Notícias
Vídeos

Governo do Estado entrega caminhões do Programa RENOVA SP


REMOVER SUBTITULO MATERIA NÃO PUBLICADA

Por: Da Redação - 28 de março de 2013

O governador Geraldo Alckmin entregou no último sábado, dia 23, as chaves dos primeiros caminhões do RENOVA SP – Programa de Incentivo à Renovação da Frota de Caminhões. Os novos veículos, financiados pela Desenvolve SP (Agência de Desenvolvimento Paulista) com juro zero, subsidiado pelo Governo do Estado. Os novos veículos vão substituir caminhões com idade superior a 30 anos que circulam na zona portuária de Santos, melhorando a qualidade do ar, o trânsito da região e a vida dos caminhoneiros.

“Os caminhoneiros terão 96 meses para pagar e não pagarão juros. Esse programa da Desenvolve SP é pioneiro com foco na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida do motorista. Todos os caminhões novos são certificados e os velhos serão reciclados ou destruídos pra que não voltem a poluir”, disse Alckmin.

O programa prevê que o novo caminhão financiado atenda as rigorosas normas de emissão de poluentes, conhecida como EURO 5, e que o veículo antigo seja retirado de circulação e suas peças totalmente inutilizadas por empresas especializadas e licenciadas pela CETESB e participantes do programa. Os recursos são da Linha BNDES Pró-caminhoneiro com a equalização dos juros feita pelo Governo do Estado de São Paulo.

“A zona portuária de Santos, escolhida para receber o piloto do Programa, possui quase seis mil caminhões, cerca de mil deles com mais de 30 anos. Esse programa vai melhorar a qualidade do ar e reduzir os engarrafamentos causados por caminhões velhos quebrados na região do Porto”, disse Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.

O prazo para o pagamento do financiamento é de até 96 meses, sem entrada, e com carência de até 6 meses. Podem acessar o programa, caminhoneiros autônomos e pessoas jurídicas enquadradas como empresários individuais que prestam serviços no Porto de Santos, limitando o financiamento a um caminhão por beneficiário. São financiados a aquisição de caminhões, chassis, caminhões-tratores e cavalos mecânicos.

governo-do-estado-entrega-caminhoes-do-programa-renova-sp