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ZF completa 60 anos de atuação com marcas expresivas


A empresa que possui o Programa "Amigo Bom de Peça" e outras ações voltadas ao mercado do aftermarket brasileiro atinge a expressiva marca de atuação no País

Por: Da redação - 16 de novembro de 2018

A ZF Aftermarket é um dos maiores players globais com vendas de 3 bilhões de Euros, está presente em 40 países com mais de 650 pontos de serviço. A unidade de negócio possui 8.485 colaboradores em 120 localidades. Na América do Sul, esta presente com as marcas: Lemförder (componentes de suspensão e direção para veículos comerciais), Sachs (embreagens para veículos comerciais e de passeio), TRW ( freios, direção, suspensão e amortecedores com foco maior em veículos de passeio) e ZF (peças de transmissão e eixos para veículos comerciais, agrícolas e de construção). 

ZF Aftermarket segue reforçando sua atuação no suporte pós-venda para o mercado de reposição da América do Sul, para todos os elos da cadeia, formado por concessionárias ZF e distribuidores, lojas de varejo, reparadores e motoristas. Além do suporte técnico presencial e por telefone, a empresa disponibiliza uma série de canais de comunicação digital para que seus públicos tenham atendimento e serviços ágeis, de qualidade e especializados para os produtos das marcas do Grupo.  

Além de uma equipe de técnicos de campo responsáveis pelo suporte com visitas, treinamentos e palestras a todos os elos da rede de distribuição de produtos ZF, SACHS, LEMFÖRDER e TRW, também estão em atuação os promotores comerciais e uma rede de concessionárias com 80 pontos espalhados pela América do Sul. No Brasil, após a integração de TRW, o Aftermarket possui um novo centro logístico em Itu com 21.000 metros quadrados e capacidade de despachar mais de 200 toneladas por dia. Esta é a primeira operação integrada da empresa no mundo. Além da operação logística, todas as áreas administrativas se consolidaram na nova planta, que trouxe mais benefícios ao cliente, em relação à performance de atendimento e sinergia entre as equipes. 

 

Ações Aftermarket  

Afim de aprimorar constantemente seus processos, o Aftermaket aposta na comunicação digital com seus públicos para oferecer treinamento e informação técnica. Um exemplo bem sucedido foi a criação do Programa de treinamento “Amigo Bom de Peça”, que possui um portal na internet com mais de 22 vídeos aula, uma página no Facebook com mais de 45 mil seguidores e já emitiu mais de 14 mil certificados a reparadores do Brasil. Apenas um ano após o seu lançamento, o Programa é um sucesso e será traduzido para 16 idiomas, entre eles chinês, russo, alemão, português de Portugal, italiano, francês, polonês.  Ele será compartilhado em todos os países onde a ZF esta presente no aftermarket. Na América do Sul, já em 2018, o programa já foi lançado na Argentina com o nome “Mas Mecánico” e ainda iremos lançar na Colômbia. 

Outros programas como o “Promotor Bom de Peça”, que aproximam os proprietários e balconistas de varejos à ZF, são destaques. A comunicação com este público é realizada através do aplicativo Whatsapp e conta com vídeos sobre campanhas ou novidades oferecidas pela ZF, além de proporcionar um canal ágil e direto com este público. 

A parceria que fechou junto à TruckPad, maior startup do Brasil que auxilia caminhoneiros a encontrarem ofertas de frete demonstra o empenho da marca em estar cada vez mais próxima de todo o elo da cadeia. Com a startup, a empresa fechou uma parceria exclusiva que visa oferecer aos motoristas de caminhões informações mais precisas sobre manutenções corretivas e preventivas, além de promoções exclusivas para os usuários e informações relevantes para o dia a dia do caminhoneiro. Atualmente a plataforma TruckPad conta com 700 mil downloads e cerca de 300 mil caminhoneiros cadastrados. Com essa parceria, a ZF pretende estabelecer um canal de comunicação ágil e contínuo com todos os usuários do aplicativo. 

Outra grande plataforma que está sendo trabalhada pela ZF Aftermarket é a solução digital Openmatics, que pode ser instalada em veículos de todas as marcas, com software facilmente expansível para incluir outras funcionalidades e aplicações como logística, diagnóstico e monitoramento de rota e estacionamento. Além disso, a solução permite o desenvolvimento de novos aplicativos (Apps) para atender necessidades específicas de frotistas.  A solução vem sendo utilizada por algumas marcas e frotas desde 2018 e a partir disso proporcionando respostas precisas aos gestores de frotas por meio do monitoramento detalhado de condução e de cargas.  Entre os benefícios básicos que a tecnologia da ZF assegura estão a economia de combustível, redução de custos com manutenção e tempo de paradas dos veículos em oficinas, entre outras possíveis.