Notícias
Vídeos

Shell apresenta o novo Helix HX8 Professional AV, voltado principalmente para motores VW e Audi


Em conversa exclusiva com o Jornal Oficina Brasil, Otavio Augusto de Campos, que é supervisor técnico da Shell Brasil, nos contou sobre o novo produto, que chega nas viscosidades 5W-30 e 5W-40

Por: Vinícius Montoia - 13 de outubro de 2016

A Shell apresentou com exclusividade para o Jornal Oficina Brasil o novo lubrificante Helix HX8 Professional AV, produto 100% sintético com aprovação das montadoras Audi e Volkswagen. De acordo com Otavio Augusto de Campos, que é supervisor técnico da fabricante, “isso é uma tendência entre as produtoras de lubrificantes, querer atender às necessidades das montadoras”, afirma o engenheiro.  

 Ainda sem preço definido, o produto chega para completar a linha de lubrificantes da marca sendo um dos produtos no topo. “Nós temos um triplé que devemos respeitar na produção de lubrificantes: a legislação, tecnologia e custos”, explicou Campos. O executivo lembra que há muita discussão sobre a redução de emissão de poluentes por parte dos automóveis e houve muita evolução nos últimos anos. Por conta disso, os lubrificantes também tiveram de acompanhar a mudança dos novos motores, o que justifica a exigência das montadoras para terem os melhores óleos para os seus propulsores.

“O lubrificante tem um papel fundamental na redução de emissões: reduzir o consumo de combustível”, constatou Campos. Durante uma partida a frio, que é momento onde o veículo mais polui, ainda há lubrificantes que não agem nessa situação crítica: “por conta disso nós conseguimos reduzir a viscosidade, para melhorar a fluidez na partida a frio, reduzindo o desgaste das peças, emitindo menos poluentes”, explicou o supervisor técnico.

A evolução do HX7 para o HX8 é que o último é um produto 100% sintético: “estamos falando de um óleo do grupo 3 com aprovação 508.88/509.99 da Volkswagen. A VW ainda é muito relevante no país e o mercado requer competitividade. No pós-vendas as montadoras querem ter baixo custo de manutenção, pois em época de crise, isso é um fator determinante no momento de o cliente final escolher um novo carro. Por isso fizemos um novo produto para a família top, HX, e escolhemos parcerias estratégicas”, comentou Campos.

O produto estará nas lojas, distribuidores e postos de combustíveis de todo o país a partir de outubro.