A Angis (Associação Nacional dos Organismos de Inspeção) lançou a cartilha “Veículos Rodoviários – alterações/modificações de características. A iniciativa tem o apoio do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
A cartilha apresenta as mais recentes determinações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) sobre alterações e modificações das características permitidas nos veículos. Ela explica como essas alterações devem constar nos documentos, como Certificado de Registro e Licenciamento de veículo (CRLV) e Certificado de Registro de Veículo (CRV). Além disso, a cartilha também orienta sobre procedimentos corretos para realizar e regularizar as alterações e modificações em veículos.
A intenção é imprimir 150 mil cartilhas, que serão encaminhadas para todos os órgãos envolvidos na regularização e fiscalização de veículos em todas as esferas, para disseminar conhecimento e contribuir para a preservação de vidas e meio ambiente.
Segundo o presidente da Angis, Claudio Torelli, a idéia da cartilha surgiu após uma pesquisa. “Notamos que as pessoas tinham dificuldade em conseguir informações sobre alterações e modificações de características, inclusive quem legaliza. A cartilha será um instrumento de informação confiável e de fácil consulta”, ressaltou Torelli.