Oficina Brasil


TV Notícias da Oficina registra mais um ano de sucesso entre os reparadores independentes

Desde 2012 o programa já treinou mais de 25 mil profissionais em todo o Brasil e em 2015 o sucesso foi ainda mais expressivo, pois além do número recorde de participantes, a qualidade do conteúdo recebeu nota máxima por 90% dos reparadores

Por Da redação

Concessionária Automar, em Cornélio Procópio, Paraná. Érika Pedroza (à esquerda) é a consultora de desenvolvimento

A Volkswagen investe bastante no relacionamento com o reparador independente por meio do programa “Notícias da Oficina”, que compreende uma revista mensal encartada no jornal Oficina Brasil, treinamentos via TV em 81 concessionárias e um portal na Internet.

Dentre os destaques destas ações, a “TV Notícias da Oficina VW” experimentou um grande sucesso de público e uma maciça aprovação dos espectadores em relação à qualidade das informações transmitidas.

Os treinamentos dos programas da TV abordam os veículos da marca, a Volkswagen e informações como sistema de freios ABS, transmissão automática, injeção eletrônica e muito mais.

Outro aspecto importante desta ação é a integração que ela promove entre dois públicos que estão cada vez mais próximos: concessionários Volkswagen e oficinas de reparação independente.

Portal Notícias da Oficina VW

Os reparadores que participam destes treinamentos e são recebidos nas concessionárias experimentam na prática a filosofia da Volkswagen de consolidar a parceria com o reparador independente. 

“Com esta iniciativa, a Volkswagen do Brasil busca desenvolver e fortalecer ainda mais a comunicação entre a marca e os profissionais independentes, além de permitir a sua qualificação e também a total transparência nas relações entre a Volkswagen e seus clientes”, garante o gerente executivo de Operações Comerciais de Pós-Vendas da VW, Daniel Morroni.

A cada treinamento são disponibilizadas mais de três mil vagas em diversos pontos do país. O programa foi criado em 2012 e já soma mais de 25 mil reparadores capacitados.

Érika Ribeiro Pedroza, consultora de desenvolvimento na concessionária Automar em Cornélio Procópio, no Paraná, foi a responsável pela entrada da rede nos treinamentos da VW: “o pessoal do atendimento do TV Notícias da Oficina VW descobriu o nosso interesse em participar e as atendentes nos informaram como deveríamos prosseguir para aderir ao curso. Nós ficamos pensativos no começo, por conta da crise que o país se encontra, e achamos que não conseguiríamos fazer este ano. Mostrei as vantagens para os gestores do grupo e eles apostaram na ideia”, conta. Além do ótimo atendimento que recebeu, Érika ficou ainda mais surpresa com a quantidade de participantes: “Nós achávamos que viriam poucas pessoas, numa média de 15 participantes. Nós estabelecemos objetivos baixíssimos, mas felizmente o treinamento superou todas as nossas expectativas! Nós havíamos separado apenas 25 vagas para inscrição, acreditando que não haveria engajamento. Aí o site ‘bombou’, as 25 vagas foram rapidamente preenchidas e tivemos que abrir outras vagas”, garantiu a coordenadora.

Só neste ano de 2015 foram quatro treinamentos que envolveram os seguintes temas: Sistema Imobilizador de quarta geração do Gol 2010; Sistema de lubrificação e norma de lubrificantes FOX EA 111 2010; Sistema de freio ABS da Saveiro 2010 e Testes na injeção eletrônica direta da Tiguan 2010.

A consultora de desenvolvimento da concessionária Automar afirma ainda que a relação estabelecida com os reparadores foi fundamental para o sucesso do projeto: “além do treinamento, nós conseguimos oferecer ótimos brindes: cerca de 50 presentes foram sorteados para os participantes. No total foram cerca de 60 pessoas, tanto de Cornélio quanto de cidades da região. E todos os participantes agradeceram a nossa iniciativa, pois muitos deles saíam daqui e iam até Londrina (PR) para participar”. Com certeza nós teremos o curso no ano que vem, pois não queremos que o reparador venha aqui apenas comprar as peças. Nós queremos que ele a utilize da maneira correta, porque não estou vendendo qualquer peça, mas sim uma genuína VW”. Segundo Érika, o grupo Automar é formado por mais sete concessionárias da marca alemã e ao menos duas devem iniciar os treinamentos em 2016.

