Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Schaeffler leva tecnologia do Volante Bimassa para Autonor 2017

Schaeffler leva tecnologia do Volante Bimassa para Autonor 2017

Esta foi uma das tecnologias que a Schaffler expôs na Autonor 2017 (Feira de Tecnologia Automotiva do Nordeste)

Da Redação
11 de outubro de 2017

A empresa se tornou a precursora no desenvolvimento dessa tecnologia de transmissão quando começou a fabricar o Volante Bimassa há 32 anos. Com isso, a marca estabelecia novos padrões no isolamento de ruídos e absorção de vibrações do sistema propulsor, otimizando o amortecimento torcional entre o motor e câmbio, aumentando sua eficiência.

Inicialmente desenvolvido para motores de alto desempenho, o Volante Bimassa acabou se firmando também como padrão na classe de veículos compactos, pois além de proporcionar conforto ao dirigir, faz com que o motor do veículo trabalhe em rotações de alta eficiência no consumo de combustível, reduzindo as emissões de CO2.

Mesmo num mercado tão dinâmico como o automotivo, o Volante Bimassa mantém sua história de sucesso, evoluindo constantemente nesses 32 anos, com opções adicionais de desenvolvimento para atender às exigências dos clientes.

Evolução

A evolução dos motores nas últimas décadas acrescentou novos desafios à indústria automotiva: enquanto os torques dos motores continuavam aumentando, a otimização do sistema propulsor também gerava um aumento do efeito denominado "ruído de câmbio". Especialmente os motores a diesel com altos torques provocavam vibrações rotacionais adicionais que podiam ser ouvidas como um rugido vindo do chassi do veículo. Encontrar uma solução para eliminar esses efeitos desagradáveis tornou-se uma importante tarefa para os engenheiros automotivos.

Foi assim que a Schaeffler desenvolveu o Volante Bimassa, sistema dividido em duas massas: a massa de inércia primária, ao lado do motor, e a massa de inércia secundária, ao lado da transmissão. Elas permanecem conectadas uma à outra por meio de um mecanismo de amortecimento por molas bem mais longas do que as usadas na embreagem, isolando as vibrações geradas de forma mais eficiente. Com o Volante Bimassa LuK, as rotações críticas de ressonância foram reduzidas a níveis abaixo da rotação de marcha-lenta, mantendo ao mesmo tempo, o amortecimento de vibrações originadas no motor.

Desde então, o DMF vem evoluindo continuamente para atender ao crescente desempenho dos motores e as exigências de conforto dos clientes. Há alguns anos, a Schaeffler otimizou o Volante Bimassa, com amortecedores de pêndulo centrífugo, aumentando a absorção de vibrações. O amortecedor do pêndulo centrífugo já vinha sendo aplicado em motores de aviões, mas a massa do pêndulo necessária e a complexidade de sua aplicação em motores impediam que fosse usado no setor automotivo. Ao combinar a ideia ao Volante Bimassa, a Schaeffler teve êxito em encontrar uma solução viável, possibilitando sua incorporação ao drivetrain. Como resultado, o DMF LuK garante excelente conforto na direção, inclusive para as gerações de motores de alto torque, e foi projetado para durar por toda a vida útil do veículo, sem apresentar sintomas de fadiga.

Assim, o Volante Bimassa da Schaeffler contribui decididamente para o desenvolvimento do mercado, absorvendo as vibrações, reduzindo ruídos na transmissão, aumentando a vida útil do câmbio e proporcionando mais conforto ao motorista. Também possibilita a condução do veículo com alta eficiência no consumo de combustível, o que contribui com a diminuição de emissões de CO2.

O entusiasmo dos primeiros tempos do DMF permanece inalterado até hoje, inclusive pela crescente tendência no desenvolvimento de motores com torques elevados. Devido ao desenvolvimento contínuo, o Volante Bimassa permanece como referência em inovação no sistema de transmissão.

Presença na Autonor

A Schaeffler levou para a Autonor 2017 várias outras inovações além do Volante Bimassa: LuK 2CT, Rolamento de Roda de 3ª geração, Kit de Distribuição de Polias, FAG SmartSET, RepSets e Rolamentos Agrícolas. Os visitantes conheceram, ainda, produtos da marca Ruville.

"A Schaeffler oferece ao mercado de reposição automotiva o que existe de melhor em tecnologia e inovação no setor de autopeças. Temos um amplo portfólio, com soluções que só uma empresa global e fornecedora das maiores montadoras do mundo pode disponibilizar também ao mercado de reposição", destacou Rubens Campos, Vice-Presidente Sênior do Aftermarket Automotivo Schaeffler América do Sul, durante a participação na feira de tecnologia automotiva do Nordeste.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto