Notícias
Vídeos
Fórum
Assine
A 19ª edição da Fenatran - Salão Internacional do Transporte, que aconteceu entre os dias 28 de outubro e 01 de novembro no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo, recebeu recorde de público com 61.345 mil visitantes compradores durante os cinco dias de exposição, algo em torno de 10% de crescimento em relação à edição anterior. O número de expositores e ocupação também foram recordes, chegando a 370 empresas divididas numa área total de 130 mil metros quadrados. O evento é uma iniciativa das entidades NTC& Logistica e Anfavea e é organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado.
Realizada a cada dois anos, a Fenatran propicia a realização de negócios e a exposição dinâmica de lançamentos globais para milhares de profissionais do setor interessados em conhecer as tendências do segmento. Mas vai além, ao promover debates e apontar tendências desse dinâmico setor. Nessa edição, o evento registrou uma importante discussão sobre a renovação de frota e a busca de um consenso que tornará esse projeto uma realidade cada vez mais próxima.
Além disso, a Feira foi a primeira a exibir a totalidade das novidades da mudança na tecnologia de motorização dos veículos para atender a norma Euro 5 - normas de emissões para veículos pesados. Além deste importante fator consolidado, as novidades da 19ª edição ficaram por conta dos sistemas de freios com gerenciamento eletrônico, dos controles de atenção do motorista, do aprimoramento do interior das cabines, melhorias da estabilidade e do aumento da eficiência aerodinâmica.
Todas as principais montadoras de veículos pesados prepararam grandes novidades relacionadas às novas tecnologias, sustentabilidade, além de focarem na maior segurança, conforto e redução dos custos operacionais. Entre as marcas presentes estavam as maiores produtoras de veículos e motores, como Agrale, DAF, Fiat, Hyundai, Iveco, MAN, Mercedes-Benz, Renault, Ford, Scania, Metro-Schacman e Volvo. Também os principais fabricantes de implementos, como Randon, Facchini, Noma, Guerra, Pastre, Rossetti, Rodolinea, Librelato e Rodoforte; além dos de lubrificantes, componentes, acessórios e fluidos, como Alcoa, Chevron, Michelin, Mobil, Shell, Texaco, Ipiranga, Voith, Positron, Pirelli, Bridgestone e Cummins. Os bancos Itaú e Bradesco também estiveram presentes na Feira.
"O evento é referência no setor e está focado e desenhado estrategicamente para atender às necessidades do público especializado. A cada dois anos, o mercado de transporte de carga se reúne na Fenatran, para lançar, conhecer, testar e conversar sobre melhorias para este importante setor da economia", destaca Rodrigo Rumi, diretor do portfólio automotivo da organizadora.
Continuando o sucesso da edição passada, o evento recebeu, pela segunda vez, nas instalações do sambódromo, a Fenatran Experience, com o test drive de caminhões. Foram mais de 5 mil testes drives realizados. O objetivo da atração foi levar uma experiência única aos visitantes para testarem os modelos mais modernos de caminhões. No mesmo cenário, o caminhoneiro pode pilotar, tirar suas dúvidas e ver qual caminhão se encaixa mais com a sua necessidade.
"A NTC&Logística ficou muito satisfeita com o resultado desta Fenatran, negócios foram consolidados, fornecedores se mostraram bem animados e recebemos muitos feedbacks positivos. A 19ª Fenatran foi histórica, a maior que já ocorreu, o que coloca a próxima edição como um desafio de como fazer mais e melhor,". José Hélio Fernandes, vice-presidente da NTC&Logística.
"A 19ª edição da Fenatran superou as anteriores e a indústria de implementos rodoviários teve grande participação nesse sucesso, com a presença de 49 expositores que ocuparam mais de 14 mil m². Estar na Fenatran é sempre uma excelente oportunidade para todos nós, que realizamos negócios e estreitamos ainda mais nossos laços com clientes e fornecedores". Alcides Braga, presidente da ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).
"Tivemos um saldo muito positivo com vendas na Fenatran. Ultrapassamos nossa perspectiva inicial de 700 caminhões e chegamos ao patamar de mil veículos. E o mais importante: com muitas portas abertas para mais negociações futuras. Os relacionamentos reforçados aqui têm impacto direto em nossos resultados dos próximos meses". Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.
"Foi uma semana extreamente importante para nós. Escolhemos este evento para apresentar uma nova gama de produtos em função do que significa a Fenatran na América Latina. Para nós é um grande orgulho participar do evento". Flavio Bettiol Junior, diretor de marketing Truck e Agro da Pirelli na América latina.
"Conquistamos nosso objetivo principal, que era divulgar, difundir ainda mais a empresa, consolidar a marca, participar de um ambiente onde muitos dos expositores são nossos contratantes, como, por exemplo, as montadoras de caminhões, estreitar relacionamentos e encontrar novos possíveis clientes". Alcides Braga, sócio-diretor da Truckvan e presidente da ANFIR (Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários).
"A participação da Cummins na Fenatran 2013 superou todas as expectativas, não apenas pelo sucesso do ISG, mas também pelo forte interesse dos produtos das marcas Ecofit, Fleetguard e Holset, que reforçaram a estratégia da Cummins em oferecer soluções tecnológicas e integradas ao segmento, com uma ampla linha para sistemas de pós-tratamento, sistemas de filtração e turbos compressores". Marco Rangel, diretor de Marketing, Comunicação e Relações Governamentais da Cummins.