Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Sistema de partida a frio da Magneti Marelli faz sua estreia no Fiat Novo Uno 2017

Sistema de partida a frio da Magneti Marelli faz sua estreia no Fiat Novo Uno 2017

Outros destaques da sistemista para o modelo são o câmbio automatizado Free Choice® e o quadro de instrumentos com tela TFT, entre outros componentes

Da Redação
13 de outubro de 2016

O grupo Magneti Marelli equipa o novo Fiat Uno com seu sistema de partida a frio, batizado de ECS® (Ethanol Cold System). Além dessa novidade, a linha 2017 do Novo Uno mantém o câmbio automatizado Free Choice® e quadro de instrumentos com display TFT, entre outros componentes.

A principal novidade fica por conta do sistema de partida a frio, aplicado nos novos motores FireFly flex da FCA, composto por coletor de admissão, corpo de borboleta e válvula cânister, galeria de combustível e bicos injetores, além da unidade de controle de aquecimento HCU (Heater Control Unit) e dois aquecedores de combustível.

O desafio dos engenheiros foi desenvolver um sistema alimentado unicamente por etanol e que permitisse a partida do veículo a baixas temperaturas (até - 8°C). O sistema ECS® reduz sensivelmente as emissões de poluentes, colaborando com o atendimento aos novos requisitos de emissões. Outra característica é o baixo consumo de energia da bateria. Sempre mais crítico em baixas temperaturas, o consumo do sistema fica abaixo de 0,5 % da capacidade total da bateria nas condições mais extremas.

O sistema de partida a frio da Magneti Marelli vem complementar o SFS® (Software Flexfuel Sensor) com a central de comando ECU (Eletronic Control Unit) Família 10 – dotada de microprocessadores de nova geração, com maior capacidade de memória e velocidade de processamento. A ECU Família 10 realiza a leitura dos dados provenientes de diversos sensores espalhados pelo veículo com mais rapidez e atua de forma mais precisa, economizando combustível e reduzindo emissões.

Também está presente na linha 2017 do Novo Uno a tecnologia Free Choice®, ou câmbio Dualogic. Trata-se de um sistema de troca de marchas robotizado, com a eliminação do pedal da embreagem. O software oferece vários recursos, com trocas de marchas mais suaves; a função Creeping, que coloca o carro em movimento ao se aliviar o pé do freio, facilitando manobras de estacionamento e garantindo mais conforto no tráfego lento das grandes cidades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
O VWGolf volta ao Brasil na versão GTi com mais potência e tecnologia, em meio a expectativas sobre o preço
Em Foco
Em Foco
Neste mês a Authomix comemora 20 anos no aftermarket automotivo
Em Foco
Em Foco
COBREQ amplia portfólio de pastilhas cerâmicas para veículos GWM e BYD na reposição