Jornal Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Treinamentos
Vídeos
Jornal
Para indústrias
EntrarEntrarCadastre-se
Jornal Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Jornal Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

E-mail de contato: [email protected]

Atalhos

NotíciasComunidade

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum Oficina Brasil

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. FORD mostra as diferenças da tecnologia dos carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in

FORD mostra as diferenças da tecnologia dos carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in

Com o objetivo de mostrar as diferenças dessas propostas de veículos, a empresa preparou um guia com informações sobre a autonomia e sistema de recarga da bateria e as vantagens e condições de uso que cada versão oferece

Da redação
08 de março de 2016

Fusion Hybrid, carro híbrido mais vendido e líder nacional do ranking de eficiência energética do Inmetro

A Ford anunciou recentemente um investimento de US$ 4,5 bilhões para o lançamento de 13 novos veículos elétricos até 2020. O primeiro da lista, com lançamento marcado para este ano nos Estados Unidos e na Europa, é o novo Focus Electric. O maior atrativo do modelo é um sistema de recarga ultrarrápido em 480 V, corrente contínua, que repõe 80% da energia da bateria em apenas 30 minutos, com uma autonomia estimada de 160 km.

TECNOLOGIA

• O híbrido, como o Ford Fusion Hybrid, é um veículo que combina um motor a gasolina e um motor elétrico alimentado a bateria. Ao rodar, o carro muda automaticamente entre os dois, para oferecer a melhor eficiência e desempenho.

• Já um híbrido plug-in, como o Ford C-Max Energi, é um veículo similar ao híbrido, mas com a opção de ser recarregado na tomada. Em baixa velocidade, ambos podem rodar no modo elétrico, o que significa menos paradas no posto de combustível.

• Um carro totalmente elétrico, como o Ford Focus Electric, é alimentado exclusivamente por uma bateria recarregável. Ou seja, não precisa de uma gota de gasolina e produz zero emissões de CO2.

OPÇÕES DE RECARGA

• Para recarga da bateria, tanto os híbridos como os híbridos plug-in e veículos elétricos da Ford contam com o recurso da frenagem regenerativa. É uma tecnologia que capta a energia das rodas quando são usados os freios. Os híbridos também recarregam a bateria transformando a energia mecânica do motor a gasolina em eletricidade. 

• O híbrido plug-in tem um motor a gasolina e uma bateria recarregável. A bateria é carregada de três formas: pela frenagem regenerativa, transformando a energia mecânica do motor em eletricidade e pela conexão com a rede elétrica. 

• O veículo totalmente elétrico é recarregado pela tomada na rede elétrica.

• Para carregar a bateria do veículo elétrico ou híbrido plug-in, há duas opções, com uma tomada de 120 V padrão ou uma estação de carga doméstica de 240 V, para carga mais rápida. O Fusion 2017 vai adicionar uma terceira opção: a carga ultrarrápida em corrente contínua 480 V.

• O híbrido plug-in Ford C-MAX Energi pode recarregar totalmente a bateria em apenas 2,5 horas usando a estação de 240 V.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
Sindirepa/PR promove cursos gratuitos de elétrica automotiva com diagnóstico eletrônico
Em Foco
Em Foco
Veículos autônomos já transportam cargas e passageiros — e a oficina precisa acompanhar essa realidade
Em Foco
Em Foco
GWM inaugura centro de capacitação no SENAI para manutenção de carros híbridos e elétricos