O TV NOTÍCIAS DA OFICINA VW foi criado em 2011, e nos últimos anos já havia se consagrado como a ação mais bem sucedida do gênero, capacitando mais de 47 mil profissionais ao longo dessa década.
No período pré-pandemia os treinamentos aconteciam de forma presencial e diretamente em mais de 100 concessionárias Volkswagen em todo o território nacional.
Porém, com o advento da COVID-19, os treinamentos tiveram que migrar para uma plataforma digital. Mas, para esta migração, um princípio fundamental deveria ser mantido, que é a garantia de qualificação do público, pois no sistema presencial era possível garantir que todo o treinando era um reparador profissional.
Mas como manter esta assertividade diante das plataformas digitais? Hoje observamos inúmeros treinamentos em plataforma digitais, em princípio dirigidas para reparadores profissionais, mas pelo sistema que adotam (transmissões “abertas”) não há como assegurar qualificação das audiências.
Diante desta “fragilidade” dos treinamentos digitais e para manter a qualificação da audiência, a Volkswagen opta pelo formato “Webinar”, que exige um pré-cadastramento por meio do qual só são admitidos profissionais da reparação que comprovam a atuação na profissão.
Segundo a Gerente de performance do Grupo Oficina Brasil, para que um Webinar reúna uma audiência significativa e qualificada, além da qualidade do conteúdo, é fundamental que a divulgação da ação aconteça em meio igualmente qualificados: “Nós do Grupo Oficina Brasil temos nossa origem no Marketing Direto, assim nosso foco sempre foi a qualificação do público e isso podemos garantir em nossa mala-direta, e-mail marketing e ações de CRM. Ao todo, detemos em nossos data-base mais de 53 mil oficinas e 200 mil profissionais ultraqualificados, e estas ferramentas operadas com nosso know-how para mobilização de público qualificado é que garantem o sucesso do programa Notícias da Oficina tanto em termos quantitativos quanto qualitativos”.
Para atrair mais de cinco mil profissionais qualificados numa só transmissão, os treinamentos são divulgados na Mala Direta Oficina Brasil, em anúncios “call to action”, e-mail marketing e CRM. Três ferramentas fundamentais para um projeto de mobilização de um público 100% qualificado.
Segundo Shelli Braz, além da expertise do Grupo Oficina Brasil em mobilizar grandes audiências de público qualificado, a “cereja do bolo” no programa TV Notícias da Oficina são os treinamentos com conteúdo assinado pela Volkswagen.
Neste ano foram realizados cinco encontros on-line, com o impressionante número de 10.178 mil participantes no total. Uma audiência que demostra a força deste projeto, que provoca uma repercussão muito positiva da marca Volkswagen junto a um público formador de opinião sobre montadoras e modelos junto ao dono do carro e o principal shopper no mercado de reposição de autopeças.
Uma prova desta percepção positiva é que na última pesquisa Imagem das Montadoras, a Volkswagen aparece como a primeira colocada no quesito treinamentos com 59,7% de indicações. Aliás, na edição 2020 dessa pesquisa da CINAU no computo geral a Volkswagen é apontada pelos reparadores como a mais recomendada para seus clientes.
Pedro Luiz Scopino, que ministra as aulas do TV NOTÍCIAS DA OFICINA, relata a importância deste evento: “Os treinamentos VW são fundamentais para o reparador automotivo que quer crescer profissionalmente e entender mais sobre os veículos da montadora. São informações valiosas e que mudam o dia a dia de quem está na oficina mecânica. Existe uma diferença muito grande de informações fornecidas direto da montadora, por isso a VW saiu na frente, pois ela foi a primeira fazer este trabalho de forma continuada e com informações que são atualizadas ano a ano, muitas vezes por própria sugestão dos participantes, criando um círculo virtuoso de interação que enriquece o Programa ano a ano”.
No formato Webinar as aulas são transmitidas ao vivo através de uma moderna plataforma, a qual permite interação (perguntas e respostas) via um sistema de “chat”, sendo um dos atrativos a mais da satisfação dos participantes. Para este ano os conteúdos selecionados foram: Sistema de Arrefecimento up! 1.0, Injeção Eletrônica Diesel da Amarok 2.0, Sistema de direção com Assistência elétrica e Park Assistant, Sistema de Assistência de direção elétrica do up!, e Gestão de Oficinas.
Eliel Silva, é um reparador engajado na busca de atualizações técnicas, e só tem elogios aos treinamentos VW, e declara: “Acompanho há anos os treinamentos VW e só tenho que agradecer, pois sempre são temas relevantes e que me ajudam muito a me atualizar em tecnologias de veículos Volkswagen, muito presentes na minha oficina e este conhecimento acaba refletindo na satisfação de meu cliente que tem um carro da marca”.
Ao final de cada treinamento o participante é comtemplado com um certificado personalizado e assinado pela Volkswagen. E para os participantes que concluírem toda a jornada de treinamentos, estes recebem um Certificado “Premium”. Já são mais de 55 mil certificados que normalmente estão sendo exibidos orgulhosamente pelos profissionais nas paredes de suas oficinas, mostrando para seus clientes seu grau de qualificação e relacionamento com a marca Volkswagen.
Além do impacto positivo para a montadora e reparadores independentes, também os concessionários Volkswagen apoiam a incitativa, pois hoje boa parte deles investem na relação com o reparador independente como público estratégico para a venda de peças, lembrando que o principal quesito para o reparador na escolha de uma peça é a qualidade.
A equipe do Pós-Vendas da Volkswagen, além do programa TV Notícias da Oficina, também mantém uma mala-direta, mensalmente encartada no Oficina Brasil, e o site www.reparadorvw.com.br. Com estas ações a Volkswagen comprova que respeita e valoriza o reparador independente, que considera um parceiro estratégico para o sucesso da marca no Brasil. E ressaltam: “A Volkswagen agradece a todos os reparadores que participaram nesses anos, e que venham muitos outros treinamentos pela frente”.
16% dos reparadores de todo o Brasil treinados pela VW
Levando em consideração que existem aproximadamente de 300 mil reparadores no País. O Programa TV Notícias da Oficina atingiu a impressionante marca de 47 mil reparadores treinados, o que representa 16% de todos os profissionais da linha leve e comercial leve.
Deste estrato e em função da tecnologia de Marketing Direto, mesmo considerando que nos dois últimos anos os treinamentos foram na plataforma digital não houve prejuízo da qualificação do público como é possível conferir nos indicadores abaixo, que compõem parte do acervo do database formado:
• 95% público masculino
• 38 anos é a idade média
• 77% possuem ensino médio
• 95% comprovadamente são profissionais de Oficinas Mecânicas
Destes:
62% Reparadores
23% Proprietários de Oficinas
15% Chefes de Oficinas
REGIÕES:
54% estão na região sudeste;
26% sul;
11% nordeste;
6% centro-oeste;
3% norte.
4,9 é a nota média de avaliação da qualidade dos treinamentos (sendo 5 nota máxima).