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Desde fevereiro, os carros fabricados entre 2003 e 2008 licenciados na cidade de São Paulo são obrigados a passar pela inspeção ambiental veicular, para verificação da quantidade de gases poluentes emitidos na atmosfera na condição de marcha lenta e a 2.500 rpm. Apesar da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) ter excluído a parcela da frota mais poluidora, formada pelos veículos mais velhos, a inspeção ambiental pode ser uma oportunidade de negócios para o reparador mais atento.
O proprietário da Engin Engenharia Automotiva, Paulo Aguiar Jr., é um deles. Desde o início do ano, Aguiar convida os clientes da oficina para uma pré-vistoria, gratuita, nos mesmos moldes da aplicada pela Controlar, empresa contratada pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da PMSP para realizar a inspeção ambiental.
“O movimento da oficina cresceu cerca de 20%”, afirma Aguiar. Ele explica que isso ocorreu somente por causa das ações de marketing que tem promovido, como envio de e-mail para o cadastro de clientes. “Muitos tem dúvidas e não sabem onde encontrar respostas. Nosso papel é esclarecer como funciona o processo.”, afirma.
Outro reparador que está atento ao incremento de movimento na oficina é o proprietário da Vicam Centro Automotivo, Amauri Gimenes. Tanto que ele investiu cerca de R$ 15 mil na aquisição de um analisador de gases e na divulgação do novo serviço, com impressão e distribuição de panfletos nos arredores da oficina, localizada no bairro da Moóca, na zona Leste de São Paulo, além da confecção de um manual explicativo sobre a inspeção ambiental veicular.
Gimenes conta que o analisador de gases servirá também como ferramenta para oferecer mais garantia ao cliente sobre o serviço prestado. “Nossa especialidade é injeção eletrônica e o equipamento nos dará respaldo sobre a eficiência do nosso trabalho”, afirma.
O gerente do Grupo Sahara, Aleksandro Viana, já está preparado para a futura demanda. Ele conta que, apesar de o centro automotivo estar localizado em uma região em onde a maioria dos clientes é proprietário de veículos com idade superior a seis anos, e consequentemente dispensados da inspeção este ano, esta condição mudará nos próximos anos.
“Já estamos prontos, pelo menos no que diz respeito à capacitação técnica”, afirma Viana, que participou recentemente do curso de inspeção ambiental oferecido pelo Senai. Além disso, ele afirma que em breve irá adquirir um analisador de gases. “Estamos estudando as marcas e modelos para saber qual deles oferece o melhor custo-benefício, mas os planos são de aquisição, pois haverá demanda”, acredita.
Reparador acredita em aumento de serviço
O reparador está otimista com relação à inspeção ambiental veicular. A pedido do jornal Oficina Brasil, a CINAU (Central de Inteligência Automotiva) realizou uma sondagem de mercado e constatou que 71% dos reparadores acreditam em aumento de serviços por conta da inspeção ambiental.
Entre os serviços mais citados estão regulagem de motor, substituição de filtros, escapamento, manutenção no sistema de injeção (limpeza de bicos), vazamento de óleo e troca de velas.
A enquete mostrou também que apenas 12% dos entrevistados possuem analisador de gases e, da parcela que não possui o equipamento, 41% afirmam que pretendem adquirir um, porém 25% dos entrevistados não sabem qual marca pretende comprar.
A sondagem foi realizada no dia 26 de março e contemplou um universo de 100 oficinas mecânicas na cidade de São Paulo.
Aproveite para verificar itens de segurança
A inspeção ambiental veicular é o início de uma nova época. A tendência é de que, aos poucos, os reparadores de uma forma geral comecem a perceber maior movimentação nas oficinas.
Por conta disso, é preciso estar preparado para mostrar ao cliente a importância de manter o carro sempre em dia com a manutenção do veículo. Isso se chama prevenção. O proprietário da Engin Engenharia Automotiva, Paulo Aguiar, conta que aplica um check-list antes de passar o veículo pelo analisador de gases. “Verifico tudo, da mesma forma como eles fazem lá e até um pouco mais”, afirma.
Neste momento, ele faz uma revisão completa do carro, e assim gera uma oportunidade extra de negócios, pois com certeza o reparador encontrará diversos pequenos defeitos, que uma vez sanados podem melhorar rendimento, consumo e performance do veículo, além de outros problemas que evitam multas, como data de validade do extintor de incêndio, lâmpadas queimadas etc. Este tipo de serviço serve também para fidelizar o cliente.
Agenda do Carro
Uma boa opção de check list é a da Agenda do Carro, que está disponível gratuitamente para download no site do jornal Oficina Brasil. Com o check list, o reparador realiza a verificação visual dos itens de equipamentos obrigatórios (limpador e lavador do para-brisa, extintor de incêndio, buzina, cintos de segurança, triângulo e estepe), itens de sinalização (luzes de seta, freio, posição e ré), iluminação (lâmpadas dos faróis e iluminação da placa traseira), freios (reservatório do fluido e freio de estacionamento), pneus e rodas (parafusos de fixação, desgaste da banda de rodagem), motor e climatização (vazamentos de óleo, funcionamento do ar quente e frio, sistemas de arrefecimento e correias auxiliares), gerenciamento eletrônico (bateria e anomalias de luzes acesas no painel), direção (colunas e volante) e suspensão (amortecedores, bandejas, braços e pivô).
O check list é, ainda, opção para manter atualizados os dados cadastrais dos clientes e seus veículos, uma vez que oferece campos para preenchimento destas informações.
Carro com placas de SP no interior também deve passar pela inspeção
A inspeção ambiental veicular é obrigatória também para carros fabricados entre 2003 e 2008 que circulam fora da cidade de São Paulo, mas possuem placa do município. Os interessados podem, inclusive, solicitar a inspeção fora do prazo estabelecido.
O pedido deve ser feito à equipe de inspeção veicular, na própria Secretaria do Verde, à rua do Paraíso, 387, em São Paulo. Sem a inspeção, o proprietário não conseguirá efetivar o licenciamento nem a transferência do veículo.
Por este motivo, vale a pena manter-se bem informado sobre os procedimentos da inspeção ambiental, mesmo tendo oficina fora da cidade.
Sindirepa-SP divulga oficinas aptas a realizar testes de emissões
Além de promover ações de marketing para chamar o cliente à oficina, o reparador que realiza serviços de pré e pós-inspeção conta com apoio do Sindirepa-SP (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo), que desde o início do mês passado divulga no site da associação (www.sindirepa-sp.org.br) uma relação dos estabelecimentos aptos a efetuar testes de emissões.
Um dos objetivos da medida é a prestação de serviço de utilidade pública ao consumidor. A própria Prefeitura Municipal de São Paulo, por meio do portal na internet (www.prefeitura.sp.gov.br) orienta o consumidor a consultar o site do Sindirepa-SP para obter informações sobre as oficinas especializadas em realizar a pré e pós-inspeção.
O site do sindicato já possui mais de 50 oficinas, separadas pelas regiões da cidade. Segundo o Sindirepa-SP, a previsão é aumentar substancialmente o número de empresas à medida que mais estabelecimentos estejam preparados para atender os motoristas interessados em fazer pré ou pós-inspeção ambiental veicular. “Com esse trabalho de orientação aos empresários do setor da reparação de veículos, esperamos conseguir a adesão de 500 oficinas em um prazo de um ano”, revela o presidente do Sindirepa-SP, Antonio Fiola.