A 20ª edição da Autonor, o maior evento do setor automotivo da região norte/nordeste ocorreu durante os dias 11 a 14 de setembro, na cidade de Olinda, região metropolitana de Recife. Mais de 45 mil visitantes foram ao local, tornando esse o número o recorde de público do evento ao longo destes 20 anos.
Os reparadores puderam conhecer, se conectar e testar as novidades automotivas das linhas leve, pesada, duas rodas e acessórios.
O evento contou com diversas marcas em exposição, que levaram para o público muitas novidades, inovações e ferramentas para o mercado. Confira abaixo, algumas marcas presentes no evento:
A Hipper Freios teve participação em diversas frentes, levando mais conhecimento ao reparador, além de muita informação sobre as tecnologias da retífica cruzada, Hipper grinding e a força do niobium steel.
E para aqueles que participaram da Arena do Conhecimento, ficaram as experiências proporcionadas através da interação direta com público, contando com palestras de reparadores afamados como Scopino, que palestrou sobre: tecnologias embarcadas até gestão organizada de uma oficina.
Durante o evento também foram realizados atendimentos aos reparadores e concursos culturais com distribuição de caixas de ferramentas.
Para a ZEN, a AUTONOR foi muito importante. A empresa levou ao evento sua gama de distribuidores e aplicadores de diversas regiões do Brasil, comprovando o seu crescimento e importância no setor automotivo.
“A Região é importante em nosso faturamento. Em 2019 o Nordeste representa o maior crescimento de vendas da ZEN. Nossas linhas estão em constante crescimento e as vendas têm acompanhado essa evolução. Ao conversar com os visitantes do evento, pudemos notar que nossa qualidade é reconhecida pelos aplicadores, o que nos dá cada dia mais certeza de que estamos no caminho correto”, afirmou o gerente de vendas da ZEN, Cesar Nisch.
A empresa vê a AUTONOR como um dos eventos de maior relevância para o mercador reparador e afirma que estará presente na próxima edição.
A companhia apresentou seu portfólio da Linha TITAN ao mercado nordestino, tendo com enfoque os lubrificantes de motor, fluidos de transmissão automática, além do fluido de freio e seus líquidos de arrefecimento.
O gestor da divisão automotiva da FUCHS, Marcelo Martini, ressaltou a importância da primeira participação da companhia no evento. “Estamos muito satisfeitos e acreditamos ter chegado com o pé direito no Nordeste. Além da visita de potenciais clientes, recebemos diversos parceiros e fechamos negócios estratégicos para a aumentar a capilaridade da FUCHS na região”, afirmou Marcelo.
A Tirreno levou sua linha completa de fluidos e aditivos automotivos, com destaque para seus lançamentos na linha expert: aditivo de radiador global, descarbonizante total clean e o fluído de freio Dot 4 LV.
A Tirreno acredita que eventos como a Autonor possibilita ao consumidor final melhor conhecimento da marca além de fortalecer o relacionamento com o reparador.
Dando sequência ao plano de expandir a atuação em locais estratégicos, a Total Brasil marcou presença na 20ª Autonor apresentando sua gama de lubrificantes das linhas PCMO, HDMO e MCO.
Para Jean-François Pinharanda, diretor comercial, é de extrema importância a Feira, pois ajuda no crescimento e desenvolvimento da empresa.
“Queremos ter uma presença nacional, não só focar em regiões como São Paulo. Nós vemos no Norte e Nordeste um mercado que é muito interessante para a Total,e estar na Autonor é fundamental para aumentar nossa participação na região. Para isso, firmamos parceria com a Nordis, o novo distribuidor autorizado de lubrificantes Total que irá atuar na região de Pernambuco e Alagoas”, afirmou Pinharanda.
Tenneco
A Tenneco também foi uma das marcas de destaque do evento. Atuando há 60 anos no Brasil, a empresa exibiu sua linha de buchas, coxins e junta homocinética para linha pesada.
Edison Vieira, gerente de vendas e marketing da DRiV, relatou: “Participar de uma das principais feiras do Brasil no setor de autopeças foi extremamente importante para a DRiV, pois, além de aproximar a marca dos clientes e distribuidores, o evento serviu como uma excelente vitrine para os negócios da empresa”.
A empresa possui sete tecnologias de amortecedores inteligentes, com destaque para a CVSA2/Kinetic, que esteve presente no estande da DRiV na Feira, e que equipa o superesportivo McLaren 600LT Spider.
TECFIL
A Tecfil apresentou os principais modelos dos 250 novos filtros automotivos lançados recentemente, além de sua linha completa de filtros para automóveis, motocicletas, caminhões, máquinas agrícolas e ônibus.
A empresa ampliou seu catálogo em quase 20%, com objetivo atender à todos os segmentos de veículos.
“Este foi um dos maiores lançamentos de filtros de todos os tempos no mercado brasileiro. O número de produtos lançados neste período será mais que o dobro do volume registrado de janeiro a julho, que foi de 109 filtros”,afirmou Flávio Montanari Boni, diretor industrial da Tecfil.
A Tecfil já tem presença garantida na próxima edição da Autonor, que será realizada em 2020. Segundo Boni, a Autonor é um evento muito importante para a empresa, por reunir todos os integrantes do mercado de distribuição e reposição de autopeças.