Oficina Brasil
Início
Notícias
Fórum
Vídeos
Treinamentos
Jornal
Para indústrias
Quem Somos
EntrarEntrarCadastre-se
Oficina Brasil
EntrarEntrarCadastre-se

Notícias

Página Inicial
Categorias

Vídeos

Página Inicial
Categorias
Fórum

Assine

Assine nosso jornalParticipe do fórum
Banner WhatsApp
Comunidades Oficiais
WhatsApp

Oficina Brasil

NotíciasComunidadeFórum

Oficina Brasil Educa

Treinamentos

Jornal Oficina Brasil

Conheça o JornalReceba o Jornal na sua Oficina
Oficina Brasil

A plataforma indispensável para uma comunidade forte de reparadores.

Oficina Brasil 2025. Todos Direitos ReservadosPolítica de Privacidade
  1. Home
  2. /
  3. Em Foco
  4. /
  5. FORD lidera vendas de caminhões leves e semileves e cresce em participação

FORD lidera vendas de caminhões leves e semileves e cresce em participação

A Ford foi a marca que mais cresceu em participação no mercado de caminhões em fevereiro, comparado ao mesmo período do ano passado, fechando o mês com uma fatia de 20% nos emplacamentos – o seu melhor resultado desde fevereiro de 2009.

Da Redação
11 de maio de 2015

Esse avanço se deu principalmente com o desempenho nos segmentos de caminhões semileves e leves, que a marca liderou em fevereiro com os modelos da Série F e Cargo. 

Apesar da queda acentuada de volumes da indústria, esse resultado reflete o ganho de espaço da marca com uma estratégia de produtos diversificada e focada no custo-benefício para os transportadores. A Ford Caminhões conquistou nada menos que 6,6 pontos porcentuais de participação na comparação com o mesmo mês do ano passado. 

“Os caminhões Ford sempre se destacaram pelo custo-benefício e essa vantagem agora tornou-se mais evidente, na medida em que os transportadores se concentram em otimizar o rendimento de suas frotas. É o nosso segundo mês consecutivo de aumento de participação”, diz AntonioBaltar, gerente de Marketing e Vendas da Ford Caminhões. 

Outro ponto que chama a atenção no desempenho da Ford Caminhões é o crescimento diversificado em importantes mercados regionais. Nas regiões de Porto Alegre, Brasília e Interior de São Paulo, por exemplo, a sua participação ficou acima de 25%, superando a média nacional. Curitiba, Nordeste e Rio de Janeiro foram outros locais onde a marca cresceu no período.

Série F e Linha Cargo 
A Ford liderou o segmento de caminhões leves, de 6 a 10 toneladas de peso bruto total, com uma participação de 31,8% em fevereiro. Além do Cargo 816 e do Cargo 1119, modelo com a maior potência e capacidade de carga da categoria, a marca também oferece os novos F-4000 e F-4000 4x4, da tradicional Série F, lançados no final do ano passado e muito bem aceitos pelos clientes. Em comparação com fevereiro do ano passado, o crescimento da marca nessa faixa foi de 8,6%.

A Ford liderou também o segmento de caminhões semileves, de 3,5 a 6 toneladas de peso bruto total, com uma participação de 38,3%. As vendas, nesse caso, se concentram no F-350, veículo que reúne características únicas de cabine, robustez e potência para operações como manutenção de redes elétricas e transporte de equipamentos.

No segmento de caminhões médios, com peso bruto total de 10 a 13 toneladas, a Ford cresceu 5,8 pontos percentuais no período com o modelo Cargo 1319, aumentando sua participação para 20,6%. No segmento de caminhões 6x4, os chamados traçados, o avanço foi de 5,5 pontos percentuais, para 21,9%. Nos cavalos-mecânicos até 47 toneladas o crescimento foi ainda maior, de 7,6% pontos percentuais com o modelo Cargo 1933, que ficou com 14,3% de participação.

“A chegada dos novos produtos e a dedicação da rede de distribuidores colocou a Ford Caminhões em um novo patamar no mercado e vamos consolidar essa posição ao longo de 2015, atuando de forma muito próxima dos nossos clientes para oferecer o melhor atendimento”, destaca Baltar.

Acessar Manuais Técnicos
NOTÍCIAS RELACIONADAS
Em Foco
Em Foco
ZF Aftermarket amplia portifólio e lança novos amortecedores de cabine SACHS para linha pesada.
Em Foco
Em Foco
Jovens brasileiros disputam vagas na WorldSkills, o maior campeonato de educação profissional do mundo
Em Foco
Em Foco
Ram 3500 e 1500 registram alta nos emplacamentos em agosto