Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A Honeywell Turbo Technologies comemorou os dez anos do lançamento do turbo Garrett GT 12, no mercado brasileiro, que é utilizado no motor 1.0 dos automóveis Gol Turbo e Parati Turbo. O projeto fez do motor Volkswagen 16V a primeira ação efetiva do processo de downsizing, atualmente adotado pela indústria automobilística mundial para a redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono) por intermédio da aplicação do sistema de sobrealimentação e, consequentemente, do menor tamanho dos motores devido ao melhor desempenho obtido.
O desenvolvimento do programa do turbo Garrett GT 12 para a Volkswagen representou uma importante marca na história da empresa. O projeto do motor 1.0 Turbo foi um exemplo da visão e da criatividade da engenharia brasileira que, há dez anos, já previa a necessidade de preservação ambiental por meio da redução do consumo de combustível dos veículos.
O motor 1.0 Turbo atingiu torque de 155 Nm, a 2.000 rpm, e potência de 112 cv, uma das mais elevadas do mundo para automóveis de passeio de produção em grande série, com níveis iguais a de motores 2,0 litros. Em termos de consumo de combustível, obteve 11,5 km/l em ciclo urbano e 16,5 km/l em ciclo rodoviário.