Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Fras-le antecipa-se à legislação e conta com portfólio certificado pelo INMETRO

Fras-le antecipa-se à legislação e conta com portfólio certificado pelo INMETRO

A empresa contribuiu com a elaboração e revisão das nomas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) quando se refere ao mercado automotivo. Em agosto passado, a companhia obteve a certificação de seus produtos

Da redação
13 de outubro de 2015

As certificações da Fras-le foram foram publicadas  em janeiro de 2014 com exigências que garantem um padrão de qualidade e performance para lonas e pastilhas de freio.

A Fras-le antecipa-se ao prazo para adequação, previsto em lei, beneficiando seus clientes que terão mais tempo para se adequarem. Com o portfólio já certificado, a empresa atesta seu compromisso reforçado na visão, missão e negócio, em produzir itens de segurança que garantam frenagens seguras e eficientes aos veículos. As Portarias nº 17 e 55 utilizaram a norma NBR 14958 da ABNT como base para profissionalizar o mercado e obrigar os fabricantes de material de fricção automotivo a zelarem por processos industriais que garantam a eficiência e qualidade do produto final.

O prazo estipulado para os fabricantes adequarem suas produções é até 30 de janeiro de 2016, já o comércio varejista dispõe de 42 meses contados da publicação da Portaria. A partir de 30 de julho de 2017 só poderão ser comercializados pelos envolvidos na cadeia de produção, importação e vendas, produtos certificados que apresentem o selo emitido pelo INMETRO.

O cliente ou reparador automotivo tem de estar alinhado com o conceito de segurança. Não poderá mais considerar apenas o preço na hora de comprar um item de reposição, seja lona ou pastilha para freio. O efetivo cumprimento da Portaria, com adequada fiscalização, evitará que materiais que não cumprem os requisitos mínimos para garantir a segurança no trânsito continuem a ser comercializados no Brasil. Estas etiquetas das fotos são das Lonas e Pastilhas para freio com o selo do INMETRO que serão utilizados a partir de outubro de 2015.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto