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  5. Manutenção da vela de ignição traz economia de combustível, garante NGK

Manutenção da vela de ignição traz economia de combustível, garante NGK


Uma das maiores fabricantes de velas e cabos de ignição, a NGK afirma que a vela é fundamental no consumo, pois é ela a responsável por garantir a queima do combustível. Porém, muitas vezes o motorista não percebe as falhas no seu funcionamento

Da Redação
13 de abril de 2015

Com o aumento dos impostos sobre os combustíveis em todo o país, a NGK lembra que a vela de ignição auxilia na economia e ajuda a reduzir os efeitos da alta dos preços dos combustíveis, que estão, em média, 15% mais caros nas bombas. 

Entre os itens que merecem mais atenção, a vela exerce papel fundamental no consumo, pois é responsável por garantir que todo o combustível seja queimado, sem desperdício. Segundo Hiromori Mori, técnico de Assistência Técnica da NGK, o funcionamento irregular da peça nem sempre é claramente perceptível ao proprietário do veículo. 

“Por conta da evolução tecnológica, os motores estão condicionados a trabalhar nas situações mais adversas. Por esta razão, quando o problema começa a ser percebido, é sinal de que a falha está ocorrendo há algum tempo”, alerta. “Velas demasiadamente desgastadas provocam consumo excessivo, irregularidades no funcionamento, aumento de emissões de poluentes e pode comprometer outros componentes, como cabos, bobinas, transformador, distribuidor e catalisador.” 

A NGK recomenda a revisão e inspeção do componente quando o motorista notar dificuldades na partida e falhas durante retomadas, a cada 10.000 km ou anualmente, aquilo que ocorrer primeiro. É importante a checagem por um profissional qualificado. 

CABO DE IGNIÇÃO
Os cabos de ignição, responsáveis por conduzir a alta tensão produzida pela bobina (transformador) até as velas, sem permitir fuga de corrente, igualmente necessitam de checagem periódica, que deve ser realizada a cada 60.000 quilômetros ou três anos. 

SENSOR DE OXIGÊNIO
O sensor de oxigênio, também conhecido como sonda lambda e comercializado com a marca NTK, é responsável pela análise da condição da queima de combustível, sendo imprescindível no controle de emissão de poluentes e no consumo.  

A peça compara a concentração de oxigênio nos gases do motor com o ar ambiente, possibilitando o ajuste da quantidade de combustível injetado na câmara de combustão. Este processo promove a melhor relação entre desempenho, consumo e emissões. A sonda com funcionamento irregular pode acelerar a deterioração de outras peças, como o catalisador. 

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