Fale um pouco de sua carreira, trajetória profissional e responsabilidades na ZF.
Comecei minha carreira aos 14 anos em Limeira em uma fábrica de joias, e lá aprendi sobre o marketing, profissão pela qual me apaixonei. Mais tarde tive a oportunidade de estagiar na área na TRW onde puder crescer, aprender e atuar em outras áreas também como: Administração de vendas, planejamento de produtos, garantia, assistência técnica, atendimento ao cliente, que me deram a chance de ter uma visão ampla do mercado automotivo.
Hoje sou responsável pela área de comunicação corporativa, excelência comercial, clientes e estratégia da ZF na América do Sul.
A ZF é uma empresa global, com forte atuação em todos os países em que está presente, tanto no desenvolvimento de projetos com as montadoras, quanto no mercado de reposição. Como a sua equipe se beneficia desta posição mundial e junto às principais montadoras?
Fazer parte de uma organização como a ZF é um grande orgulho e nos traz uma grande responsabilidade, pois, como uma empresa líder nos segmentos que atua, com um propósito tão importante, devemos usar todo o poder e força para transformar a vida das pessoas.
Vivemos em um mundo em constantes mudanças, nossos clientes querem a segurança de serem parceiros de uma empresa que mostrará o caminho, que desenvolverá os produtos que serão comercializados, que ensinará como deve ser feita a manutenção, que conectará os elos do canal para cada vez mais oferecer mais conveniência.
Essa posição mundial da ZF e seu negócio abrem muitas portas – falamos de setores totalmente diferentes, do clássico automotivo a embarcações e geração de energia eólica. Todo esse know-how da ZF, bagagem histórica e também de investimentos para o futuro nos permitem oferecer o que há de melhor, tanto para as montadoras, como para o mercado de reposição.
Um dos grandes benefícios disso também é a troca e o suporte entre as diversas áreas e regiões. Temos uma base de apoio muito grande lá fora para nossos projetos e trocas bastante valiosas que nos permitem afinar nossas estratégias e ações, sempre observadas as necessidades locais. E, claro, precisamos ser conscientes e da grande responsabilidade por trás de toda essa estrutura e influência. É algo que nos lembramos constantemente.
A experiência global da ZF com as principais montadoras é uma realidade e no aftermarket, há lições, experiências que podem ser trazidas de outros países para o mercado brasileiro de reposição?
Com certeza. E funciona do mesmo modo o caminho inverso. Adotamos nos mercados onde atuamos as melhores práticas e experiências das diversas regiões de atuação da ZF. Implantamos no Brasil experiências positivas que tivemos em outros países como é o caso do ZF [Pro]Tech, mas também já implantamos em outros países ações criativas, desenvolvidas no Brasil. Um exemplo interessante é nosso programa “Amigo Bom de Peça” que foi 100% desenvolvido no Brasil e hoje já está em outros países e ganha cada vez mais força, adaptado às realidades de cada localidade.
Focando no mercado de reposição brasileiro, como a ZF avalia esta proliferação de players nos elos comerciais como distribuidores, regionais, atacarejos (locais, reginais e nacionais), redes de lojas, internet etc.? Esta “nova configuração” da cadeia comercial é uma ameaça para as indústrias ou uma oportunidade?
Entendemos que o mercado, especialmente o brasileiro, é muito dinâmico Vimos essas movimentações acontecerem em outros mercados, e precisamos ficar atentos às tendências.
Entender os motivos das mudanças e oferecer soluções alinhadas com as necessidades de cada público é o nosso dever. É importante estarmos próximos ao mecânico que é quem decide e aplica o produto no veículo, reforçando os benefícios dos produtos, a qualidade, e levando programas que garantam sua sobrevivência.
A evolução digital impactou de forma até “disruptiva” muitos setores da economia, como a ZF avalia a “digitalização” no segmento da aftermarket em seus diferentes “steps”?
A digitalização favoreceu muitas novas transformações e avanços para a sociedade, e nos permitiu fortalecer nossas soluções para os clientes. Essa nova realidade que se instaurou tem sido muito bem aproveitada em vários campos pela ZF Aftermarket.
Temos várias frentes na digitalização como programas de relacionamento e treinamentos com clientes, novos processos logísticos, conectividade para veículos etc. Por meio de programas de qualificação, por exemplo, conseguimos manter e aperfeiçoar relacionamentos com nossos clientes. Com esses programas contemplamos todos os públicos da cadeia, desde os mecânicos, até os distribuidores e pretendemos sempre continuar aprimorando o relacionamento com todos os nossos clientes das formas mais criativas possíveis, sempre quebrando barreiras e vencendo distâncias.
Reforçando alguns dados:
O Amigo Bom de Peça, por exemplo, que comemorou 5 anos em 2022.
Hoje temos mais de 160 mil certificados de treinamentos emitidos e mais de 28 mil mecânicos cadastrados.
Para os balconistas e vendedores de autopeças, criamos o Amigo Bom de Venda, que comemorou seu terceiro aniversário no mês de abril. No total, a plataforma já conta com 10 mil vendedores cadastrados, mais de 30 cursos e mais de 26 mil certificados emitidos até o momento.
Temos hoje parcerias com varejos e distribuidores para que os conteúdos do programa sejam parte do processo de treinamento das empresas. Desta forma, vemos um ponto muito positivo do mundo digital, encurtando distâncias e democratizando o acesso à informação.
Outro grande exemplo é a Oficinas ZF [pro]Tech, uma plataforma que nasceu com o propósito de ser um gerador de negócios, de estreitar ainda mais o suporte e relacionamento com os donos de oficinas mecânicas de todo o Brasil, além de ser uma plataforma on-line para o consumidor final, na qual, é possível fazer busca por geolocalização de mais de 9000 oficinas em todo o Brasil, com sistema de avaliação pelos usuários. Além de treinamentos e suporte técnico avançados e exclusivos para as oficinas participantes.
Além disso, a digitalização impactou fortemente em nossos processos logísticos, hoje nosso centro de distribuição em Itu está entre os 3 com melhor desempenho da ZF Aftermarket, recentemente incluímos um QR Code nas etiquetas das embalagens da linha de embreagem, pelo qual o consumidor pode acessar rapidamente todas as informações que precisa sobre o produto: certificado de garantia, instruções de montagem, vídeos informativos, pesquisa de satisfação, etc.
Outro exemplo são as soluções de conectividade que trazemos para frotistas. A integração com a Wabco trouxe novas possibilidades na área da telemática e recentemente lançamos o SCALAR, uma solução flexível e avançada para o gerenciamento de frotas, que já possui mais de 260 mil veículos conectados (majoritariamente na Europa).
Quem estuda o mercado de reposição brasileiro identifica, por meio de inúmeras ações, o foco da ZF no “último elo” da cadeia de reposição, ou seja, a oficina mecânica. Esta é uma decisão estratégica que tende a ganhar mais relevância?
É verdade que o conteúdo tecnológico dentro dos veículos está crescendo rapidamente, não apenas em termos de complexidade, mas também em termos de acesso aos dados. Além disso, como ZF, sabemos o tamanho desse universo. Atuar com peças não é algo tão simples – falamos de uma imensidão de variedades e conhecimentos técnicos.
Precisamos apoiar as oficinas através do acesso à informação, treinamentos, suporte on-line e com diagnósticos ou soluções de software. Isso também significa que os mecânicos precisam ser capazes de adquirir novos tipos de peças com a mesma velocidade e conveniência que a experiência com componentes mais tradicionais. E estamos ao lado deles para acompanhar na velocidade necessária.
Além disso, sabemos que o trabalho que o mecânico exerce é essencial para a segurança de um veículo e seus ocupantes. A segurança está no core dos negócios da ZF e, portanto, entendemos que a proximidade com esse elo da cadeia é, assim, essencial e estratégico.
Hoje um dos principais desafios das indústrias que atuam na reposição envolve a diversidade inacreditável de aplicações (SKUs), como o time de reposição da ZF encara esta realidade?
Somos focados e bem-preparados para acompanhar esses novos desafios. Implementamos melhorias significativas em nossos processos tornando-os mais eficientes e digitalizados assim como, também, aprimoramos nossa logística de modo a torná-la muito mais rápida e assertiva ao lidar com uma quantidade imensa de itens que devem chegar ao destino de maneira segura e pontual.
Temos iniciativas como o RFID e QR Code em embalagens, elevadores em nossa operação que otimizam a gestão no estoque, além de trabalharmos com tecnologias de inteligência como o VMI e Digital Twin.
Como uma indústria focada em itens transmissão, suspensão, freios e direção como a ZF avalia a evolução de carros híbridos e elétricos?
A ZF já vem trabalhando no desenvolvimento de soluções tecnológicas para mobilidade elétrica há muito tempo e, inclusive, muitos dos nossos produtos são aplicáveis tanto para veículos à combustão, como elétricos e híbridos. Lançamos constantemente tecnologias inovadoras para esse segmento que só tende a crescer e possuímos, também, itens exclusivos para as necessidades de carros elétricos, por exemplo. Posso citar as nossas pastilhas Electric Blue da TRW, específicas para veículos do tipo e para suas necessidades, com uma composição de materiais que reduzem ainda mais o nível de ruído, algo essencial para um veículo elétrico.
É um caminho sem volta, que se desenvolve a passos largos pelo mundo: o crescimento da frota de veículos elétricos global crescerá cerca de 25% até 2025, mais de 300 novos veículos elétricos vão para as ruas no mundo a cada 20 minutos, 55% dos consumidores globais tem intenção de comprar um veículo elétrico nos próximos 2 anos e quase 50% de toda produção será de veículos elétricos até 2030. Sabemos que teremos vários caminhos, mas certamente essa tendência também nos impactará.
Historicamente é sabido que o mercado de reposição reage positivamente nos momentos de crise. Nestes anos de pandemia e pós-pandemia não tem sido diferente e o indicador PULSO DO AFTERMARKET tem apontado aumento consistente da demanda de autopeças nos últimos dois anos. O aftermarket da ZF tem experimentado crescimento?
Temos muito orgulho na ZF Aftermarket de estarmos sempre muito bem-posicionados no mercado, e com resultados expressivos.
De fato, com a pandemia, muito aconteceu – as pessoas adiaram suas compras e o custo de veículos novos também aumentou e a busca por veículos usados aumentou, por exemplo, o que movimentou bastante o mercado de reposição.
Podemos afirmar que de 2020 a 2021 registramos um aumento de mais de 26% em nosso faturamento no Brasil, em reais.
O crescimento continua para este ano e, para 2022 a nossa previsão é crescer cerca de 12% em cima de 2021.
Recentemente, a ZF lançou um programa voltado para o público infantil, denominado “Amiguinhos ZF”. Qual o objetivo desta ação?
O “Amiguinhos ZF” é uma iniciativa que tem o objetivo de conscientizar crianças e jovens de 4 a 12 anos sobre cidadania, respeito e educar sobre mobilidade segura e sustentável. Esta é uma faixa de idade muito importante para esse tipo de ação e, sabemos, com o Amiguinhos criamos futuros adultos conscientes de seu papel.
O “Amiguinhos ZF” não apenas exerce um papel educacional, mas democratiza a informação e gera atratividade para o setor automotivo ao envolver todos os públicos, o que contribui com uma maior diversidade na indústria.
Acreditamos que essa iniciativa de responsabilidade social da ZF possui grande potencial para conquistar a empatia do público. O mais importante, no entanto, é que com ela criamos a ocasião para conscientizar e levar informações às pessoas de uma forma lúdica e agradável a crianças e, consequentemente, a jovens e adultos. Todas as ações são alinhadas aos objetivos da ZF sobre a mobilidade da próxima geração, tornando-a, já hoje, segura e sustentável.
Lançamos o Amiguinhos em 2021 para os nossos colaboradores e, neste ano, expandimos o alcance por meio do website oficial, aberto para todo o público e com conteúdo gratuito.
No site oficial (www.amiguinhoszf.com.br), há versões digitais para download de livros para colorir, histórias em quadrinhos e várias outras atividades lúdicas especialmente elaboradas para educar sobre mobilidade segura e sustentável. Mensalmente, o novo endereço traz novidades em conteúdo.
Os materiais são elaborados para o público infantojuvenil, mas seu impacto transcende barreiras etárias. A ideia é alcançar o máximo de pessoas, que também se transformam em embaixadores do tema em suas próprias comunidades e multiplicam as mensagens sobre segurança, meio ambiente e cidadania.
Esta última não é uma pergunta, mas um espaço para você transmitir sua mensagem às 53 mil oficinas que assinam nossa MALA DIRETA. Fique à vontade:
Gostaria de agradecer pelo espaço dado pela Oficina Brasil e reforçar ao público dos reparadores que a ZF é a melhor parceira de negócio para hoje e o futuro. Nos últimos anos, temos investido muito para nos aproximar das oficinas e levar o melhor suporte e apoio.
Convido a todos a se beneficiarem dos programas oferecidos pela ZF e caminharem conosco nesse caminho de sucesso, em resumo:
- www.amigobomdepeca.com.br – aprenda com vídeos rápidos sobre manutenção. Mais de 60 vídeos disponíveis e receba o certificado grátis
- www.amigobomdevenda.com.br – também vídeos curtos sobre argumentação de vendas, com certificado e gratuito!
- www.oficinaszfprotech.com.br – participe da maior rede digital de oficinas, tenha treinamentos mais aprofundados e exclusivos
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Fale conosco através dos vários canais: 0800 0 11 11 00, e whatsapp (15) 9.9619-9689.
A ZF quer cada vez mais estar próxima dos reparadores e garantir que nossos serviços, marcas: ZF, Lemforder, Sachs, TRW, Wabco e nossa linha de produtos com transmissões, embreagens, freios, direção, suspensão, estejam cada vez mais presentes no dia a dia dos mecânicos.