Concessionária Comasa de Marília, no interior de São Paulo

 

"Tem empresa que preserva essas informações, mas a Volkswagen não. Isso facilita muito o dia a dia na oficina." Adilson Caio Júnior

Este ano participaram 81 concessionárias, somando a incrível quantia de 12 mil profissionais treinados em 2015. Já pela ótica dos reparadores, os programas ministrados por Luís Pedro Scopino receberam nota média de 4,5 pontos, sendo que 5,0 é a nota máxima. Em porcentagem, a aprovação dos participantes é de 90%!

O reparador Adilson Caio Júnior, que assistiu às aulas na revendedora Comasa, em Marília, interior de São Paulo, disse que foi muito importante ter participado da palestra: “tem empresa que preserva essas informações, mas a Volkswagen não. Isso facilita muito o dia a dia na oficina”.

"Trazer o reparador para dentro da nossa casa e mostrar pra ele como é o nosso produto. Na sala de treinamentos os participantes perguntavam quando seria o próximo curso, mesmo sem ter terminado o primeiro. Isso prova o sucesso do programa." Claudio GalindoA concessionária citada foi uma das pioneiras nos treinamentos Notícias da Oficina VW, iniciando em 2012. Claudio Galindo, gerente de peças da unidade, conta qual foi o principal motivo para aderir ao programa: “trazer o reparador para dentro da nossa casa e mostrar para ele como é o nosso produto. Na nossa sala de treinamentos os participantes perguntavam quando seria o próximo curso, mesmo sem ter terminado o primeiro. Isso prova o sucesso do programa”.

Renato Tocantins (consultor de Vendas de Peças Externas), Henrique Lopes (supervisor de peças e acessórios) e Nelson da Costa Barreto (reparador da Excellence Service), da Concessionária Recreio, no RJOutra concessionária pioneira, a Recreio Veículos (RJ), também participa do Notícias da Oficina VW desde 2012 e o supervisor de peças e acessórios, Henrique Lopes, disse que não havia melhor chance para aproximar a concessionária com os profissionais da reparação: “eu vi no curso uma oportunidade de captar novos clientes. Até hoje, há três anos, já conseguimos muitos resultados. O relacionamento com os reparadores é muito importante. No último treinamento, que aconteceu em 27 de outubro, criou-se um grupo no Whats¬App no qual nós informamos os profissionais sobre promoções, peças e tiramos dúvidas também”, afirmou.

Concessionária Monvep-MG

Prova disso é o reparador Gilmar Moreira de Oliveira, que participou da palestra transmitida na Volkswagen Monvep, em Minas Gerais, e que gostou muito dos temas abordados em 2015: “na nossa área, qualquer conhecimento é sempre bem-vindo, pois nós somos carentes de informação, porém o conteúdo da TV Notícias da Oficina supera nossa expectativa. Eu já vou a esses treinamentos há dois anos”.

Sérgio Ricardo F. dos Santos participou na Concessionária Liberato

O reparador e dono da SR Motors, oficina em Jundiaí (SP), que assistiu ao treinamento na Concessionária Liberato, corrobora com a visão de Oliveira: “a sensação, com o treinamento, é que a Volkswagen está compartilhando as informações relevantes para que nós, reparadores independentes, tenhamos mais segurança e condições no momento de consertar um carro da marca, cujo dono escolhe nossos serviços. Com esta iniciativa, todos ganham: o dono do carro, que fica mais satisfeito, nós reparadores e também o concessionário Volkswagen com a comercialização de peças”, diz Sérgio Ricardo Ferreira dos Santos. 

Neste cenário, a TV Notícias da Oficina tem gerado valor para todos os públicos envolvidos: concessionários e reparadores independentes que se sentem gratificados com esta inciativa, que promete novidades para 2016.

A divulgação da programação da TV Notícias da Oficina para 2016 será  realizada com exclusividade na revista Volkswagen e no Jornal Oficina Brasil.

Comentários