Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias

Fórum

Página InicialTópicos Encerrados

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Atalhos

NotíciasComunidade

Oficina Brasil Educa

Cursos e Palestras

Outros Assuntos

Oficina Brasil EducaMarcas na OficinaImagem das Montadoras

Fórum Oficina Brasil

Conheça o FórumAssine o Fórum

Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. Ford mostra a evolução dos faróis através dos tempos, na visão do motorista

Ford mostra a evolução dos faróis através dos tempos, na visão do motorista

Tecnologia está nos faróis de vários modelos da empresa norte-americana e será o próximo passo nos sistemas de iluminação dos automóveis a partir de agora, sendo capaz de iluminar um caminho de até 600 metros

Da Redação
20 de abril de 2017

A Ford realizou um estudo que mostra a grande evolução na tecnologia dos faróis desde os primeiros automóveis, especialmente em situações perigosas como ao cruzar com pedestres e ciclistas no acostamento à noite. A série de imagens permite experimentar, em carros de diferentes épocas, qual é a visão do motorista ao se deparar com um ciclista 12 metros à frente.

O comparativo incluiu desde um Ford T 1908 e modelos dos anos 1930, 1960, 1970 e 1990 até um Ford Mustang GT 2016 (ver fotos e GIF anexos).

Da esquerda para a direita, tecnologia de iluminação Modelo T 1908, Modelo Y 1932 e Anglia 105 em 1966

Os proprietários do Ford Modelo T – que vendeu mais de 15 milhões de unidades de 1908 a 1927 – tinham de literalmente acender as lâmpadas de acetileno antes de pegar a estrada. Os motoristas de hoje, além de faróis de xênon e de LED, dispõem de tecnologias avançadas capazes de detectar pedestres e frear o carro automaticamente.

“Em termos de tecnologia da iluminação, saímos da era das trevas”, diz Michael Koherr, engenheiro de pesquisa de iluminação da Ford Europa. “É incrível como essa evolução contribuiu para aumentar a segurança dos veículos e o conforto do motorista.”

Os faróis de xênon têm uma potência luminosa cerca de três vezes maior que as lâmpadas halógenas. Além disso, como os sofisticados faróis de LED, sua luz branca parece ser até cinco vezes mais brilhante que o facho amarelado das lâmpadas halógenas.

Os carros de hoje, além de serem muito mais rápidos que o Ford T, contam com novas tecnologias que fazem a iluminação se adaptar à velocidade e ao ambiente.

Da esquerda para a direita, tecnologia de iluminação Fiesta 1976 e Mondeo 1994. No destaque, abaixo, a iluminação do Mustang 2016

“Essencialmente, nós saímos da era da luz de velas para eficientes lâmpadas de xênon e LED. A iluminação noturna é muito melhor. E no futuro veremos nos carros mais lâmpadas superbrilhantes de LED, que ajudam a manter os motoristas alertas”, diz o especialista.

Uma nova tecnologia de iluminação que está sendo desenvolvida agora ajuda a atrair a atenção do motorista para pedestres, ciclistas e mesmo animais grandes na pista. Ela usa uma câmera de infravermelho para localizar e rastrear pessoas e animais a até 120 metros de distância.

 

NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto