Direction Conecta
Logo Subs Conecta
Conecta 2025: o grande evento de inovação e tecnologia para reparadores é aqui.
Explosão Conecta
Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Para indústrias
Vídeos
Conecta 2025
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil é reconhecido como o maior veículo de comunicação com conteúdos técnicos, dicas e fórum de discussão para oficina mecânica.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

RotaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. ZF lança freio de estacionamento elétrico dianteiro (Front EPB) e garante mais espaço interno para carros compactos

ZF lança freio de estacionamento elétrico dianteiro (Front EPB) e garante mais espaço interno para carros compactos


A peça é ideal para veículos menores, maximiza a economia e segurança do veículo

Da Redação
16 de março de 2020

A ZF apresentou o seu primeiro freio de estacionamento elétrico dianteiro, o Front EPB. Com esta solução, as montadoras podem equipar veículos menores com sistemas avançados de freio e com maior liberdade de design interior, sem a necessidade da clássica alavanca de freio de mão ou pedal de freio de estacionamento.

A eliminação da alavanca do freio de mão no cockpit, hoje comum em veículos de maior porte ou em carros premium equipados com freio de estacionamento elétrico (EPB), era considerada muito difícil para os projetistas de carros compactos. Com a produção em série do primeiro Front EPB do setor, a ZF agora permite que essa tecnologia seja instalada em carros menores. Por exemplo, a alavanca do freio manual pode ser substituída por um interruptor compacto, criando maior espaço no interior do veículo. O início da produção em série ocorre na Coréia e na China.

Manfred Meyer, vice-presidente sênior da divisão de engenharia de segurança ativa da ZF, ressaltou: “Com esta introdução no mercado, a ZF traz a tecnologia EPB e todos os seus benefícios para as montadoras de carros compactos e populares, que normalmente usam freios a tambor no eixo traseiro. A novidade aumenta o conforto e a segurança para os clientes finais”.

Segundo a ZF, além da finalidade clássica do componente, o EPB também facilita o arranque em subidas, por exemplo, com uma função que impede que o carro se desloque acidentalmente. No trânsito da cidade ou no engarrafamento, o sistema de freios aumenta significativamente o conforto na condução, graças à função de parar e estacionar. Além disso, a maior distribuição de carga estática no eixo dianteiro proporciona maior segurança para estacionar o veículo em terrenos escorregadios.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
Renova Ecopeças marca presença no Recicla Auto com estande exclusivo e participação em painel
Em Foco
Em Foco
Stock Car: Vibra reforça nova identidade de Lubrax na etapa de Cascavel
Em Foco
Em Foco
Faltam 60 dias para o Oficina Brasil Conecta 2025: prepare-se para o maior evento de reparação automotiva da América Latina