Notícias
Vídeos

Salão do Automóvel 2016 vai atrair apaixonados por carros com as principais marcas e espaço para testes


Organizadora quer dobrar número de test drives este ano, chegando a 40 mil nos 20 mil m² de espaço, com previsão de 35 modelos e 80 veículos. Salão passa a oferecer ambiente totalmente climatizado e estacionamento coberto, no São Paulo Expo

Por: Da redação - 13 de abril de 2016

 

O mais aguardado evento automotivo em toda a América Latina, e uma das atrações bienais mais celebradas de São Paulo, tem nova casa e uma série de atrações especiais este ano. Em 2016 o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo acontece no São Paulo Expo (antigo centro de Exposições Imigrantes) de 10 a 20 de novembro, espaço totalmente reformulado e apto a receber o maior evento privado da América Latina.

Para se ter uma ideia, em sua última edição, o Salão do Automóvel reuniu mais de 750 mil apaixonados por carros, confirmando-o como o quinto evento automotivo mundial em número de visitantes, atrás somente do Salão do Automóvel de Paris (1,2 milhão), de Frankfurt (931 mil), de Detroit (815 mil) e de Tóquio (812 mil). O Salão de São Paulo é mais visitado que o conceituado Salão de Genebra. É também um dos mais relevantes do mundo em número de marcas e lançamentos de compactos.

De acordo com o presidente da Anfavea, Luiz Moan Yabiku Junior, “a edição deste ano do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo estará ainda mais em linha com os objetivos da indústria automobilística de oferecer cada vez mais tecnologia, modernidade, conectividade e conforto. Além disso, é um evento que tradicionalmente mexe com os sentimentos dos consumidores e apaixonados por carros, estimulando seu desejo por conhecer e adquirir os produtos ali expostos. Por estas razões a expectativa é extremamente positiva e não temos dúvida que será um grande Salão. O Salão da retomada.”

Sobre a mudança de local, do Pavilhão do Anhembi para o novo espaço, o presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado, Juan Pablo De Vera, explica que mais do que angariar número maior de visitantes, a ideia é deixá-los cada vez mais satisfeitos, ao lado dos expositores, proporcionando a melhor experiência possível. “A ligação entre o Salão do Automóvel e o Anhembi é histórica, mas a falta de prazos para sua reforma colaborou para que mudássemos o endereço desta próxima edição”. O espaço do São Paulo Expo apresentará em seus 90 mil m² todas as principais marcas e modelos do universo automotivo, com atenção especial aos lançamentos, e possibilitará aos visitantes test drives em proporções inéditas: 20 mil m² externos dedicados à atividade. Sem falar nas 4.500 vagas cobertas para estacionamento e ambiente totalmente climatizado dentro do pavilhão.

De acordo com o vice-presidente da Reed Exhibitions, Paulo Octávio Pereira de Almeida, o Salão 2016 já tem cinco grandes marcas confirmadas no espaço de test drives: Jaguar, Land Rover, Peugeot, Citroën e Volkswagen, e outras duas em negociação. “Nossa expectativa é que 15 marcas apresentem 35 modelos diferentes e 80 veículos para test drives. Mas estamos em negociações para que esses números sejam ainda maiores.” Além das pistas de marcas exclusicas, a Reed também criará pistas compartilhadas para modelos de asfalto e de terra. Essa é um opção para montadoras que não desejam cuidar do gerenciamento das pistas, trabalho que ficará a cargo da organização do evento. “Queremos fazer três vezes mais marcas do que levamos para o visitante em 2014. Nossa programação e a realização do GP Brasil de Fórmula 1 de 13 a 15 de novembro, precisamente dentro do calendário do Salão, transformam a cidade de São Paulo no polo mundial do universo automotivo”, analisa Paulo Octávio. Faz parte ainda da agenda do Salão o Fórum Futuro da Indústria Automobilística, que reunirá as principais entidades do setor e especialistas da indústria.