista na reparação automotiva, consegue ver e resolver pequenas falhas quase que imperceptíveis.  

CONCLUSÃO 

A mulher pode estar onde ela quiser, trabalhar onde quiser! E onde estão os posteres e folhinhas de parede tipo calendário com imagens de mulheres seminuas? Esta memória eu tenho ainda criança na empresa familiar, a Auto Mecânica Scopino, hoje com mais de 52 anos de história.

Era comum esse tipo de assédio, acredito na época nem existia oficialmente, era muito comum. Também eram raras as mulheres que eram motoristas, raras tinham o seu próprio veículo, e mais raro ainda as que levavam os carros na oficina, essa era um função do pai, irmão, namorado ou marido, mulher não ia para a oficina!

Mas o tempo passou, muita coisa mudou, muita evolução tecnológica, muita mudança no atendimento, no layout e visual da oficina, começando por ter banheiro masculino e feminino, separados nas empresas.

Depois a necessidade de cuidar da parte gerencial da oficina, ou seja, a necessidade de fazer gestão. E neste momento, entrou em ação a esposa, a filha, uma sócia, a mãe, uma gerente.

Também os clientes ficaram mais exigentes, e nada melhor que mulheres para cuidarem dos detalhes, que de uma forma profissional, sem deixar de ser delicada, mudaram o ambiente, padronizaram o atendimento, incluíram pós-vendas, cuida dos mimos e brindes e fidelizaram os Clientes, muita evolução. 

Obrigado, mulheres! 

Pensem nisso! Mas não se esqueçam, que além de ser mecânico, tem que ser gestor. Transforme a sua empresa em uma oficina forte! Faça a gestão da sua empresa, ela é muito importante e vital para a vida empresarial! 

Gestão de Centro de Reparação Automotiva 

Próximas aulas 

Aula 76 

Casos com falhas complicadas 

Aula 77 

Saindo de férias 

Aula 78 

Estoque de serviços 

Aula 79 

Venda mais acessórios 

Aula 80 

Aumentando o ticket médio 

Abraços a todos, até o próximo mês e $UCE$$O!  

SCOPINO,  

Mecânico de Autos Profissional, Bacharel em ADM de Empresas, diretor da Auto Mecânica Scopino, idealizador do movimento Oficina Forte, professor do Umec e da TV Notícias da Oficina VW, integrante GOE e dos Mecânicos Premium, ministra treinamentos e palestras por todo o Brasil. Contrate um professor que tem uma empresa e experiência no setor automotivo. 

[email protected]  

Instagram: @professorscopino @oficinaforte